domingo, junho 04, 2006

Foi um dos interesses dos EUA em Moçambique

O general Collin Powell, o antigo secretário de Estado norte-americano, disse recentemente em Maputo que a administração norte-americana mantinha todo o interesse na eventual utilização do porto de Nacala como base de apoio a submarinos. Powell, que visitou Moçambique a convite da Fundação Chissano, abordou a questão nos encontros que manteve com o ex –chefe de Estado de Moçambique Joaquim Chissano e com o actual, Armando Guebuza.

O porto de Nacala está situado na baía de Fernão Veloso, uma das mais importantes baías de agues profundas ao longo da costa Africana do Índico. Nos tempos da Guerra Fria, já depois da independência de Moçambique, jornais americanos e sul-africanos avançavam regularmente com notícias sobre a construção de uma base naval soviética na baia de Fernão Veloso, chamando a atenção para o risco que tal projecto representava para a sobrevivência dos valores ocidentais.

Nunca tal esteve previsto nos planos de Samora Machel, mas foi alimentando medos. As primeiras manifestações de interesse surgiram em 1967 depois do conflito do Médio Oriente, em 2003 os norte-americanos voltaram á carga: o então secretário de Estado Collin Powell atribuiu uma verba de 30 milhões de dólares americanos para a recuperação do porto e caminhos de ferro de Nacala, um projecto que contou também com largos investimentos e financiamentos da cooperação portuguesa.

In Jonal Púnguè (Extraído da revista além-mar (Maio 2006))

Sem comentários: