sexta-feira, dezembro 05, 2008

POLITICO DO ANO: ENG. DAVIS MBEPO SIMANGO

Por Manuel de Araújo

Com a divulgacao do resultado das eleicoes autarquicas, dissiparam-se de uma vez por todas as duvidas e o suspence. Ficou claro como a luz do dia, que o grande vencedor destas eleicoes foi o jovem Eng. Davis Simango, que com humildade e sabedoria soube, pela primeira vez na historia de Mocambique vencer as duas poderosas maquinas militares- a Renamo e a Frelimo juntas. E mais Davis simango nao venceu apenas a maquina do partido Frelimo, Davis venceu o Estado que vestido de Frelimo usou todas as suas influencias para derrotar o jovem engenheiro, sem sucesso. sim o Estado, porque vimos elementos do STAE, da TVM, RM, do SISE, da PRM usando subtilmente meios do estado para ilegitimamente combaterem um simples jovem, que nada tinha senao a sua sabedoria, humildade e peciencia.

Vi, com estes olhos que um dia o chao vai comer, o jovem engenheiro a caminhar quilometros e quilometros a pe, cacando o voto popular. Senti na Beira, ha dois dias das eleicoes, a empatia e simpatia que o povo do Chivive nutria pelo seu filho! vi e senti, depois da vitoria, no Restaurante Miramar, a simplicidade e humildade de um vencedor!

Nao e por acaso que apesar de ter vencido em 41 Municipios, a maquina da frelimo festeja em surdina! E que a vitoria tem o sabor amargo da DERROTA! Uma derrota limpa, e humilhante!!

Com esta vitoria, cai assim a mito da invencibilidade dos movimentos armados em Mocambique. Davis, abre uma nova pagina na nossa historia. Uma historia baseada na humildade, trabalho, abnegacao e sobretudo humildade. E nao numa historia de guerra, de mortes ou de derramamneto de sangue!.

Davis mostrou, ao contrario do propagado por alguns generais, que ha jovens serios no nosso pais. Que nem todos os jovens passam a vida etilizados! Que ha jovens que foram formados neste pais, e que acreditam que e possivel mudar Mocambique, sem a necessidade de lamber as botas de ninguem e muito menos de viver estendendo as maos quer aos patroes internos quer aos patroes externos! Sim ha JOVENS neste pais, que se alimentam e alimentam suas familias com o suor do seu trabalho arduo. Jovens que nao tem medo de envergar o fato macaco e avancar para a labuta diaria. Jovens que acreditam no trabalho arduo, na abnegacao e no espirito de sacrificio. Jovens que tem as suas casas como fruto de seu sacrificio, e nao como uma benesse em retribuicao lambebotesca. Jovens que compraram suas viaturas com o seu soldo acumulado, debaixo de sacrificios e privacoes.

Jovens humildes mas destemidos! Destemidos porque nao vergam perante dificuldades ou ameacas de morte. Jovens capazes de dar aulas de democracia tanto aos pais como aos padrastos da democracia! Jovens que quando a vila, o municipio, a cidade, ou a patria lhes chama, nao sabem dizer NAO! Respondem pronta, convicta e expeditamente: SIM! Jovens que nao esperam que seja o seu pais a fazer algo por eles, mas sim que sejam eles a fazer algo pelo seu pais!

Davis Simango soube encarnar nao so o sonho e o espirito da Geracao de 25 de Setembro mas tambem o sonho e o espirito da Geracao da Democracia, para destila-los e criar o estrume que ira fertilizar a Geracao da Paz e Desenvolvimento!

Por estas e mais razoes, nao tenho duvidas em proclamar HOJE E AGORA o Eng. Davis Mbepo Simango, como o POLITICO DO ANO!

Tenho a certeza absoluta, que nas matas de M'telela onde repousam os restos mortais de seus progenitores barbaramente assassinados por agentes do Estado que ajudaram a criar, um sorriso solene rasgou os ceus clareando e abencoando a jornada do jovem Engenheiro, ajudando-o a materializar o slogan Obamiano nestas indicas terras e gritando bem alto - YES WE (also) CAN!

'Das saias da rainha', receba os meus PARABENS ENGENHEIRO DAVIS! DEVOLVESTE-NOS A DIGNIDADE, O ORGULHO E O CARINHO DE SERMOS MOCAMBICANOS COM PENSAMENTO DIFERENTE!

Manuel de Araujo
Nota do Reflectindo: Excelente artigo!

Sem comentários: