domingo, dezembro 17, 2006

Cidade da Beira terá administrador

A CIDADE da Beira, província de Sofala, passará a ter um administrador de acordo com a Lei 2/97 que prevê que o Estado tenha um representante em regiões com aquela categoria.
Maputo, Sábado, 16 de Dezembro de 2006:: Notícias

O secretário permanente província, António Meque, que revelou o facto ao "Notícias", avançou que aquela urbe vai também beneficiar de uma nova delimitação territorial.
A fonte disse ser responsabilidade do Ministro da Administração Estatal, Lucas Chomera, nomear o administrador. "O ministro é que sabe quanto é que esta figura será indicada, mas a verdade é que a cidade da Beira vai, de facto, ter um administrador". Explicou, adiantando que o mesmo prestará contas ao governador provincial.
Máquina fez questão de esclarecer que a indicação daquele figura não vai interferir de forma alguma no quotidiano da autarquia, avançando que o município possui uma autonomia administrativa, embora o Estado tenha as responsabilidades e obrigações na gestão territorial.
O secretário permanente frisou ainda que a capital provincial de Sofala possui algumas parcelas com características rurais, sendo que as mesmas, segundo a disse, não devem fazer parte da autarquia, facto que vai obrigar a uma nova delimitação territorial.
O nosso entrevistado não revelou os nomes dos bairros e/ou postos administrativos que passarão à categoria de distritos. Contudo, informações em poder do nosso Jornal dão conta de que Nhangau e Munhava são, entre outras, algumas das zonas a serem abrangidas.
"Infelizmente a maior parte dos municípios do país possuem uma zona suburbana. Mas existem alguns como Angoche, na província de Nampula, que não precisam de ser delimitados porque só possuem uma zona urbana", anotou.
Na opinião de António Máquina, a referida delimitação territorial da segunda maior cidade moçambicana já deveria ter acontecido há bastante tempo, facto que não aconteceu por razões que não indicou.
Aquele responsável revelou, num outro desenvolvimento, que a nível provincial, a nova delimitação territorial vai abranger ainda os municípios de Dondo e Marromeu, deixando claro que tal acção fazia parte de um programa nacional que visa, na essência, efectuar a revisão da divisão territorial do país, tendo como ponto de partida as cidades e vilas autárquicas.
Fonte: Notícias (2006-12-16)
Nota da Comunidade mocambicana no exterior:
1. O nome do secretário-permanente é António Máquina.
2. Tudo é uma confusão: estruturas dúplas nos territórios governados pela Renamo-UE ou que se pensam que cedo ou tarde não serão governados pela Frelimo!

Sem comentários: