terça-feira, novembro 11, 2008

Mais de meio milhão de jovens – uma grossa mentira

Não vou me apressar em recorrer o Instituto Nacional de Estatísticas para encontrar o número de habitantes da cidade da Beira, pois tratando-se de assuntos eleitorais, os números de eleitores me ajudam a interpelar o que foi veiculado pelo Jornal Notícias.

Também eu podia não me importar desta peça de notícias, considerando-a de uma mera propaganda política de um órgão ao serviço do partido – nao vejo nenhum problema com propagandas políticas. Porém, devido ao passado muito recente, leva-me a desconfiar que forjar números, seja uma preparação de uma fraude eleitoral. Nas eleições gerais e presidenciais de 2004, em locais como Changara e Tsangano, em Tete, Gaza e, Lichinga, em Niassa, a aderência às urnas foi tida como de mais de 100 %. Coisa impossível em lado algum no mundo, atendendo que por qualquer motivo, há sempre quem dos registados não vota.

Ora vejamos, donde vieram os mais de meio milhão (mais de 500 000) de jovens que foram ao comício de Edson Macuacua? E, fala-se de jovens! Segundo AWEPA, seu Boletim Eleitoral Número 1, de 5 de Novembro de 2008, o Município da Beira tem apenas 230 720 eleitores registados. Aqui contam-se todos os registados a partir de 18 anos para frente, isto é, jovens e velhos; membros e simpatizantes de todos partidos. A nível nacional, foram registados 2 775 181 eleitores para as eleições das 43 autárquicas, daí mesmo que elas constituissem uma aldeia, seria incrível de Edson Macuacua reunisse mais de meio milhão de jovens. Quão popular é Edson Macuacua?

A segunda anomalia da peça de notícia é apresentar um número fabuloso como aquilo, num munícípio onde a Frelimo não goza muita popularidade, mas apresentar foto/imagem de Manuel Pereira, o candidato da Renamo-Mbararano. Não teria sido coisa boa para a Frelimo nos mostrasse uma imagem do encontro?

A terceira anomalia é o pronunciamento atribuido a Edson Macuacua “tanto Bulha como o partido dos camaradas já são vencedores do processo dada a forma como as pessoas têm seguido e recebido as nossas mensagens em todos os bairros. Se as eleições fossem hoje (ontem) já seríamos proclamados vencedores, pois a Beira deve ser resgatada, porque está sendo dirigida de forma danosa e dolosa pelo actual edil, e as pessoas já querem uma Beira para os beirenses.” Este pronunciamento soa como uma justificação sobre uma fraude já está consumada. Segundo a minha “má” leitura, a vitória não vem das urnas, mas as eleições servem apenas para simular uma democracia multipartidária.

Proclamados vencedores? Beira deve ser resgatada porque está sendo dirigida de forma danosa e dolosa pelo actual edil? Pelo que sei, nunca houve sondagem que favorecesse à Frelimo na Beira de modo que o Macuacua ficasse tão certo que no domingo passado já o seu partido e candidato teriam sido proclamados vencedores se isso não fosse forjado. Também, de governação danosa e doloso nunca ouvímos de eleitores beirenses, senão a partir do próprio Macuacua, Paúnde ou Mbararano (Frenamo)? O que sabemos é que Daviz Simango, já foi muitas vezes nomeado edil do ano, e por duas vezes foi premiado pela sua boa governação. Daviz é o jovem da esperança e do resto é INVEJA, uma inveja que está para reproduzir ALBUQUERQUES para as rapinas voltarem à cidade da Beira.

Não nos esqueçamos que é na Beira onde Albuquerque foi detectado a manipular números no computador. Beirenses, observadores e a comunidade internacional devem controlar bem os Macuacuas, nada mais eles fazem que pôr em prática o projecto anunciado pelo Marcelino dos Santos e Mariano Matsinhe – regresso ao monopartidarismo.

NB: Não estou contra a campanha da Frelimo, mas contra a grosseira manipulação de números que é uma acto grave e perigoso em eleições. Mais que meio milhão de jovens no comício de Edson Macuacua, na cidade da Beira, é GROSSA MENTIRA.

10 comentários:

Ximbitane disse...

Mestre, para esse absurdo, quero acreditar que se trata de uma metafora! Que exagero!

Unknown disse...

Nao se metaforiza com numeros sobre factos. Aqui ha' uma tentativa clara de manipular a realizada 'a favor dos Camaradas.

Mais palavras pra que^?

Anónimo disse...

A Frelimo vai de mal a pior. O desespero e' maior. Dai' a multipliciadade de visitas e insultos gratuitos 'a oposicao em particular 'a Daviz Simango.

Quo vadis Macuacua e a Frelimo

Unknown disse...

Mesm admitindo que seja uma metafora, os numeros nao deviam ser impolados de tal forma a ultrapassar o numero de habitantes da Cidade da Beira. Sejamos responsaveis!

Ximbitane, Macuacua falou de mais de 500 000 de habitantes. Ora isto cheira a desespero que em outras democracias sao passiveis a procedimentos criminais.

Ximbitane disse...

lol! A expressao "que exagero" nao matou a noçao de metafora, Dede?

Nelson disse...

Estive no Aeroporto da Beira a quando da chegada de Paunde porque no mesmo voo chegava o meu boss. Pode nao ter nada a ver com oque aqui se discute mas a multidao que la estava esta longe de se comparar com a encontrei no Bazar Filipe onde Daviz estava. Nao faz sentido oque se diz por ai. Meio milhao de jovens?????

Reflectindo disse...

Ximbitane & Dede, na verdade os números são implausível e é como medir a superfície dum lado duma caixa de fósforos em quilometros quadrados.

Acho que é preciso odeiar a matemática para fazer barbaridades do tamanho. Porém, uma questão é se são todos da Frelimo que odeiam a matemática. E se não são, porque não há quem condene este tipo de fraude? Sim, falo deste tipo de fraude, pois tal igual está nos links e deixo um outro (vejam aqui ) com mais detalhes, é possível para o partido de Macuacua uma participacão de votacão em mais de 100 % e não há quem sentem nojo.

Que haja lá da Pereira de Lagos quem se distancie disto!

Reflectindo disse...

Nelson, o que dizes está na linha deste artigo. Ainda bem que dás um exemplo. Eu peco ao Macuacua e a companha e provar-nos com filmes ou fotografia de tal multidão que foi para Macuacua.

Número de pessoas não é nunca a moeda zimbabweana onde o número dos zeros cresce constantemente.

Beirenses, controlem-no bem esse senhor!

Ximbitane disse...

Hehehhe, gostei dessa comparação com o dolar zimbabweano! Que outra justificação se poed encontrar nesse excesso de membros do mesmo clube?

Anónimo disse...

Nao é por mal mais a verdade xegou a beira o verdadeiro pai da cidade da beira é e sempre será " O PAI KERIDO POR NÓS DAVIZ SIMANGO" beijo forte pra ti. Paz amor e felicidade.

Pai da beira continua assim, com coração de kém vê e senti por outro, sei k tens ambissão, pra mim esta ambissão é mais do que nunca de ajudar ao pròximo, o teu jeito de pensar e analisar as coisas e incrivél, digo mais aki na terra os seus pais somos nós o povo beiresse " ke a sensivelmente 28 anos tinhamos abandonado-te sem saber por onde te encontrar, agora si stmos contigo e para sempre filho kerido stamos junto no que der e vier. Paz amor e muita felicidade. allen gic