quarta-feira, abril 23, 2008

Os bons sinais da diplomacia moçambicana

O Presidente eleito do Zimbabwe já esteve em Moçambique, veja aqui. Nestas fotos que eu gostaria de postar aqui se mostra um pouco da viragem da diplomacia moçambicana. Nas fotos vêem-se o Presidente do principal partido de oposição, a Renamo, e o ex-Presidente da República a exercerem algo do que uma vez clamei aqui no reflectindo – em Moçambique temos os que podem contribuir para a pacificação de África. Lamento que não se mostram os acompanhantes da delegação do ex-PR, mas na do Presidente da Renamo, se vê Eduardo Namburete, o Ministro-sombra das relações exteriores. Também lamento não ver Raúl Domingos a contribuir na pacificacão do Zimbabwe. Será que Domingos se demitiu?

Nos relatos se diz que o Presidente eleito do Zimbabwe se encontrou com o PR de Moçambique, Armando Guebuza, mas não há fotos que testemunhem. Alguém censurou o encontro?

4 comentários:

Nelson disse...

Desta vez vou sperar para ver. não vou-me impolgar como fiz a quando da cimeira de luzaka que no fim do dia não produziu muito se é que produziu algo.

Ximbitane disse...

Sou de opinião de que é sempre bom aprender dos outros, ouvir os outros e porque não, ver os outros?

Em Moçambique há realmente pessoas que em muito podem contribuir para para a resolução da crise que se vive no Zimbabwe.

Espero é que essas pessoas não tomem partidos, mas que queiram realmente ajudar o povo zimbabweano e não ao colega do clube ou ao colega da outra equipe.

Que este encontro traga algo de realmente construtivo, aliás, as boas linguas dizem que o Tsivang pediu que ao Chissas que interviesse como mediador neste caso.

Como diz o ceptico Nelson, esperemos para ver...

JOSÉ disse...

Amigo, veja no meu blogue :" Coisas de que não me importo...!
Colabora?
Um abraço,
José

Reflectindo disse...

Nelson e Ximbitane estão certos ao esperarem quanto ao impacto da visita do Morgan Tsvangirai a Mocambique. Ainda estamos longe de ver tomada uma posicão que não proteja o clube político na região. Estou totalmente admirado ao saber que os ex-presidentes da região dependem dos presidentes actuais. Isto significa que os ex-presidentes ainda respeitam as regras do clube.

Porém, acho que há ganhos na diplomacia mocambicana. Aprendemos que por iniciativa própria o presidente da Renamo pode contribuir em missão de paz e estabilidade na região