segunda-feira, março 05, 2007

Liderança da FLM em périplo pelo centro

O LÍDER da Frente Liberal de Moçambique (FLM), Raúl da Conceição, inicia esta semana um périplo pelas províncias do centro do país, com o objectivo de se inteirar do trabalho realizado pelas delegações de base da sua organização.

Nesta deslocação, que deverá ter a duração de sete dias, Raul da Conceição vai escalar as províncias de Sofala, Manica, Tete e possivelmente Zambézia, onde, para além de se inteirar das actividades desenvolvidas, irá proceder à revitalização das bases do partidos nos locais onde estas já não se encontram a trabalhar.
Falando à nossa Reportagem, Raul da Conceição referiu que o “pano de fundo” da sua deslocação à zona centro do país será, sem dúvidas, a preparação do partido com vista à sua participação nas primeiras eleições das assembleias provinciais do país.
“A Frente Liberal quer se preparar convenientemente para estas eleições. Nós gostaríamos de participar neste pleito integrados numa coligação, porém, enquanto tal não acontecer, procuraremos trabalhar sozinhos por forma a constituirmos uma mais valia para o grupo que formos a integrar ou para termos uma melhor prestação individual, comparativamente às eleições anteriores”, afirmou Raul da Conceição.
Por outro lado, anunciou que a Comissão Política da “Frente” irá reunir-se na segunda quinzena do mês de Março com vista a delinear estratégias de participação do partido nas eleições deste ano, assim como dos dois próximos anos.
“A nossa vontade de integrar uma coligação deve ser deliberada e formalizada em sede própria, ou seja, no seio dos órgãos competentes que, no nosso caso, é a Comissão Política”, disse.
Raul da Conceição referiu ainda que tal encontro deveria ter sido realizado semana passada mas a sobreposição de agenda no seio da maioria dos seus membros, ditou o seu adiamento para uma data posterior à visita do líder do partido à zona centro.
“A maioria dos membros da Comissão Política, que também exercem cargos de direcção do partido, tiveram que participar num encontro promovido pelo Centro de Promoção da Democracia Multipartidária (CPDM), facto que obrigou ao adiamento da reunião”, disse para depois mostrar alguma frustração pelo facto de tal encontro não ter produzido os resultados desejados.
Segundo a fonte, a reunião do CPDM, que deveria produzir consensos em torno da liderança e constituição legal deste centro, acabou por ser um encontro de troca de acusações que em nada contribuíram para a fortificação do grupo.
“A princípio queríamos que o centro fosse uma organização de promoção da democracia que iria apoiar os partidos na sua consolidação como instituições e organizações que pretendem alcançar o poder. Porém, depois de vários encontros, decidiu-se avançar para uma coligação de modo a concentrar esforços com vista a vencermos as próximas eleições. Tudo isto ainda não foi possível devido aos desentendimentos que ainda existem quanto à sua liderança a metodologia de trabalho”, referiu.

Fonte: Notícias (07/03/05)

Sem comentários: