segunda-feira, dezembro 11, 2006

A Cahora Bassa Safari exportou 17 mil Crocodilos vivos

No presente ano para a RSA

Ivan Marony

A empresa Moçambicana CAHORA BASSA SAFARIS, que se dedica a colecta de ovos de Crocodilo ao longo do rio Zambeze, concretamente na região entre Cahora Bassa e Zumbo, para efeito de criação, exportou no presente ano para a vizinha República da África do Sul, (RSA) 17 mil crocodilos vivos contra 13 mil do ano transacto.
A CAHORA BASSA SAFARIS localiza-se na ilha de Chingambua no distrito de Cahora Bassa, província de Tete, exerce a actividade de criação de crocodilos a partir dos ovos colectados desde 1999, ostentando credencial número 15/SPFFB/06 passado pelos Serviços Províncias de Floresta e Fauna Bravia que autoriza a colecta de 50 mil ovos por ano naquela região do vale do Zambeze onde se presume existirem muitos crocodilos.
De acordo com a explicação do representante da empresa, Dick McCowan Hele, os ovos colectados são depois postos nas incubadoras durante dois meses, tempo considerado suficiente culminando com o choque dos mesmos. Após isso as crias são transferidas para blocos de desenvolvimento.
Dick McCowan Hele, explicou que os repteis são exportados para a RSA, principal mercado, quando atingem o tamanho de 2 a 2.5 metros de comprimento que normalmente chega a pesar entre 4 a 5 quilogramas cada.
Questionado sobre o custo de cada crocodilo no mercado sul africano, para onde a firma exporta, a nossa fonte não quis revelar ao certo, tendo referido que é variável.
Acrescentou que a criação do crocodilo é bastante oneroso, visto que a ração da qual o animal se alimenta é trazido de fora do país o que acarreta elevados custos para além da assistência médica necessária para o desenvolvimento dos mesmos. Moídos de Atum e peixe capenta, constituem neste momento a base de alimentação do animal.
Para além de incubar ovos colectados a firma também está autorizada a abater 450 crocodilos por ano naquela mesma região concedida.
Segundo a explicação do Dick McCowan Hele, para além de consumida a carne, a pele do crocodilo serve para o fabrico de sapatos, pulseiras, carteiras, colares, malas entre outros objectos.
A firma está autorizada a efectuar a actividade de colecta e criação de ovos de crocodilo naquela região por um espaço de 15 anos.
PÚNGUÈ - 30.11.2006

Sem comentários: