segunda-feira, dezembro 11, 2006

Governo assina contrato exploração petróleo com empresas britânicas

Maputo - O governo moçambicano e três empresas britânicas assinaram, terça-feira, contratos para a pesquisa e produção de petróleo junto dos jazigos de gás natural de Búzi, Pande e Temane, nas províncias de Inhambane, Zambézia e Sofala.
O acordo foi assinado pela ministra dos Recursos Mineiros de Moçambique, Esperança Bias, e pelo presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Issufo Abdula, por parte do Governo moçambicano, e Lee Russel e David Melman, em representação das três concessionárias filiadas à British American Natural Gás. O memorando, rubricado na cidade de Beira, capital da província de Sofala, centro, visa a concessão de pesquisa e produção de petróleo nas áreas pertencente aos blocos de Sofala, denominado M- 10, e do Zambeze.
O trabalho, que será efectivado a partir do próximo ano, vai consistir ainda na prospecção sísmica e na abertura de um furo, onde se presume existir petróleo.
"Nestas áreas existe um grande potencial para novas descobertas de gás natural, assim como a possibilidade de ocorrência de petróleo", disse a propósito Esperança Bias.
O bloco do Zambeze é uma área em terra, que abarca as províncias de Sofala e Zambézia, centro de Moçambique, limitado pela linha de costa marítima, enquanto os blocos de Sofala e M-10 correspondem a zonas nas províncias de Sofala, centro, e de uma reduzida área de Inhambane, sul do país.
A ministra dos Recursos Minerais de Moçambique considerou que a descoberta de novas reservas de gás natural ou petróleo naquelas zonas "irá contribuir grandemente para o desenvolvimento económico não só da regiões como do país, em geral".
LUSA - 01.12.2006

Sem comentários: