segunda-feira, setembro 01, 2008

Como se produz um líder credível?

Esta pergunta apareceu-me ao ler o que um anónimo escreveu e foi publicado no Blog do Bosse. Aliás, sempre tive esta pergunta como podem se aperceber pelos posts que tenho publicado. Preocupo-me com lideranças, sobretudo as nossas, as moçambicanas em particular e, africanas em geral. Preocupa-me a forma como muitos dos nossos líderes agem.

Contudo, nao acho que eles estão agir da forma como agem porque são africanos, só para citar alguns: os tswanas são africanos, os caboverdianos são africanos, mas estes têm líderanças credíveis. Porquê os nossos líderes não são credíveis? Serão eles os culpados pela má liderança ou somos todos nós ao permitirmos-lhes que assim façam? Não tenho nada elaborado, apenas lancei a bola ao ar. E como se produz um lider credível?

8 comentários:

Ximbitane disse...

Muito boa questao! Também me faço a mesma pergunta.

Creio aque todos temos a nossa fatia de responsabilidade. Primeiro pomo-los no poleiro e depois nao pedimos contas pelo que lhes levou ao poleiro e nao esta a ser feito.

Por outro lado, o facto de com eles directamente convivermos e serem eles, muitas vezes, quem nos garante o pao, fechamos os olhos as barbaries por estes cometidas.

Ademais, somos espezinhados como se nada tratassemos. Também com os orgaos de justiça que temos, questionar as nossas lideranças é uma utopia!

Reflectindo disse...

Obrigado, Ximbitane. Parecendo pouco, mas isto que acabaste de dizer é o que julgo o centro do problema das nossas lideranca. O Bosse respondeu quase assim mesmo.

Pessoalmente, acho muito positiva a resposta (reaccão) das reais bases da Renamo ao caso do município da Beira. Ainda é muito positivo que quadros seniores da Renamo mostram cara julgando a posicão da sua lideranca. Seja como for, a lideranca já sabe de como os outros membros reagem.

Por outro lado, lamento que alguns membros da Frelimo aparecam para defender que aquele partido tem regras como se soubessemos as regras que ditam a escolha de Guebuza no lugar de Muteia ou Mulembwe.

Não estou por exemplo contra David Simango como edil de Maputo ou Pereira da Beira, mas a pergunta é como estes poderão ser bons se a eles se exige apenas terrenos, nepotismo e outras ilegalidades? Daí, nas condicões normais da democracia, os eleitores ou seja a maioria dos eleitores devia/m mostrar estar contra as tais regras das ditas "bases".

Unknown disse...

Aí JS...ahahah

a credibilidade de um Lider está no efeito da persuasão o que a contece com os moçambicanos é que são feitos aceitarem coisas falsas. De que base foi trazido Pereira mesmo Simango? a diferença é a dependência a que nos submetemos ao nível de Maputo e outras províncias tem razão Ximbita.

abraço mano.

Jonathan McCharty disse...

Reflectindo,
Um lider credivel produz-se quando, a minima "macacada" que ele cometer, ele recebe uma pronta reaccao nao so' da populacao e organizacoes da sociedade civil, mas tambem, uma "contribuicao critica" valiosa do seu elenco, nao so' em relacao as consequencias das decisoes ora tomadas, mas sobretudo, da interpretacao das reaccoes e sinais que a sociedade lhes lanca !
Portanto, este e' um exercicio interactivo e se ha' "bloqueios" nalgum destes sectores, entao o sistema todo deixa de funcionar!!
Nesse cenario, pouco resta senao "ir perpetuando o marasmo em que nos encontramos"!!

Mas eu, pelo menos, nao me conformo!!

Anónimo disse...

Meu caro Jonathan Mccharty!

na verade isto chama-se submissão o que é bem diferente de interactivismo.

É por isso que isto não anda porque temos dificuldade de o povo se expressar Mais alto do que as menorias. Só não sei que nomenclatura a dar esta Revolução porque defacto eu também não me conformo mano.

Reflectindo disse...

Caros amigos Chacate e Jonathan, volto para os vossos comentários, mas para já digo que são uma grande contribuicão. Penso que é a falta deste tipo de pensamento que produz maus dirigentes em Mocambique.

CUBATÃO OPINA E COMENTA disse...

Um líder verdadeiro jamais carregará um fuzil ou dará um tiro em direção a um ser igual a sí.

Isso é função de um guerreiro. Nunca de umn líder!

Os líderes verdadeiros oferecem a vida!

Os guerreiros oferecem a vitória.

Os líderes rejubilam-se com o sorriso nas faces de velhos e crianças!

Os guerreiros rejubilam-se com suas conquistas, com o número de prisioneiros, com o "botim".

África tem "libertadores" (ou guerreiros).

Lideres? Quais? Quantos?

Nelson mandela é excessão! É história, é honra!

E nada mais resta em África!

Reflectindo disse...

Caro Cubatão opina e comenta, gostei muito da diferenciação que fez entre líderes e guerreiros. Por acaso, isso é notável, por exemplo Botswana com líderes.

É pena que não conseguimos mais líderes.

O pior é de Mandela pouco se aprendeu, incluindo mesmo na Africa do Sul.