segunda-feira, dezembro 11, 2006

Novo modelo de formação de professores entra em vigor

2006/12/11

Estão já criadas todas as condições para a partir de Janeiro próximo entrar em vigor o novo modelo de formação de professores para o ensino básico nos Institutos do Magistério Primário (IMAP) e Centros de Formação de Professores.

Trata-se de um curso que vai introduzir as disciplinas de Educação Moral e Cívica e Produção Escolar, conforme uma fonte do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Naima Sáu, directora nacional adjunta dos Recursos Humanos e para Formação de Professores no MEC, disse que o novo modelo de formação de docentes para o ensino básico tem como principal objectivo minorar o problema da falta de professores com formação psico-pedagógica no país.

No âmbito no novo modelo de formação de professores, os cursos vão ter a duração de um ano sendo que os candidatos deverão ter habilitações literárias da 10ª classe. Naima Sáu disse que para além de responder ao problema da falta de professores com formação psico-pedagógica actualmente estimada em 52 porcento ao nível do ensino básico, o novo modelo vai ajudar no resgate de valores morais, cívicos e patrióticos como resultado da introdução da disciplina de Educação Moral e Cívica e de Produção Escolar nos cursos de formação.

`Pretendemos transmitir os valores patrióticos e, acima de tudo, a moçambicanidade. Por outro lado, com a introdução da disciplina de Produção Escolar, estaremos a aproximar a teoria da prática, principalmente na aprendizagem da área agro-pecuária tal como em noções de construção e manutenção de edifícios escolares´, disse.

A fonte referiu ainda que com este modelo, os professores estarão em condições de desempenhar de forma cabal o papel de polo de desenvolvimento, sobretudo nas comunidades rurais...

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu prometo que vou ler com mais atenção e calma todo o blog.... neste momento chamou-me atenção a entrada em vigor de um novo modelo de formação de professores.... se for possível, eu gostaria de saber, como, onde posso ter acesso a esse documento e legislação em vigor, para a minha tese de mestrado. Obrigada, gostei de saber que há gente interessada, que trabalha e pensa sobre as coisas boas e os problemas da nossa terra, em especial, um tema tão dlicado como é e educação....
Sandra Santos