quarta-feira, abril 22, 2009

O discurso racista e tribalista de Nuno Amorim (1)

Nuno Amorim é um personagem que não sei se existe na verdade com este nome tal como é ou se pseudónimo, como muitos usam o anonimato e pseudónimos para manifestarem os seus comportamentos atípicos, tais como discursos racistas e tribalistas. Com muita certeza sei que já se fez passar por Orlando Jaime (antropólogo).

Depois de tanto tempo sem comentar nos blogs, Amorim acaba postando neste blog um comentário racista e tribalista que me obriga a escrever as minhas reflexões sobre a postura racista e tribalista de alguns cidadãos que a manifestam sob escudo da Frelimo. Eis o comentário em referência:

Nunoamorim disse...
"E nos do MDM vamos tentar implementar o nosso lema, Moçambique para os frustrados, ambiciosos ou os colonialistas como o José, que massacravam o povo Moçambicano. Por isso, a nossa primeira tarefa será ir a Europa e dizer aos patrões que estamos em processo de implantação e aproveitar pedir subsídios. Igualmente informo que a nossa comissão politica será maioritariamente composta por Brancos e Ndaus..."

Umas simples perguntas vão para o Nuno Amorim:

- O José é colonialista? Como é que o Nuno Amorim chegou a essa conclusão?

- O José e os supostos frustrados (frustrados de quê, afinal?) massacraram o povo moçambicano? Onde, quando e como?

- Quem são os Brancos e Ndaus de quem Amorim se refere?

13 comentários:

Nunoamorim disse...

Realmente quando se postam artigos fora do contexto, até parecem fazer sentido.

Antes de postares esse artigo não esclareceste que era uma sátira ao discurso do Daviz na Assembleia Constituinte do MDM, tal como o Jonathan fez sátira ao discurso do Guebuza na sétima reunião de quadros da Frelimo.

Afinal só vocês é que podem abusar? Quando são respondidos a letra começam a chora.

Afinal a sátira dói quando é contra nós!!!!!????????

Não chorem.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim,

Sátira???? Desde que comecaste a comentar nos blogs manifestando xenofobia foi sátira?

Vem as partes da série e tu vais explicando como é que o teu discurso racista é sátira.

Anónimo disse...

Nunoamorim,

Conheco-te perfeitamente e so nao revelo aos outros quem de facto es porque sei que tu nao pensas desta forma e nao quero portanto, queimar-te junto ao publico.

Podes crer que nao fica bem esse discurso vindo de ti mais ainda por aquilo que es e sao as tuas relacoes de amizade.

Por enquanto fico por aqui e espero que pecas desculpas ao publico pela besteira que cometeste.

Nunoamorim disse...

Anónimo,
Antes de começares com ameaças, era bom que procurasses entender donde partiu esse debate. Quando fora do contexto, as nossas percepções podem ser induzidas ao erro.

A minha sátira era em resposta a sátira que o Jonathan fez, neste espaço, ao discurso do Presidente Guebuza, quando estávamos a debater o artigo extras-quadros de Pedro Nacuo.

Passo a transcrever na integra a sátira do Jonathan:
"VAMOS CONTINUAR A IMPLEMENTAR O NOSSO LEMA DE 'MOCAMBIQUE PARA ALGUNS', POR ISSO VOTEM EM NOS, DE MODO A PROSSEGUIRMOS COM O SAQUE AOS RECURSOS DO PAIS"!
(EXCERTO DO DISCURSO DE GUEBUZA NA SETIMA CONFERENCIA DE QUADROS! O QUE APARECEU NA IMPRENSA OFICIOSA, FOI UMA VERSAO CENSORIZADA!)
Jonathan Macarthy, 21.04.09

Em resposta eu fiz o seguinte texto:

“E NOS DO MDM VAMOS TENTAR IMPLEMENTAR O NOSSO LEMA, MOÇAMBIQUE PARA OS FRUSTRADOS, AMBICIOSOS OU OS COLONIALISTAS COMO O JOSÉ, QUE MASSACRAVAM O POVO MOÇAMBICANO. POR ISSO, A NOSSA PRIMEIRA TAREFA SERÁ IR A EUROPA E DIZER AOS PATRÕES QUE ESTAMOS EM PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E APROVEITAR PEDIR SUBSÍDIOS. IGUALMENTE INFORMO QUE A NOSSA COMISSÃO POLITICA SERÁ MAIORITARIAMENTE COMPOSTA POR BRANCOS E NDAUS.
(EXCERTO DO DISCURSO DO DAVIZ NA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE DO MDM, O QUE APARECEU NA IMPRENSA FOI VERSÃO CENSORIZADA!)”

Ao retirar alguns excertos da minha sátira e não contextualizando as pessoas o porque do meu texto, o Reflectindo que induzi-los ao erro.

Se dizes que me conheces perfeitamente, então saberias que jamais faria aquele texto, porque não penso assim.

Antes de virem com cobras e lagartos, era importante que procurassem entender em que contexto foi feita esta frase. A não ser que entendas, tal como alguns bloguistas, que este espaço é so para criticas a Frelimo e ao governo do dia.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Só quem não sabe o que é uma sátira e não tem acompanhado os debates entre Reflectindo e Nuno Amorim é que pode levar isso a sério.

Já um anónimo tinha dito no blog do Professor Serra que há a sensação de que nesse espaço só devemos criticar a Frelimo. E que havia uma perseguição ao Mutisse e ao Nuno Amorim por defenderem verdades contarias.

Se for pela sátira, antes de criticarem ao Amorim, acho que deveriam censurar o Jonathan.
Por aquilo que li, parece que o Janathan disse que o Guebuza apelou que deveriam continuar com o saque aos recursos do Pais.

Juvenal

Anónimo disse...

NunoAmorim,

Sendo assim estamos entendidos. Estava a ficar preocupado e a nao entender essa outra forma de pensares diferente daquela que sei de ti.
Obrigado pelo esclarecimento.

Reflectindo disse...

Caro anónimo, podes te preocupar em aconselhar a Nuno Amorim. Pelo que tenho notado e isso mesmo vou apresentando no decorrer desta série, Nuno Amorim não comecou o seu discurso racista e tribalista com o artigo de Pedro Nacuo. O que ele escreveu lá é o cúmulo. Isso sim. É o cúmulo por fala de pessoa, o José.

Precisamos de uma análise profunda dos discursos.

O Jonathan falou de um ACTO que sem ir para muito longe pode-se provar neste blog. A diferenca entre o discurso de Guebuza e prática prova-se com o caso da Zauria Adamo.

Nada de justificar que agora o Nuno Amorim está a exibir o seu ELE em defensiva.

Volto brevemente com uma resposta ao Juvenal.

Reflectindo disse...

Caro Juvenal

Não podemos brincar com coisas sérias, coisas que até reunem países do mundo inteiro para debater. Racismo e tribalismo é uma questão séria, e no prosseguimento da série, tu verás que há gente que usando a capa da Frelimo está a expandir discursos racistas. Vou, como sempre apresentar dados.

Jonathan falou da corrupção e que de facto, apesar de tantos discursos de Armando Guebuza na luta contra a corrupção, nada de concreto ele MESMO faz. Ainda neste blog já escrevi quanto ao caso de Zauria Adamo. Se Juvenal é um cidadão atento já deve saber desse caso. Para além de um esforço, tendo denunciando o caso à Governadora de Maputo e aos deputados da bancada da Frelimo, Zauria Adamo fez uma denúncia num comício popular dirigido por Armando Guebuza, PR. Leia aqui e procure mais artigos a respeito ainda neste blog. E o Jonathan não tem razão? Quantos moçambicanos não concordam/concordariam com o Jonathan? O Juvenal não concorda com o Jonathan? Pode argumentar?

O discurso do Nuno Amorim é sátira? E sátira não merece análise? A sátira não tem significado?

Caro Juvenal, se o que o Nuno Amorim escreveu aqui é sátira, então ele começou isso no dia 27 de Novembro de 2008, pelo menos o que deixou registado a partir do blog da Ivone Soares. Pode-se ler aqui. Nuno Amorim nunca descansou com o seu discurso racista e tribalista e da última vez perguntei-lhe que era ELE e quem eram esses OUTROS (leia aqui). No tribalismo ele usa sátira de si mesmo e quiçá do seu partido, pois há casos que. merecem uma profunda análise neste Moçambique. Há cidadãos que são forçados a votar com base no tribalismo e regionalismo. Mais grosseiro ainda é proibir-se alojamento aos OUTROS. São factos registos e posso buscá-los de lá onde estão.

Seja como for, o Nuno Amorim ainda não respondeu as perguntas que lhe fiz. Concretamente:

- O José é colonialista? Como é que o Nuno Amorim chegou a essa conclusão? Acrescento: porquê é que o Nuno Amorim escolheu o José e não o Reflectindo, proprietário deste blog ou o Jonathan a quem diz que estava lhe replicar?

- O José e os supostos frustrados (frustrados de quê, afinal?) massacraram o povo moçambicano? Onde, quando e como?

- Quem são os Brancos e Ndaus de quem Amorim se refere?

Não concorda que haja perseguicão a quem quer que seja. Há discordância entre o que ele e os outros dizem. Eu tenho debatido com o Mutisse desde 2006 e sempre tenho lhe precisado exactamente pq temos diferentes pontos de vista politico. Sei que quando o respondo tenho que argumentar e ele e Matsinhe preciso para explicacões no campo jurídico. Se há o que impede a Mutisse é a disciplina partidária.

Mas Juvenal, entre Nuno Amorim e Júlio Mutisse a diferenca é grande.

Jonathan McCharty disse...

O Amorim, tem um problema que considero "grave", referente a falta de cultura de debate!
E isso e' notorio exactamente neste caso!! Se estamos a debater sobre "Quadros" que acambarcam tudo neste pais, a "ironia" do meu comentario nao so' faz sentido, como esta' conectada ao assunto em discussao!!

A aludida "satira" do Amorim, e' satira referente a que(?), a que tema concreto(?), em discussao onde(?). Os pontos que ele levanta, enquadram-se em que parte do artigo de Pedro Nacuo!

Agora, nao e' aparecer aqui com ataques claramente "racistas", "regionalistas" e "tribalistas" (que todo o mundo nao tem duvidas que estao patentes no seu discurso) e, quando lhe sao pedidas "satisfacoes", foge com o rabo da seringa e diz simplesmente, passando-se por "inocente", que esta' a responder a "satira" levantada pelo Jonathan!

Se achas que o teu argumento e' plausivel, tens que indicar "especificamente" onde se encontram excertos "racistas", "regionalistas" e "tribalistas" no meu anterior comentario!!

Nao podes pensar que estas a lidar com criancas por aqui, que apos atirar os teus argumentos "divisionistas", apareces com "rebucados" e "assumes" que esta' tudo bem!!

Quando eu falo em "saber debater" e' destas situacoes que me refiro! Ha' um tema em discussao e, e' sobre ele que nos devemos centrar, se tivermos algo a dizer! O assunto aqui e' o texto de Nacuo e os "Quadros" que acambarcam tudo! O Amorim quer nos dizer algo a esse proposito?? E' sempre bem vindo mas, saiba antes de comecar a teclar, "de que e' que se esta' a falar"!

Agora, responda-nos la' acerca dos "divisionismos" que andas por aqui a fomentar e que o Reflectindo muito bem foi buscar exemplos "elucidativos" que revelam a tua "reincidencia" nesta area!!!

Estamos a espera.......

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

Caro Jonathan, estou mesmo a espera de uma explicacão convincente de Nuno Amorim sobre os ataques racistas e tribalistas a José e Daviz. Com certeza Nuno Amorim não está sozinho a fazer discursos racistas e tribalistas em Mocambique e eu vou provando isso. O que causa indignacão para mim é como este tipo de discurso é estimulado ou pelo menos não é repudiado. Para as eleicões autárquicas houve editoriais que se decadicaram a ataque tribalistas. Logo que se cria o MDM, o discurso tribalista, já tem companhia com o racista. Mas como estou explicando na minha série, a coisa não comeca nem termina aí. O mais grave é termos um vice-ministro com o mesmo teor de discurso como se pode ler aqui.

Nunoamorim disse...

Infelizmente, e por motivos profissionais, andei algum tempo ausente. Mas foi bom porque dei espaço para que os censuradores (de tudo quanto seja contra ao MDM) aparecessem em peso.

Jonathan,
Indo pelo mesmo diapasão, estas a dizer que o Guebuza apelou aos quadros da Frelimo para saquearem os bens do estado?

Acho que falta de cultura de debate é dizer que os quadros da Frelimo reuniram-se para ouvir o seu presidente apela-los para o saque aos bens do estado. Esta frase não era chamada para o debate.

Reflectindo,
Estas livres para falares das tuas “verdades” sobre a Frelimo e deixa os outros livres para falarem das suas “verdades” sobre o MDM ou qualquer partido politico.

A sua luta titânica para censurar tudo que seja contra o MDM não terá sucesso.

Essa de te fazeres passar por anónimo camarada é original.

A diferença entre o discurso do Daviz e a prática prova-se com a composição da sua Primeira Vereação Municipal na Beira, a Composição da Comissão Política e do Conselho Nacional do MDM. Provavelmente será reforçada com a indicação do Secretário Geral.


Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Nuno Amorim, venha pra Beira para falares com conhecimento de causa.
Deixa de ser um pau mandado a serviço do MDM.
"MDM- Rumo a Vitória", é de se lamentar.
Um analista atencioso, não é capaz de chegar a essa promiscua conclusão, nem neste e muito menos no próximo mandato.
Tenho muita pena dos teus comentário...