sábado, março 14, 2009

Machado da Graça opina sobre o MDM

Eis o que ele escreve no MARCO DO CORREIO:

A criação do novo partido, o Movimento Democrático Moçambicano, é, do meu ponto de vista, uma boa notícia

Meu caro amigo Luís,

Como estás desde o outro dia em que nos encontrámos?
Do meu lado tudo continua bem.
Hoje queria-te falar da nova força política.
A criação do novo partido, o Movimento Democrático Moçambicano, é, do meu ponto de vista, uma boa notícia.
Há muito que defendo a necessidade do aparecimento de uma terceira força para alterar o actual equilíbrio entre os principais partidos no nosso leque político.
O PDD não o foi, nem nunca pensei que o viesse a ser.
O MDM poderá, talvez, vir a sê-lo.
Até onde me apercebo é formado, essencialmente, por gente jovem. Gente que, digamo-lo claramente, não pertenceu aos bandidos armados. Não andou no mato a matar ninguém.
Gente que se juntou à RENAMO porque não via outra forma de se opor, eficazmente, à FRELIMO.
Gente que descobriu que não era através da RENAMO que esse objectivo poderia ser atingido.
Pelo contrário.
Gente que, como Daviz Simango, percebeu que se pode fazer política e ter sucesso sem se ser nem da FRELIMO nem da RENAMO.
E creio que o MDM pode vir a agregar uma camada significativa de jovens quadros que, desde há muito, se tinham desencantado com a forma de fazer política, misturada com grandes negociatas, das duas principais forças existentes.
Existe já, se a minha percepção não está errada, um eleitorado com essas características, de uma dimensão apreciável. Um eleitorado que se tem mantido afastado dos pleitos eleitorais por não se decidir a votar nem pelos candidatos de um nem do outro dos dois grandes rivais.
Talvez na Beira, devido à acção de Simango, o eleitorado disponível a votar no MDM seja mais vasto, mas, no resto do país, creio que, de momento, será essencialmente urbano, relativamente jovem, classe média e com um razoável nível académico.
Cabe à direcção do MDM fazer um esforço para captar esse eleitorado. Para lhe mostrar que a política pode ser outra coisa diferente e melhor.
Mas, para conseguir isso, a prática do novo partido tem que se afastar dos aspectos negativos que têm caracterizado aqueles que passaram a ser, agora, os seus adversários.
As mãos limpas têm que ser o principal emblema do novo partido. Se for descoberto algum dos seus dirigentes a roubar, os dedos vão ser imediatamente apontados, dizendo que eles, afinal, são iguais aos outros.
Os processos eleitorais deste ano podem ser bons primeiros testes para o nível de adesão à nova força política. Por eles ficaremos a saber até que pont os eleitores confiam nela, até que ponto os dois grandes partidos foram afectados pelo novo concorrente.
Tenho ouvido diferentes opiniões a respeito da conveniência, ou não, de Daviz Simango se candidatar à Presidência da República.
A minha opinião, se é que ela vale alguma coisa, é que se deve candidatar, caso isso não entre em choque com os seus deveres como Presidente do município da Beira.
Muito provavelmente não vai ganhar. Não tem ainda máquina partidária para isso, principalmente junto do eleitorado rural.
Mas vai poder fazer campanha em todo o país, usando fundos do Estado. E isso pode ser significativo para o alargamento da sua base de apoio, quer a nível pessoal, quer a nível do seu partido.
E recordo o caso do actual Presidente do Brasil, Lula da Silva, que foi candidato a várias eleições presidenciais (3 ou 4...) até que, por fim, conquistou o cargo.
Nem tudo vão ser rosas, no caminho do MDM e de Daviz Simango.
Os dois derrotados já perceberam que está ali uma força com a qual, a partir de agora, vai ser preciso contar.
E, por cima e por baixo da mesa tudo vão fazer para anular essa força.
Dizem-me que o MDM escolheu para seu símbolo um galo e para seu grito o có-có-ri-có próprio dessa ave.
Esperemos que isso sirva para nos acordar da sonolência política em que estamos mergulhados desde há muito.
Estamos aqui para ver e fazer o nosso juízo.
E para, depois, votar de acordo com o que tiver sido esse juízo.
Um grande abraço para ti do

Fonte: CORREIO DA MANHÃ e retiado integralmente daqui

7 comentários:

Anónimo disse...

Ola,
É exactamente isso o que penso quando se diz que o Daviz nao ganhará as proximas eleiçoes, visto a sua candidatura ter sido muito em cima da hora, mas mesmo assim penso que deverá candidatar-se sim, ha muitos ganhos nisso e principalmente a possibilidade de fazer-se conhecer ao nivel nacional, que penso ser essa a fraqueza neste momento. E mesmo assim penso que poderá haver grandes surpresas...estas eleicoes prometem!

Voz da Revolucao disse...

Continuamos a achar que o Partido MDM é uma farsa entanto que agente de Mudança em Moçambique, porque senão vejamos:
1. É um Partido constituido maioritariamente por dissidentes de um outro partido Desorganizado;
2. é um partido dirigido por um Presidente que demonstra excessiva ambição pelo poder e não preocupação com os Moçambicanos. Isto porque em menos de 6 meses após vencer as eleições autárquicas aqui na Beira já se mete em candidaturas para a Presidência da república, como quem diz: O povo que se ****
3. É um partido rodeado por sanguessugas famintos avidos de um lugar na Assembleia da República, principalmente os que já lá estão e procuram recuperar espaço. Ainda veremos graves desinteligências no MDM quando for para eleição/indicação dos candidatos a deputados ;
4. o MDM é uma formação política precocemente parida, ou seja, um pau que nasce torto, ou seja, um nascido velho que morre novo.

voz da revolução

Jonathan McCharty disse...

O Machado da Graca, sintetiza bem as linhas directivas por que se deve orientar o MDM! Existe excelente campo de progressao! Se antes a "advertencia" era, "ter calma e nao avancar para a formacao do partido", hoje e' "nao concorrer agora"!

Como sempre defendi, "o MDM deve concorrer agora"! Do seu trabalho e' que dependera' o sucesso!!

Quando o partido surpreender com vitorias estrondosas (vai surpreender apenas os que ate' aqui insistem em ser zarolhos), o "conselho" dos nossos "amigos" talvez passe a ser que "se forme um GUN-Governo de Unidade Nacional, porque o MDM nao tem experiencia de governacao"!

Reflectindo disse...

Cara Gata, é isso mesmo, agora o caminho é para frente. Se cada um fizer a sua parte o MDM vai ser um sucesso.

Reflectindo disse...

Caro Voz da Revolucão, não sei qual de qual revolucão, pois na de 28 de Agosto no Chiveve, não participaste.

O que estás a dizer agora é o teu DESEJO tal igual foi da altura da candidatura independente de Daviz, mas ele foi vitotioso na mesma.

Reflectindo disse...

Caro Jonathan, boa interpretacão do discurso. O que alguns estão a ter fazer é o que Robert Merton chamou de "self-fulfilling prophacy". Está a se procurar uma forma de afugentar o eleitorado com discursos camuflados. Alguns querem justificar o seu conformismo, a sua indeferenca,

Anónimo disse...

Caro Voz da Revolucao: Penso que deve falar em seu nome, nao num colectivo. Acho que o Senhor e que pensa assim, e tem direito de pensar o que quiser, cada um tem direito a sua opiniao e a liberdade de expressao e pensamento. No entanto, nao nos queira confundir, pois acho que os predicados/adjectivos que atribui nos seus 4 paragrafos, se aplicam mais a Frelimo e alguns mesmo a Renamo. D. Simango, lider do MDM, e um homem de caracter, humano, carismatico, com valores morais e alto sentido de etica. Como bem diz o ditado: "filho de peixe, sabe nadar"... Infelizmente, seu Pai nao esta vivo para presenciar tudo isto, mas isso podemos agradecer a Frelimo e aos seus comparsas. Mesmo na divergencia, um abraco e fique bem! Maria Helena