quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Oposição Construtiva fala da sua experiência no exterior

O PRESIDENTE do Bloco da Oposição Construtiva, Ya-qub Sibindy, disse ao nosso jornal que quadros desta coligação vão realizar uma digressão por diversas países da região, Brasil, China e Suécia, com o propósito de divulgarem a experiência do chamado modelo de “orientação construtiva”.

“Para explicarmos a génese desde novo modelo de orientação política, quadros da nossa organização vão visitar, brevemente, alguns países da região, nomeadamente Zimbabwe, Malawi, Zâmbia, assim como a China, Brasil e Suécia”.

Segundo explicou, o que marca a diferença entre os partidos da “orientação construtiva” e outras linhas políticas, “é o facto de nós não esperarmos alcançar o poder para participarmos no desenvolvimento do nosso país. A nossa filosofia é apresentar realizações para daí angariarmos simpatias dos eleitores e, por via disso, chegarmos ao poder”.

Num outro desenvolvimento, o nosso entrevistado informou ao nosso jornal a realização em Julho próximo, do I Congresso da coligação. Trata-se de um encontro que servirá para a definição de estratégias conducentes à participação do Bloco nas eleições provinciais agendadas para o ano corrente, autárquicas de 2008 e legislativas e presidenciais do ano seguinte.

Segundo Ya-qub Sibindy, enquanto o ano de 2005 foi dedicado à procura de espaço no cenário político nacional, 2006 foi o ano de legalização da coligação, sendo que no ano em curso a prioridade é estruturar a organização.

“É neste congresso onde serão definidas as tarefas de cada órgão e pretendemos deixar claro que independentemente da indicação dos deputados e ministros sombra, o espaço estará aberto para todos os moçambicanos que quiserem deixar as suas contribuições poderem fazê-lo livremente”, disse Ya-qub Sibindy.

O nosso entrevistado disse serem prioridades do grupo a formação dos seus quadros a todos os níveis em matéria de estratégia eleitoral, criação da comissão logística e de angariação de fundos para as eleições provinciais e autárquicas. O Bloco espera ainda formar gabinetes centrais e provinciais de eleições, a concepção e produção de material de propaganda eleitoral, capacitação de fiscais do processo eleitoral e outras actividades.

Notícias, 2007-02-22

Sem comentários: