quinta-feira, junho 04, 2009

Laude Guiry responde a Nuno Amorim


“Vantagens do multipartidarismo e a razão do cidadão exercer o seu direito de voto”
A opinião de Laude Guiry, propietário do blog África é o centro do conhecimento, neste debate aqui

Caro Nuno Amorim

Será que a revolução do MDM está sendo organizada a partir do exterior, tal como foi organizada a da Frelimo? Questão do Amorim

Quem me dera conhecer um lider politico aqui no blog. Até acho que seria positivo para lideres como o Afonso Macheta Dhlakama, Armando Emilio Guebuza, Deviz Simango, Maximo Dias, Yacub Sibindi escreverem constantemente em blogs ou paginas de internet pessoais, para que intelectuais como eu, tu e o reflectindo possamos defender com maior paixão o pensamento de lideres que pensam!!!

Mas para melhor responder ao seu comentário, deixa-me dizer que não pertenço a partido politico nenhum (ainda), e é errado conotar o pro-pluralismo com o anti-partidarismo.

Do MDM só sei o que vejo na mídia. Os lideres e membros do MDM (concluo) parecem vir de diversos polos de Moçambique e parecem oferecer soluções diversas e alternativas para Moçambique.

Amorim, estas a ver o efeito que a entrada da Vodacom teve para Moçambique? A Mcel começou a oferecer bonus e promoções para a esquerda e para a direita. Começou a pedir desculpas quando a rede falhava no final do ano, e melhorou a sua rede, tentou cobrir todo país e não só zonas francas. Começou a investir em programas sociais e culturais, malta financiar a escolas, ONGs, a Ziqo Maboazuda, Mc Roger e Sukuma. Foi benéfico para o consumidor, porque eu não sou daqueles de dar terceira chance, quando a Mcel meteu água pela terceira vez eu bazei pra vodacom. A Vodacom (MDM), mesmo que não levada a sério na sua fase embrionária trouxe beneficios para o país, directa e indirectamente, introduzindo sistemas modernos e forçando a Mcel (Frelimo) a responder imediatamente aos problemas reais da população. Mas olha a Mcel continua lider, e ninguém quer que não seja.

Agora caro Nuno, numa analogia contrária, veja o que aconteceu com o mercado da cerveja, quando a 2M foi autorizada a comprar a Laurentina. A Laurentina (Renamo) ficou menos agressiva, só ficou no mercado porque interessa a 2M (Frelimo) mostrar que ela é melhor que a Laurentina. Parou o desenvolvimento da Laurentina (Renamo), parou o desenvolvimento da 2M (Frelimo), e o consumidor perdeu. Eh ou não eh?

Eu não afirmei categoricamente em que a MDM não tem estrutura ... eu opinei criticamente uma hipotese “o partido parece tar com falta de estrutura a nivel nacional” ... e disse que qualquer partido com as ambições nutridas por este, tem que melhorar a sua paquera.

Disseste que “pensaram que o MDM fosse um partido sério” ... eu não sei se eles são sérios ou não ... A razão pela qual volto sempre ao blog do Reflectindo assenta-se no facto dele muitas vezes escrever de forma realista, idealista e factual. E o MDM parece oferecer o mesmo para o seu eleitorado. O MDM foi-me apresentado como um movimento de esperança. Tal como o Obama era criticado (e duvidado) pela falta de experiência, mas ele oferecia esperança.

Nuno, tu não passas a tua mensagem bem criticando a oposição mas apontado as suas qualidades, ao mesmo tempo que admitindo as suas deficiencias (desde que estas sejam comuns a todos).
Caro Nuno Amorim (pt 2)

A qualidade de um partido não assenta-se na capacidade de gerar discursos demagogos ou de mobilizar fantoches para comicios. A qualidade de um partido assenta-se nas promessas reais, idealisticas e baseadas em factos que este oferece.

Então, eu quero acreditar que o MDM, o IPADE, o partido verde, etc podem fazer a diferença em Moçambique, desde que sejam a Vodacom e não a Laurentina.

Entenda o que eu disse: eu não quero um parlamento sem a Frelimo, sem a Renamo ... eu disse que seria positivo um parlamento com o MDM. Talvez não serei eu a leva-los para lá, porque a Frelimo vai a tempo que conquistar o meu voto, mas talvez sejam. (Eu tenho a certeza que não voto pelo PIMO)

Agora, meu camarada de solo, mar, ar e sol, Nuno Amorim ... sabes porquê tu só mencionaste a Renamo quando defendeste o pluralismo. Porque tu achas que nós temos que ter opções de cerveja à beber, mas só temos que beber a 2M e a Laurentina. Vi um blog que considerou isso pluralismo bélico ou qualquer coisa parecida.

Enquanto Marringue continuar a norte do Save, lá pelas bandas do chiveve, a Renamo continuará mais um amigo do que inimigo. A Frelimo está garantida que nenhum intelectual que se preze irá associar-se a tal partido. A Renamo irá autodestruir-se mas a Frelimo irá previnir que esta declare falência ... irá financiar a sua sobrevivência.

Concordo consigo que a Renamo ainda é a principal oposição no país, mas Dhlakama?!!! Ele talvez representa a única opção mas não esperança.

Concordo consigo quando dizes, por linhas tortas, que em tempo de paz nenhum partido com ambições nacionais deve ser dirigido apartir do estrangeiro. Mas existe alguma evidência de tal. Nuno se provares que o MDM está sendo dirigido apartir de fora de Moçambique, o MDM perdeu o meu voto. Agora se disseres que a Frelimo é contra qualquer Moçambicano que vive fora do país e tem interesse na politica Moçambicana então a Frelimo perdeu o meu voto – mas espera ai, tu não determinas a politica da Frelimo, tu não és Frelimo, és apenas um simpatizante – a Frelimo não será punida pelas tuas palavras – serei objectivo e não subjectivo.

Reflectindo perdoe-me pelo tamanho do texto, olhe que é bem menor do que as ideias que diambulam pela minha cabeça.

A proposito do tema de direcção apartir do estrangeiro ... não terá sido a reacção do consulo americano, evidencia suficiente de que o partido da Maçaroca saiu da linha de comando?!!! Digo não respeitou as ordens da direcção histórica?!!!

Junho 04, 2009

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu tambem acho que o MDM apresenta a esperanca de que todos precisamos para construir um Mocambique democratico para TODOS. A Frelimo ja provou que, ao longo de 34 anos de governacao, nao conseguiu nada, o povo mocambicano vive no limiar da pobreza e sem as minimas condicoes de assistencia medica ou uma habitacao condigna. Maria Helena