terça-feira, dezembro 26, 2006

Bispo da Beira defende paz e reconciliação’

O ARCEBISPO da Beira, Dom Jaime Gonçalves, disse sábado último naquela cidade que a sociedade deve caminhar para a promoção da justiça social e na valorização da reconciliação, defendendo que o que é construído na injustiça não tem futuro. Falando a jornalistas por ocasião da festa do Natal que ontem se assinalou, aquele clérigo destacou também o valor da reconciliação e da justiça afirmando tratar-se de valores inspirados pelo Natal.

Apontou que a África é um continente de conflitos, tendo por isso justificado a razão que move os bispos do continente a uma assembleia denominada "Sínodo dos bispos de Roma", um evento que vai debater os grandes problemas que ainda afectam os africanos.

"A igreja é um valor e é importante na libertação deste continente. É tão importante que nós juntos lembramos que o que é construído na injustiça não tem futuro, pode durante algum tempo fazer sofrer as pessoas, mas não tem futuro de estabilidade. O que é construído na justiça tem estabilidade".

Para Dom Jaime Gonçalves, "o valor da justiça é importante para os africanos escutarem a voz da justiça na organização da sua sociedade, nos seus vários sectores como a política, o trabalho e no combate à pobreza".

Lamentou o recrudescimento dos conflitos armados e étnicos que ainda assolam o continente africano afirmando que "as guerras acabam num lugar mas iniciam noutro. Por exemplo, há países que conseguiram reconciliar-se e há outros que começaram a não se reconciliar".

Convidando os moçambicanos a caminharem na linha da paz e concórdia, aquele prelado disse que "nenhum país pode progredir se não tiver paz. Em Moçambique estes valores são importantes para a nossa sociedade. A experiência que nós temos é que reconciliando-nos, dialogando entre nós, resolvemos os nossos problemas e conseguimos viver bem e alegres. Quando recusamos o diálogo, a reconciliação, passamos todos a viver com medo, passamos a viver tristes".

O líder da igreja católica em Sofala falou também do valor da reconciliação e da paz, ao afirmar que estes dois valores são saborosos e importantes para uma sociedade. "Assim, vamos todos juntos escutar, de facto, a voz de Cristo que nasce no dia do Natal, que proclama a paz, escutar a voz dos anjos que anunciam a paz dos homens amados por Deus e escutar a voz da igreja em África que proclama a construção da sociedade".

Notícias (2006-12-26)

Sem comentários: