domingo, julho 19, 2009

CARTA ABERTA A SUA EXCIA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, ARMANDO EMÍLIO GUEBUZA

ASSUNTO PONTE SOBRE O RIO ZAMBEZE

EXCELENCIA

Vimos por este meio felicitá-lo bem como ao seu executivo pela conclusão atempada da construção da Ponte sobre o Rio Zambeze.
Para um país como o nosso, com elevados índices de pobreza, construir-se em tempo recorde uma obra desta envergadura, e sem margem de dúvidas motivo de orgulho do seu executivo bem como de todo o povo moçambicano. Representa o espirito de sacrifício, dedicação e sabedoria do nosso povo.
Desenhada para uma extensão de 2.3 quilómetros, a ponte sobre o Zambeze é dotada de duas faixas de rodagem, bermas e passeios em cada lado. Compreende, por outro lado, 13 metros de gabarito (altura) no leito do rio, para permitir a navegação do seu canal mesmo no período de cheias de grande magnitude para uma escala entre um e 20 anos.
Este projecto, orçado em cerca de 80 milhões de euros, financiados pela Comissão Europeia em 25 milhões, 20 do Governo italiano, 18.312 da Suécia e perto de nove milhões injectados pelo Japão contou com a contribuição do governo moçambicano em cerca de 12 milhões de Euros.
A obra empregou cerca de 346 trabalhadores, sendo 280 nacionais e 66 estrangeiros. Toda a tecnologia nela aplicada é de ponta a nível do continente africano, destacando-se a viga de lançamento para a construção do tabuleiro que se move de vão em vão sem mudança do respectivo comando. Isto, segundo os entendidos na matéria, permite que não se verifique interrupção dos trabalhos mesmo no período das inundações.

EXCELENCIA
Este emprendimaendo que ficou conhecido por Ponte da Unidade durante a sua construção, a majestosa infra-estrutura que liga o Centro e o Norte de Moçambique, deverá, segundo informação tornada pública chamar-se Ponte Armando Guebuza, isso a partir de 1 de Agosto, data da sua inauguração.

A informação foi tornada pública, na Beira, no dia 1 de Julho de 2009, pelo Ministro das Obras Públicas e Habitação, Felício Zacarias. Este justificou a decisão alegando que o actual Chefe do Estado demonstrou grande empenho no desenvolvimento do país, sobretudo no sector das estradas.
Para quem conhece todos os projectos ROCKS (estradas e pontes) financiados pelos parceiros de cooperação sabe que o empenho do governo nas estradas e pontes vem desde o governo do Presidente Chissano. Por isso, esse argumento não procede.

Por conseguinte, nós, os abaixo mencionados,
Cientes do esforco que o governo desempenhou na angariação de recursos para que este sonho virasse realidade,
Convencidos da importância estratégica deste emprendimento na consolidação da unidade nacional,
Imbuídos do mais profundo sentido patriótico,

Vimos por este meio apelar a V. Excia para que, por razões éticas e de justiça, não aceite a “proposta” avançada pelo Ministro das Obras Públicas e Habitação, no sentido de a ponte sobre o rio Zambeze ostentar o seu nome!

Fazemo-lo porque achamos que esta atitude desvirtua o sentido da ponte, que se pretende de UNIDADE NACIONAL.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ficaria boquiaberta se essa carta obtivesse a resposta pela qual os assinantes anseiam.
Maria Helena

Reflectindo disse...

Até porque seria mais uma propaganda política se ele viesse a recusar.

Olha, Maria Helena, a partir disto podemos analisar muita coisa: Guebuza, sociedade civil, governo, Partido frelimo, etc, etc,

Anónimo disse...

sem comentarios do meu lado

so q nao faz sentido guebaz nao um grande heroi pra isso

Anónimo disse...

Porque é que estas cartas só surgem depois de as decisões serem tomadas ?

Boavida

Reflectindo disse...

1. Para a decisão não houve consultas a quem quer que fosse;

2. A decisão é MÁ, segundo a maioria, pelo menos os que têm deixado a sua opinião por escrito em muitos fórum.

Anónimo disse...

Olha, eu concordo que a decisão seja má, digo isto porque, não faz sentido nenhum a ponte ostentar o nome do nosso actual presidente tendo em conta que este projecto da construção da ponte sobre rio zambeze foi desenhado na época do saudoso Eduardo Mondlane,o arquitécto da unidade nacional,tendo sido declarado 2009 o ano Eduardo Modlane, nada mais justo que fazer mais uma homenagem em grande estilo a esta grande figura sem tirar mérito ao Guebuza e seu executivo. Até que serviria de estratégia para ganhar mais pontos nas eleições que se avistam