sábado, fevereiro 21, 2009

O Observatório Eleitoral denuncia actos ilícitos em Nacala Porto

O Observatório Eleitoral diz ter assistido aos membros das mesas de voto a sujar os boletins com tinta indelével, em Nacala Porto, e prontifica-se a identificar os prevaricadores.

A maior mancha das eleições autárquicas de segunda volta em Nacala Porto veio dos membros das mesas de voto.

Recrutrados pelo STAE para instruir cidadãos como proceder à votação, os membros das mesas de voto despiram-se das suas funções, e dedicaram anular os votos depositados nas urnas pelos eleitores, com recurso à tinta indelével e esferográficas, como forma de alterar a vontade dos munícipes daquela urbe, expressa através do voto depositado nas urnas.

O observatório eleitoral condena esta prática, e o seu presidente, Sheik Abdul Carimo, diz ter assistido a este acto ilícito, e prontifica-se a identificar os seus mentores.

Os resultados finais do escrutínio de Nacala foram divulgados ontem pela CNE, e conferiu vitoria ao candidato da Frelimo, Chale Ossufo.

Retirado do O País onlaine

2 comentários:

Anónimo disse...

Estes actos deveriam de ser filmados e transmitidos. O que vai acontecer? Vai haver uma investigacao adequada? Vai alguem ser punido por este crime? A lei preve penas para este tipo de crime. Aguardo o desenrolar dos acontecimentos com algum cepticismo. Maria Helena

Reflectindo disse...

Cara Maria Helena, ainda bem que o Observatório Eleitoral já mostra sinais de cansaço de esperar que as autoridades tomem medidas contra os crimes eleitorais.

Entretanto, não devemos deixar tudo para o Observatório Eleitoral.

Para já há que vermos com profundidade o que fizeram as outras ditas como sendo OSC que no fim ganham lugar nas comissões eleitorais.