terça-feira, dezembro 12, 2006

Com mais de 17 mil MTN : Bloco da oposição apoia IX Congresso da Frelimo

O BLOCO da Oposição Construtiva, liderada por Ya-qub Sibindy, do PIMO, entregou ontem em Maputo, 17.786 meticais da nova famiília, ao Partido Frelimo, em apoio ao IX congresso, que inicia esta sexta-feira, na cidade de Quelimane.

Este valor, junta-se a outros tantos apoios que o partido tem vindo a receber a partir de amigos, simpatizantes e militantes. Segundo o secretário para Administração e Finanças da Frelimo, Ayuba Cuereneia, o partido recebeu mil cabeças de gado caprino, 50 de bovinos e toneladas de cereais, em apoio à reunião mais alta desta formação política no poder, que vai juntar durante os próximos quatro dias mais de duas mil pessoas, entre delegados e convidados na capital zambeziana. Ayuba Cuereneia classificou o gesto do Bloco da Oposição Construtiva como um acto que simboliza a união dos dois partidos na luta contra a pobreza absoluta e que tanto a Frelimo como o Bloco, estão firmes na consolidação da democracia no país, o que garante uma convivência sã. De acordo com o secretário para Administração e Finanças este valor vai contribuir positivamente para a realização do congresso, cujos preparativos iniciaram no princípio do ano com a divulgação e debate das teses, eleição dos delegados e de novos órgãos do partido desde a província até ao mais baixo nível. "Para a Frelimo, não ha gesto insignificante, porque os desafios são enormes, estamos a receber apoios de todo o lado e alguns até não chegam ao valor entregue pela Oposição Construtiva, mas o importante é o gesto", anotou em resposta ao pronunciamento de Ya-Qub Sibindy, segundo o qual a oferta é uma gota de água no oceano. Por seu turno, o presidente do Bloco da Oposição Construtiva, agradeceu o Partido Frelimo por ter aceite este gesto. "Viemos a sede do Comité Central para manifestar os nossos parabéns pela realização do IX Congresso", adiantou Ya-QubSibindy para quem a Frelimo é seu parceiro no processo democrático. Segundo o presidente do PIMO, o partido no poder foi eleito como parceiro do bloco por ter demostrado através das suas acções ao longo dos tempos, o seu compromisso com o processo democrático e alto nível de responsabilidade político. "Não podemos rogar pragas ao nosso parceiro. Até jogadores de futebol, depois de um jogo renhido trocam camisolas, provando que não são inimigos. Foi isso que tentamos fazer", disse Ya-QubSibindy, acrescentando que o valor entregue à Frelimo resultou de contribuições de diferentes partidos e associações que fazem parte do bloco. Este político anunciou na conferência de Imprensa que decorreu nas instalações do Comité Central da Frelimo, que o bloco recebeu um convite do partido no poder para participar na abertura do IX Congresso de Quelimane e, confirmou a sua participação.

Nota da Comunidade Mocambicana no Exterior:

Isto aqui dá para ver como não temos partidos de oposicão ou como o multipartidarismo desmorona. Qual dos partidos do dito bloco construtivo realizou seu congresso? Qual deles pelo menos faz prepararacão?


Maputo, Quarta-Feira, 8 de Novembro de 2006:: Notícias

Sem comentários: