segunda-feira, junho 05, 2006

RENAMO denuncia detenções em Tete, após confrontos da última semana

A RENAMO, na oposição em Moçambique, denunciou hoje a prisão de cinco militantes do partido na província de Tete, centro do país, após confrontos registados na semana passada com a FRELIMO, no poder, que causaram sete feridos.


Os militantes da RENAMO foram presos no dia 1 de Junho pela força provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), acusados de terem participado em escaramuças com elementos da FRELIMO.

"É mais um exemplo de que a FRELIMO faz tudo, confiando no usos abusivo dos meios de Estado, neste caso, a polícia e os tribunais", acusou, em declarações à Agência Lusa, o porta-voz da RENAMO, Fernando Mazanga.

"Já foi assim em Motepuez, e em Mocímboa da Praia, voltou a agora a acontecer em Tete", acrescentou Mazanga, referindo-se a incidentes nos últimos anos entre as duas formações que causaram vítimas mortais.

Os últimos confrontos ocorreram no dia 31 de Maio, nas localidades de Gregório e Traquina, distrito de Mutarara, Tete, quando uma caravana da RENAMO, na qual seguia o seu secretário-geral Ossufo Momad, se cruzou com outra da FRELIMO.

Os dois grupos envolveram-se então numa escaramuça, de que terão resultado seis feridos entre os apoiantes da FRELIMO e um sétimo do lado da RENAMO.

Os dois principais partidos moçambicanos já se acusaram mutuamente pelos confrontos, afirmando-se vítimas de "provocações por parte" dos adversários.

Fonte: Notícias lusófonas

Sem comentários: