sábado, junho 17, 2006

Em Mocuba FERLIMO e RENAMO feixam Semestre com acuzacoes


...a perdiz diz estar farta de monobras fraudulentas... mas a Frelimo aconselha a trabalhar na base

O PARTIDO Renamo em Mocuba acusa a Frelimo de estar a reparar ferramentas para derotar a perdiz de forma fraudulenta nos próximos pleitos eleitorais.

Segundo o porta-voz da Renamo naquele ponto da provincia Clemente Malala, a Frelimo sempre foi fraudulenta roubando os votos do seu partido. Malala recordou também que nas eleições gerais de 2004 em que a Renamo perdeu assentos na Assembleia da República, fopi por causa das manobras do partido no puder.

A fonte acrescentou que nos circulos eleitorais onde o partido de Afonso Dhlakama tem aceitação, não foram colocadas mesas de votos, mostrando uma clara evidencia de monobra de voto, facto que obrigou as populações a percorrer 50 à 60 km para encontrar uma mesa de voto. Todavia e para inverter o cenário que se apresenta sempre num quadro negro para o partido da perdiz, Clemente Malala diz que o seu partido já formou um Conselho composto por 400 membros com os olhos postos as próximas eleições.

Num outro desenvolvimento, a fonte referiu que este Conselho ora formado tem a missão de velar as possiveis manobras da Frelimo nas eleições. "Estamos cansados de fraudes que o partido no poder comete, por isso falamos este Conselho E para com estes actos ilicitos e que nao dignificam a democracia", lamentou Clemente.

Entretanto 1° Secretário do Comité Distrital da Frelimo em Mocuba Valério Prego, abordado pela nossa Reportagem sobre as acusações que pesam o seu partido, disse serem infundadas as acusações que a Renamo faz. Porque segundo ele, estes pronunciamentos sempre aparecem nas vésperas das eleições o que revela logo a prior que a Renamo está a preparar sozinha sua derrota. Istado a pronunciar sobre as alegadas manobras nas assembleias de voto, Valério Prego negou o envolvimento do seu partido tendo acrescentado que nos Secretariados Técnicos de Administração Eleitoral (STAE) e nas Comissões Distritais de Eleições existem membros da Renamo que exercem trabalhos politicos.

Para o 1° Secretário da Frelimo, o partido Renamo deveria trabalhar no sentido de convencer os seus membros a votarem, ao invez de acusar os outros. Aconselhou também que a Renamo deve envolver se em campanhas de educação civica do eleitorado para que não hajam muitas abstenções nas eleições.
Fonte: Diario da Zambezia (retirado do ZOL - 2006-06-17)

Sem comentários: