segunda-feira, dezembro 11, 2006

A RENAMO EM DERRAPAGEM

Por A. Cossa

Hoje em dia a problematica de ideologias esta ficando ultrapassada. O principio da economia de mercado livre, eleicoes periodicas, boa governacao, liberdades de expressao, direitos humanos e uma Assembleia multipartidaria sao os requisitos que os donos de dinheiro exigem e obrigam as nacoes do terceiro a cumprir. Muitas das vezes os programas de governacao sao desenhados pelas politicas de globalizacao.

E na ultima instancia, o povo em geral, nao interessa se o Partido A e esquerda ou direita, querem quem sabe satisfazer as necessidades basicas como e.g educacao, saude, emprego, habitacao, etc...

Mocambique tem uma crise de governacao. Infelizmente a Renamo nao esta conseguir capitalizar isto fazendo uma politica real e de uma oposicao que de facto aspira poder para governar melhor. A Renamo perde muito tempo em criar inimigos internamente, quer no seu seio, no povo e na sociedade civil.

Agora, continuo a dizer que os orgaos da Renamo tem uma grande responsabilidade em redefinir as estrategias e deve ser agora. Se nao fizer, acontecera o seguinte:

1) Perdera o controle das suas bases politicas.
2) Perdera o apoio definitivamente do apoio dos mocambicanos que vivem no exterior.
3) Perdera a credibilidade das instituicoes financeiras internacionais.
4) O Presidente Dhlakama deixara de ser respeitado internamente na organizacao, e tera um fim triste.
5) Os mais proximos do Dhlakama vao deixar a Renamo, acusando a lideranca de muitas coisas.

Consequencias de tudo isto, vai fortalecer o Partido Frelimo. O Partido Frelimo tem muitos problemas e clivagens serias, mas sao unidos. A indicacao do Chissano para o Presidente Honorario do Partido dos camaradas, deve ser analisada positivamente pois cria a existencia de tendencias no seio do Partido do Poder com unico objectivo: Ficar no Poder mais tempo possivel.

Agora, temos de continuar a dizer a Renamo que deve unir a toda oposicao para fazer a unica forca. Se continuar a desprezar, isolar e excluir, entao pagara caro.
Com estas linhas, penso que dei a minha contribuicao.

Antes de terminar, vi ontem a Renamo exigir a demissao do Ministro do Interior. Antes disso, a Renamo atraves do seu Primeiro Ministro da Sombra deveria aparecer publicamente com ideias claras de como equacionar a questao da seguranca publica. E indicar os fracassos da actual governacao nesta materia e finalmente avancar com esta ideia.

A Renamo nao pode esperar de um debate para dizer coisas. Deve ter agenda de trabalho.

Retirado do imensis

Sem comentários: