quinta-feira, junho 04, 2009

O MDM forma fiscais

O MDM já está a executar uma das mais importantes acções do processo eleitoral em Moçambique – a formação de fiscais que acompanharão também o recenseamento eleitoral.

Segundo o O País online, O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) iniciou esta semana, na cidade da Beira, a formação de mil e quinhentos fiscais para o acompanhamento do recenseamento eleitoral na capital provincial de Sofala, um evento que vai decorrer em todo o país do dia 15 de Junho a 29 de Julho.

Daviz Simango, o Presidente do MDM, informou ao O País que o partido quer controlar o recenseamento eleitoral, que é crucial para um processo eleitoral, que se pretende justo e transparente no país. A formação de fiscais terá réplica em todo o país, sendo que Nampula e Niassa já formaram os membros do MDM que vão monitorar o censo eleitoral, e paralelamente a isso decorre a formação de formadores distri¬tais de fiscais.

Fonte: O País

3 comentários:

Nelson disse...

Aqui esta mais uma diferenca entre o MDM e a RENAMO. Em vez de ficar sentado a sobra da bananeira para depois reclamar fraude o MDM vai desde cedo tomar passos que lhe permitam "controlar" as coisas.

Reflectindo disse...

Sem dúvidas, Nelson. A Renamo apesar de ter recursos para custear a formacão fiscais, não o faz. Para as eleicões municipais e as provinciais que eram previstas para para 2007, o líder andou a enganar que confiaria em ex-guerrilheiros que disparariam para todos os lados. E o que é que aconteceu? Não houve fraudes comprovadas por exemplo na Ilha de Mocambique e Nacala-Porto? Eu desconfio que a MAIOR FRAUDE se faca realmente em tempo antes e muito antes mesmo da votacão e isso pode ser no recenseamento eleitoral.
Mas a questão não respeito só à Renamo que pelo menos já teve e pode ainda ter gente que gostaria que fraudes não se dessem. A questão é em outros partidos que se intitulam da oposicão, mas que nem um observador têm pelo menos no dia da votacão. Entretanto, são os primeiros a declararem que as eleicões foram justas, livres e transparentes. Mas o que declaram é o processo eleitoral ou a sua derrota?

Anónimo disse...

Acho louvavel o MDM estar a apostar na formacao de fiscais para acompanhamento do recenseamento eleitoral. Mesmo que sejam detectadas irregularidades, nao sei se a verdadeira justica sera feita ou a lei devidamente aplicada. Sou muito ceptica a linha de conduta da Frelimo, que sempre provou ser vigarista e corrupta. Maria Helena