terça-feira, junho 17, 2008

Em Nampula: População de Muecate recusa novo administrador

A POPULAÇÃO do distrito de Muecate, na província de Nampula, endereçou recentemente uma exposição ao governador provincial, Felismino Tocoli, na qual manifesta o seu desacordo quanto à decisão de nomeação de Adelino Fábrica, para o cargo de administrador daquela região do país.

“(...) pedimos ao senhor governador da província que se não existe um outro administrador por afectar neste distrito, favor de deixar que os actuais representantes que assumem a governação prossigam com a sua missão”, lê-se na exposição.

O grupo de indivíduos subscritores da missiva e que se autoproclamou de “voz do povo de Muecate”, refere que a afectação de Adelino Fábrica poderá afectar o desenvolvimento harmonioso daquele distrito, sem contudo avançar as razoes de tal receio.

O que se sabe publicamente e foi veiculado pela Imprensa, é que Adelino Fábrica, terá sido acusado pelas populações do distrito de Memba, região onde era administrador distrital, de mau relacionamento com as populações e seu elenco, bem como de má gestão dos sete milhões de meticais, fundo alocado pelo Governo central para iniciativas de combate à pobreza e desemprego.

O Governo provincial reunido recentemente em Nampula, negou que a transferencia de Adelino Fábrica de Memba para Muecate, tenha a ver com as acusações feitas pela população de Memba. Esclareceu que a medida foi tomada visando imprimir maior dinâmica no processo de governação.

Instado pelos jornalistas a reagir à exposição feita por um grupo de residentes de Muecate negando a nomeação do novo administrador distrital, o governador provincial Felismino Tocoli, minimizou a missiva, dizendo simplesmente que Adelino Fábrica, já tinha dado mostras de bom desempenho em Memba, daí que não via razão para não nomeá-lo para tal cargo.

Maputo, Segunda-Feira, 16 de Junho de 2008:: Notícias

Fonte: retirado integralmente do Jornal Notícias online
Nota do Reflectindo: este tema é ligado ao Administrador ameaça processar primeiro-secretário também publicado neste blogue. É também associado a questões de cidadania que muito têm me interessado em abordar ou reportar neste blogue.

6 comentários:

Jorge Saiete disse...

Cidadania � isto. Independentemente de aquela gente ter ou n�o raz�o o importante � que exerceu a cidadania. At� que o que eles revendicam tem raz�o ser. Se alguem n�o serviu noutro distrito, como � que ser� util aqui?

Ximbitane disse...

O povo de Muecate esta no seu direito! Se o tal chefezito nao responde aos anseios da população, nao vale a pena estar a frente dela.

É um exemplo claro de que a população não está a dormir, esta consciente e saturada de ser mal governada.

Se outros tantos seguissem o exemplo...

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

Caro amigo Jorge, eu sempre afirmei que este é o verdadeiro exercício de cidadania e paradoxalmente acontece mais nas zonas rurais que nas urbanas. Será que a populacão rural tem mais coragem que a urbana? O que é que permite a esta populacão expressar-se?

E, não é nada coisa nova como posso me lembrar pelo menos na provincia de Nampula. Em 1979 e 1980 um administrador distrital e um do Posto Administrativo de Moma e Itoculo respectivamente, foram corridos pela populacão. Em 1995, alguém foi reijatado em Ribáuè e em2005 foi a vez dum outro em Namapa. De facto não sei como é possível que um administrador que não serviu em Memba serviria automaticamente em Muecate?

Reflectindo disse...

Cara Ximbitane, a populacão não está a dormir não, só a quem a considera burra. Veja só, como se pensou que ela não sabia da postura de Adelino Fábrica em Memba.

Quanto à questão de outros seguirem o exemplo, a mim parece que isto notará muitas vezes nas zonas rurais. Acho que há que reflectirmos sobre isto.

Anónimo disse...

Caro JS

Adelino Fábrica é um individuo com que os nossos Camaradas estão comprometidos mais do que com o próprio Povo.

Ha uma opinião que emití ha dias atraves do Notícias porcausa da Lixeira de Malhampswene um verdadeiro atentado à saúde pública mas como satisfaz os anseios de uma pessoa com que o Governo está comprometido nínguém já veio a público para responder as reclamações do povo a pesar de tantas tentativas de diálogo com o governo que foram estabelecidos!

Acredita que Memba o rejeitou Muecate também não concorda mas como quem mada ou a opinião da classe política representa o povo terram que se submeter lamentavelmente o pior é que não há produto de substituição.

Abraço reflectindo
pensa comigo