segunda-feira, maio 18, 2009

O MDM com órgãos directivos da sua Liga Nacional da Juventude

Segundo o jornal O País online, o MDM nomeu os órgãos directivos da sua Liga Nacional da Juventude.

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM), um partido político criado em Fevereiro último, nomeou e empossou, sábado último, em Maputo, os órgãos directivos da sua Liga Nacional da Juventude. Trata-se dos chefes nacionais de Mobilização (Fernando Samuel), Informação (Nelson Rafael), Administração e Finanças (Esperança Baptista João), Planificação e Estudos (Adelino Simão), Cultura e Desporto (Alcidio Augusto), bem como o chefe do Gabinete Nacional da Liga Juvenil, Ernesto Pedro.Na cerimónia, testemunhada por algumas dezenas de jovens, o MDM também nomeou e empossou os chefes adjuntos destes cargos. Leia + aqui

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens ao MDM por estar a implantar os seus órgãos, isso é sinal de crescimento. Acredito que para breve está agendado a nomeação da Liga Feminina.

Se perguntar não é ofender, gostaria de apresentar três questões.
A primeira era se o tal Lutero Simango, que empossou os novos quadros, é irmão do Daviz simango. A Segunda era se os estatutos do MDM preconizam que órgãos dessa natureza devem ser eleitos ou nomeados. Porque parece que até na Liga Juvenil da Renamo ha eleicoes. A última era se os partidos politicos não tem obrigação de ter a sede nacional na capital do Pais.

Juvenal

Laude Guiry disse...

Acho todas as suas questoes pertinentes, com excessao da ultima.

Tambem questionei-me sobre a transparencia na eleicao dos membros deste elenco e de outros tal como da liga da Frelimo, Renamo, PIMO (se existir?!!!), do CNJ ou SNJ nao sei qual e da agora novo parlamento juvenil. Obrigado pela informacao concernente a Renamo, eh motivador saber que existe democratica a nivel juvenil.

Mas a simples realizacao de eleicoes nao preconiza democracia. Eu li sobre negociatas durante o processo eleitoral da liga juvenil (SNJ ou CNJ) e do parlamento juvenil, e foi muito triste, digo tal realizacao.

Reflectindo, talvez devesses escrever algo sobre tal ... bue interessante ... eu tenho muito pouco acesso a factos.

Quanto a necessidade de sede em Maputo, eu acho isso muita injustica. Apesar de ser do Sul, e ter vivido toda minha vida jovem em Maputo, eu nao acredito que Mocambique possa desenvolver se as polarizacoes economicas e politicas subsistirem ... temos que dar chances as provincias ... por um Mocambique unido e unico.

Anónimo disse...

Concordo consigo Laude, mas uma coisa é o que a lei preconiza e outra é aquilo que deveria ser.
A minha questão é se não existi uma obrigatoriedade de lei para que os partidos politicos tenham a sede na capital do país.

Se a lei preconiza que os partidos tem de ter a sede na capital do país eu discordarei, mas como bom cidadão terei que respeitar.

Juvenal