quinta-feira, dezembro 14, 2006

PAÚNDE NOMEOU SOBRINHO PARA ADMINISTRADOR DE RAPALE

Para cuidar da sua quinta

- Indicação surpreendeu até simpatizantes da FRELIMO
A recente indicação de Augusto Ferro para o cargo de administrador de Nampula-Rapale, por parte de Filipe Paúnde numa das suas últimas decisões como governador de Nampula está a levantar muita polémica nos vários círculos locais que dizem ter pesado o facto de ser seu sobrinho, pois, não tem ligações com o partido no poder, quando se sabe que a sua competência e conduta deixam muito a desejar.

Segundo rumores, Augusto Ferro, técnico superior em arquitectura, terá sido indicado administrador para garantir o controlo do gado bovino, caprino e galináceo numa quinta localizada em Nampula-Rapale, pertença de Filipe Paunde, adquirida em tempo recorde no que diz respeito a tramitação da documentação.

Os mais de cem animais com destaque para nove bovinos, resultam de ofertas das populações nas visitas efectuadas por Filipe Paunde aos distritos na qualidade de governador de Nampula durante 21 meses, que entretanto podem ficar abandonados com a sua ascensão a secretario geral da Frelimo cargo que o obriga a residir em Maputo, com a família.

Diz-se, igualmente, em voz alta que terá concorrido para a indicação de Augusto Ferro a administrador o facto de ser esposo de Ivete Alane, directora provincial da Mulher e Acção Social em Nampula, uma figura que era considerada talismã por Filipe Paunde, à semelhança de outros membros do seu executivo naturais das províncias do centro do país, aos quais conferiu cargos de assessores.

Augusto Ferro é natural de Manica província de onde, igualmente, Filipe Paúnde é originário. Não há referências da sua ligação com o Partido no poder, senão com organizações não governamentais onde trabalhou alguns anos variavelmente nos projectos de desenvolvimento comunitário e construção civil.

A MS-Mocambique, uma organização não governamental Dinamarquesa, foi o seu último emprego que não conseguiu chegar ao fim do contrato de um ano, devido a alegados problemas disciplinares e financeiros.

Dados em nosso poder referem que naquela ONG, Augusto Ferro foi dispensado em Junho último, por viciação de recibos de despesas de deslocações dentro e fora da província de Nampula, incluindo no estrangeiro, contritamente na Dinamarca para onde fora em serviço.

Consta, igualmente, que violou por varias ocasiões o regulamento interno da instituição, tendo sido advertido mais de uma vez por introduzir no período nocturno pessoas do sexo feminino nos escritórios.

A última vez que violou o regulamento interno, foi surpreendido pelo administrador da MS-Mocambique em Nampula, facto que terá pesado para a tomada de medida de dispensa dos seus serviços antes do final do seu contrato.

Contactado para ouvir a sua versão a respeito da matéria, Augusto Ferro disse não ter ficado surpreendido com a especulação que gira em torno da sua indicação para as actuais funções, acrescentando que a questão não pode ser vista do lado da familiaridade que segundo ele não constitui a verdade.

Quando fui contactado pelo governo tive que analisar profundamente a oferta do cargo e só depois de ponderar aceitei muito por influência da minha esposa, mas acredito que é mais uma oportunidade para os jovens ocuparem cargos de confiança como o de administrador. Disse

Acrescentou que Filipe Paúnde, advertiu-o da possibilidade da sua decisão de o indicar para administrador fosse motivo de muita preocupação, instruindo-o para que se mantivesse sereno.

Refutou que esteja a controlar a quinta do Secretário- Geral da FRELIMO em Nampula-Rapale, porquanto os bois que estavam lá já foram transferidos para o Buzi em Sofala e o camião do Partido FRELIMO em Nampula que transportou esses nove bois já está de volta.

Os mais de cem cabritos serão, igualmente, transferidos para Buzi, nos próximos tempos . Afirmou demostrando domínio da gestão daqueles bens.

WAMPHULA FAX - 12.12.2006

Sem comentários: