segunda-feira, janeiro 05, 2009

As perspectivas de Adolfo Samuel Beira

Para muitos moçambicanos, infelizmente os não-políticos, do que me parece, as últimas eleições autárquicas serviram de um termómetro para conjecturar as primeiras eleições provinciais, quartas legislativas e presindenciais a terem lugar ainda este ano. Desta feita, Adolfo Samuel Beira vaticina quanto às eleições presidenciais e faz convites aos que pensam em se candidatar. Eis as principais linhas do seu belo artigo:

… convido imediatamente a todos os aventureiros e candidatos tradicionalmente perdedores e caçadores do “trust fund” a desistirem da aventura. Com base no que foram as terceiras eleições autárquicas, as próximas eleições presidenciais e legislativas são de pesos pesados. Devem ser candidatos com palavra, pontos de vista, conhecimento profundo do país real e autodeterminação em lutar contra todas as vicissitudes que emperram o nosso desenvolvimento e progresso. Não serão eleições para tentativas, tentar a sorte, ganhar experiência, ensaio ou simulações como vinha acontecendo nos pleitos anteriores. Desta vez é a sério, como se fosse pela primeira vez que se vai escolher um presidente no país, de forma democrática.

Por isso tudo poderá acontecer, até um anónimo na arena política activa pode vir a sair vencedor das presidenciais. Tudo ainda está em aberto. Daí que convido a todos os perdedores crónicos, ou seja, todos aqueles que já se candidataram por duas ou mais vezes e perderam a ficarem de fora nas próximas eleições, para uma merecida reflexão das razões e motivos das constantes derrotas, dando chance e oportunidade adequada aos outros, talvez com mais peso e maior expressão política que nós. Haverá outras tantas em que podem se candidatar mais vezes. Mas estas próximas, por favor não... Leia mais clicando aqui!


Fonte: Jornal Notícias

Sem comentários: