quinta-feira, dezembro 11, 2008

Bases da RENAMO em Maputo vão apoiar Daviz Simango

Representantes das chamadas bases da RENAMO, na cidade de Maputo, dizem que vão aliar-se ao Movimento que apoiou Daviz Simango, na cidade da Beira.

Segundo o porta-voz do grupo, o nível de desorganização existente no partido é muito grande. Apontou alegada falta de transparência na selecção de candidaturas e marginalização de quadros como motivos desta desintegração.

As chamadas bases da RENAMO na Cidade de Maputo convocaram a conferência de Imprensa para demostrar o seu apoio e declararem-se parte integrante do movimento que apoiou Daviz Simango na cidade da Beira, durante a campanha eleitoral.

Agostinho Macuácua explicou o motivo que levou as chamadas bases a integrarem-se no movimento que apoiou Daviz Simango na Cidade da Beira, antes e durante a campanha das eleições municipais de 19 de Novembro último.

Agostinho Macuacua disse que é importante que haja um congresso imediato da Renamo ou mesmo uma reunião de urgência do partido, visto que faltam cerca de dez meses para eleições gerais de 2009.

Até ao fecho da redacção desta edição, não conseguimos ouvir a reacção do porta-voz da RENAMO, Fernando Mazanga. O seu telemóvel dava sinal de estar fora da rede.

Fonte: Televisão de Moçambique (TVM) (11.12.2008)

4 comentários:

Anónimo disse...

Ola,

A Renamo ( do Djaka) ainda vai beber o fel que fabricou... Toda a brincadeira tem a sua hora! Impressiona-me, negativamente claro,como até agora ainda não começaram a mexer-se para reverter (se é k isso é possivel) esta crise. Francamente!

Reflectindo disse...

Olá Gata

Não se mexem porque alguém lhes engana que eles purificarão a Renamo tirando/expulsando os que querem reorganizá-la. Aí podem ser indivíduos não ligados à Renamo. Ouvi o comentário de Fernando Mazanga ontem sobre as bases da Renamo em Maputo e mais uma vez fiquei decepcionado por este senhor.

Ele falou de as pessoas discutirem os problemas na sede própria. mas nao explica onde está essa sede. Para mim, a sede própria são os órgãos funcionais do partido, da base ao topo. O Congresso é uma das sedes próprias. O Congresso é próprio isso porque para a sua realizacão mexe antes a quase todos os membros. Quando estes órgãos já não funcionam, a imprensa torna-se a sede própria para discutir os problemas do partido.

Nelson disse...

Se precisa de humildade. Muita humildade para admitir erros. me questiono se a malta da Rena tem essa humildade. O problema se acenta na interpretacao. Custuma-se chamar "fear of men" numa de oque os outros vao pensar se eu admitir estar errado? Oque o mundo vai dizer. nesse caso vertente oque a Frelimo vai dizer.

Reflectindo disse...

Nelson, talvez a razão da falta de humildade seja mesmo "fear of men", mas duvido bastante que o medo seja no que a Frelimo interpretará esse reconhecimento dos erros. Quem os aponta não é a Frelimo, mas membros da Renamo que querem a restauracão do partido, com base na reconciliacão e coesão onde todos, incluindo a nacão e o processo democrário sairiam a ganhar.