terça-feira, janeiro 22, 2008

Revistando a primeira fase do censo eleitoral


Revistando a primeira fase do recenseamento eleitoral, fica-se a saber que 7,6 milhões de eleitores correspondendo 75 % dos previstos, foram recenseados no período entre 24 de Setembro a 15 de Dezembro findo.

Em nove (9) das 11 províncias foram recenseados mais eleitores que o total dos recenseados em 1999. Entretanto, em Nampula e Zambézia, províncias mais populosas do país, com 40 % da população geral recensearam-se menos eleitores que em 1999. Estas são também as únicas províncias que recensearam menos de 70 % dos eleitores. Na província de Sofala o registo eleitoral atingiu apenas a 75 % dos previstos.

Algumas questões preocupantes e sensíveis ao processo democrático:

- Nampula e Zambézia a Renamo arrecada mais votos.
- Uma das queixas justificáveis nas eleições de 2004 foi de que em áreas consideradas bastiões da Renamo da província da Zambézia, alguns eleitores não haviam sido recenseados.
- Há denúncias no decorrente processo de recenseamento, concretamente na província da Zambézia que parecem justificar o número relativamente inferior de recenseados. Alega-se que secretários dos bairros, portanto, agentes do partidão, isto é agentes da Frelimo (ver aqui) promovem exclusão. Estavamos num Estado de Direito a investigação teria sido de imediato.
- As três províncias, Sofala, Zambézia e Nampula estão afectadas pelas cheias, com vias rodoviárias intransitáveis.
- Embora o Secretariado Técnico da Adnmistração Eleitoral (STAE) tenha prometido ser melhor nesta fase que na primeira, por ter pessoal mais preparado a dominar o material informático, sabe-se que muitos dos brigadistas, cerca de 10 %, cerca de 1300 dos 13000 (ver aqui) abandonaram as brigadas do censo eleitoral. Em Sofala, o número deve ter sido ainda maior.Já se relatam avarias de computadores. Tal como na primeira fase, os computadores já andam avariados e isso não é em qualquer pronvíncia, mas em

Nampula

Outras fontes: AWEPA

Sem comentários: