segunda-feira, abril 13, 2009

MDM define estratégias para eleições

A Comissão Política Nacional do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) já está a definir estratégias para os pleitos eleitorais que se avizinham em todo o território nacional.

O partido liderado por Daviz Simango, actual edil da Cidade da Beira, esteve reunido sábado e domingo últimos, na cidade capital para, dentre outros aspectos, definir linhas de orientação para os embates eleitorais deste ano.

Falando ao “ O País” no fim da reunião de dois dias, Simango diz que o seu partido vai montar uma máquina de fiscalização célere dos próximos pleitos para evitar possíveis problemas eleitorais.

Num outro desenvolvimento, o presidente do MDM disse que a sua formação política está a criar condições para que o gabinete eleitoral seja operacional devendo estender o seu impacto até às estruturas locais. “A nossa intenção é garantir que estejamos em todos os actos eleitorais fisicamente a fiscalizar o voto que virá da população moçambicana.”

Simango disse ainda que “estamos a trabalhar para que o nosso Conselho Nacional de Jurisdição possa acompanhar todo o processo eleitoral.”

Falando no contexto das estratégias eleitorais, foi decidido na reunião que em cada província deverá estar afecto um membro da comissão política para desenvolver e supervisionar a agenda do partido à nível provincial, trabalhando em parceria com os delegados do partido nessas províncias.

Conselho Nacional do MDM reúne-se em Maio

No que tange à calendarização das actividades relacionadas com as eleições, o MDM vai realizar em finais do mês de Maio próximo um Conselho Nacional a ter lugar na província nortenha de Nampula. Na agenda desse conselho, está a apresentação das propostas de candidatos para os três pleitos que se avizinham, nomeadamente: eleições presidenciais, legislativas e provinciais.

O encontro do fim de semana serviu, também, de espaço para o balanço das actividades do partido desde a sua constituição nos dias 6 e 7 de Março passado. Por outro lado, o presidente do MDM apresentou o relatório do périplo feito à Europa, tendo apontado como o expoente máximo dessa viagem a formação de núcleos do MDM naquele continente.

Fonte: O País online

Sem comentários: