sábado, janeiro 06, 2007

A partir do próximo ano em Mossuril : Arranca formação de técnicos agrários

Arranca no próximo ano, no posto administrativo de Matibane, no distrito de Mossuril, em Nampula, o curso de formação de técnicos agrários em ciências agrárias. Para o efeito, decorrem na fase conclusiva, as obras de construção do estabelecimento que inclui um internato, num investimento do governo moçambicano com a comparticipação da igreja católica na província.

O Instituto Médio de Nacuxa, como vai se designar o estabelecimento, vai inscrever no primeiro ano lectivo cerca de 400 alunos, metade dos quais em regime de internados. Os estudantes a inscrever são os graduados da 10ª classe do distrito de Mossuril e da cidade de Nacala-Porto.

Entretanto, não foi revelado o valor de investimento na edificação do estabelecimento que vai comportar 12 salas de aulas, dois dormitórios, sendo um masculino e outro feminino; laboratórios das disciplinas de física e química, sete casas para professores, um auditório. Todas estas infra-estruturas são de construção de raiz à excepção do bloco administrativo que apenas sofreu profundas alterações.

Os trabalhos de montagem do mobiliário escolar e equipamentos de laboratório que já se encontram no interior das instalações em construção, estão numa fase bastante adiantada ao mesmo tempo que a empresa Electricidade de Moçambique (EDM) também desenvolve esforços para garantir a electrificação do posto administrativo de Matibane.

A afectação dos docentes para as diferentes disciplinas será garantida, sobretudo pelo sector da Educação e Cultura na província de Nampula, não se excluindo, contudo, a possibilidade da contratação de outros no estrangeiro pela igreja católica que trabalha há muitos anos na área de formação técnico-profissional.

Benedito Hama Thai, administrador de Mossuril que confirmou o facto, destacou que o arranque do curso de ciências agrárias em Nacuxa vai promover o interesse pelas práticas agrícolas por parte das populações e, ao mesmo tempo, elevar o nível de formação técnico-profissional dos jovens para o auto-emprego.

Adicionalmente, vai permitir a oferta de técnicos agrários do distrito de Mossuril ao mercado de emprego. Mossuril um dos distritos considerados desfavorecidos regista, neste momento, índices bastante elevados de desemprego.

Com a entrada em funcionamento daquele estabelecimento, a província de Nampula vai contar a partir do próximo ano com dois institutos agrários de formação de técnicos médios depois que no mês passado foi inaugurado um outro do género no distrito de Ribáuè.

Notícias (20-12-2006)

Sem comentários: