quarta-feira, dezembro 28, 2005

CHUVAS MATAM E DESALOJAM EM QUATRO PROVÍNCIAS

Maputo, 2005/12/28 - 09:22

Pelo menos três pessoas morreram e centenas de outras encontram-se na situação de desalojadas ou sitiadas em consequência de chuvas torrenciais que tem vindo a cair desde o passado dia 25 de Dezembro e que afectam as províncias de Nampula, Manica, Sofala e Tete. Em Sofala, a escala hidrométrica da Bacia do Rio Púnguè, entre os distritos do Dondo e Nhamatanda, subiu de três para cinco metros em 48 horas. Na cidade da Beira há famílias desalojadas e várias outras a viver em casas submersas, principalmente nos bairros periféricos.

As três mortes foram reportadas na província de Nampula, em consequência de um vendaval ocorrido a 25 de Dezembro. Neste momento, pelo menos quatro pessoas continuam a receber cuidados intensivos devido aos ferimentos contraídos em consequência da queda de árvores e/ou desabamento de casas.

O Conselho Municipal da cidade de Nampula aponta que, pelo menos cem casas ficaram parcial ou completamente destruídas nos bairros de Muhala-Expansão, Mutauanha Piloto e Namutequelíua.

Em Sofala, pelo menos 150 mil pessoas residentes no distrito do Búzi encontram-se isoladas por terra com o resto do país. A Estrada Nacional 214, está intransitável em diverso troços.

Além do corte de vários troços da estrada, o batelão baseado nas águas do Búzi encontra-se inoperacional devido à subida dos níveis do rio.

Em Tete, a população de Mutarara encontra-se já em estado de alerta devido à subida rápida dos caudais do rio Chire, um dos afluentes do Zambeze.

Em Manica, os níveis dos rios Lucite e Muira, nos distritos de Sussundenga e Tambara, respectivamente, estão a subir vertiginosamente nos últimos dias.

Fonte: TVM

Sem comentários: