sexta-feira, abril 17, 2009

Os slogans do MDM no discurso de Guebuza

Apenas uma cópia?

No seu discurso (aqui) de abertura da Conferência dos Quadros do Partido, Armando Guebuza usou os slogans CLARAMENTE do manifesto político do recém-criado partido, Movimento Democrático Moçambicano, MDM, cujo Presidente é Daviz Simango.

As expressões: “País Construído por Todos” e “Moçambique melhor para todos” usadas hoje pelo Presidente da Frelimo são próprias do MDM e estão identificáveis no seu manifesto político, no discurso de encerramento da Conferência Constituinte deste partido e noutros documentos, os quais se podem encontrar clicando aqui.

A pergunta é se isto é apenas uma cópia para confundir o eleitorado ou é algo mais???

8 comentários:

Jonathan McCharty disse...

Desde o primeiro momento que a Frelimo e a Renamo estao abaladas!
Dia apos dia, fica cada vez mais dificil esconder isso!
Estes partidos estao obsoletos e sem ideias proprias!
Isto ainda vai animar!

Jonathan McCharty disse...

A nivel do discurso politico neste pais, nao ha' duvidas que estas expressoes foram, pela primeira vez, introduzidas pelo MDM.

Anónimo disse...

O MDM não traz nenhum discurso nem slogan novo ao sistema democrático Moçambicano.
Até agora não foi possivel identificar a linha ideológica do MDM senão a Luta contra outros Partidos. Um Partido onde logo após a sua fundação, o líder vai apresentar o manifesto no exterior, como se o seu eleitorado estivesse lá.
Como é que um Partido que não tem abrangencia Nacional e que realiza uma Conferência Constitutiva apenas com residentes de uma única Provincia de Moçambique pode ter algo genuíno para Moçambique ?

Xana

Anónimo disse...

Realmente, os slogans usados por Guebuza sao fotocopia do original do MDM. Tanto a Renamo como a Frelimo sabem criticar constantemente o MDM, fingir que este movimento nao lhes causa qualquer tipo de ameaca, mas na realidade, temo visto um filme diferente. Penso que esta tambem e uma manobra de confundir o eleitorado iletrado. Maria Helena

Reflectindo disse...

Desculpa-lá, Xana! Deixa de fazer-te de um maluco. Afinal como é possível que um que diz ser da Beira vir dizer hoje que os 350 delegados à Conferência Constituinte do MDM vinham de uma única província? Qual província? Diz lá o nome dessa província!

As tuas mentiras só servem para destruir a Frelimo e mais nada. Propagandas mal feitas constituem perigo para quem as faz.

Mas para veres com os teus olhos, vou republicar ainda hoje o banner onde vem Mocambique para todos.

O manifesto e mais documentos estão no site do MDM, e com certeza já tanto leste no Diário de um sociólogo.

TU sabes e muito bem que o MDM está lá nos distritos, nas localidades. Externizacão é atitude dos frelimistas, mas isso não nos preocupa.

Contigo só converso porque a grande derrota tua e aqui no Reflectindo, deu-se no dia 19 de Novembro de 2008. Tu prometias derrota a Daviz e meu silêncio, não foi? Qual foi o resultado?

Reflectindo disse...

Bro Jonathan, de facto isto vai animar e bem. A única coisa a capitalizar é o facto de a Frelimo e Guebuza terem aprovado implicitamente o manifesto político do MDM. Este é um bom gesto.

Reflectindo disse...

Maria Helena, é verdade que o objectivo foi confundir o eleitorado iletrado e mesmo o letrado desde que não seja atencioso. Veja que se pode dizer que todos os políticos dizem a mesma coisa para no fim fazerem a mesma coisa. É aqui onde é preciso ser atento flexivel e se aprofundar.

A Frelimo está preocupada sim, mas com pequena manobra que nao preciso denunciar aqui.

JOSÉ disse...

Eu não quero ser masoquista, mas já estava com saudades das palhaçadas do Xano, precisamos de muito humor.
A tragédia do Xano é que possivelmente ele acredita nas suas proprias brincadeiras.

As manobras baixas dos frelos serão sempre denunciadas, doa a quem doer!