sexta-feira, julho 31, 2009

Carta a um caro e estimado amigo e camarada sobre a segunda Travessia do Rio Zambeze

Por Carlos Nuno Castel-Branco

Maputo (Canalmoz) - Levantou-se um debate polémico em torno do nome da ponte sobre o Zambeze. Nem outra coisa seria de esperar, dados quatro factores: (i) o nome escolhido (o do Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, controverso pelos seus métodos de governação e ligações activas com o mundo de negócios); (ii) o contexto político em que o nome foi escolhido (fim de mandato de uma governação absolutista, com um ambiente de crescente lambe-botismo e carreirismo e crescente culto de personalidade, conjugados com o ciclo eleitoral em que nos encontramos); (iii) a forma como a escolha foi feita (a única, ou uma das raríssimas sessões do Conselho de Ministros não presididas pelo PR neste mandato, em que foram rejeitadas opções claramente mais neutras e unificadoras sem qualquer justificação aceitável; seguida da declaração de irreversibilidade da escolha, a qual, por si só, é um reconhecimento de que existe um problema com a escolha); e (iv) o significado e o simbolismo histórico da travessia do Zambeze (esforço colectivo de gerações de Moçambicanos combatentes libertadores, simbolizando que enquanto o colonialismo tudo fez para impedir a travessia do Zambeze, os Moçambicanos livres e combatentes tudo fizeram para promover a justa e livre travessia desse majestoso Rio).
Nas várias mensagens sobre o nome da ponte do Zambeze que já recebi, não há nada que justifique a atribuição do nome de Armando Emílio Guebuza (AEG) à ponte. Há uma cantilena sobre o significado da ponte, outra sobre os feitos recentes do grande timoneiro, mas não existe a mais pequena relação lógica entre as cantilenas e o nome da ponte. Provavelmente, para a maioria das pessoas o que interessa é que haja uma boa e sólida ponte e cada um usará o nome que quiser. No entanto, há algumas considerações que gostaria de fazer usando o debate sobre o nome desta ponte como pretexto.
Historicamente, a travessia do Rio Zambeze tem sido fundamental na nossa vida. A travessia do Zambeze pelos guerrilheiros da FRELIMO foi um dos marcos fundamentais na construção da vitória sobre o colonialismo português. Por isso, até temos ruas, praças, escolas, etc., que se chamam “Travessia do Zambeze”. Mais uma vez, com a ponte a inaugurar em breve, a travessia do Zambeze será um marco histórico na unificação física do território nacional e na reafirmação e consagração da integridade territorial. Enquanto o colonialismo português tentou, com Cahora Bassa e com o colonato, impedir a travessia do orgulhoso rio Zambeze, a vitória do Povo Moçambicano permitiu a construção de uma ponte para facilitar e promover essa travessia. Essa vitória, construída por milhões de heróis, foi sendo erguida em torno de eventos históricos como a travessia do Zambeze para Sul. Portanto, a ponte sobre o Zambeze tem valor e simbolismo histórico que de longe ultrapassam o nome de qualquer pessoa viva ou morta. A ponte sobre o Zambeze estava inscrita nas directivas económicas e sociais do III Congresso, foi reafirmada no IV Congresso, planificada e orçamentada no mandato do governo anterior (1999-2004), executada no actual mandato (2005-2009). Portanto, se fosse dado um nome presidencial a essa ponte, acho que ela se deveria chamar “Eduardo Moisés Alberto Guebuza”.

Clique aqui para continuar a ler!

2 comentários:

Anónimo disse...

Este novo democrata foi, no passado recente, um esforçado funcionário do temido Departamento de Política Económica, dirigido por Marcelino dos Santos, no Secretariado do Comité Central do Partido da Vanguarda.

Entre as funções deste Departamento avultavam as seguintes: (i) levar a luta de classes até às últimas consequências na economia, o que passava por promover a hegemonia económica daquilo a que então se designava por Propriedade Social sobre os Meios de Produção. Os fusilamentos enquadravam-se dentro do conceito da luta de classes; (ii) Garantir a prevalência da ditadura do proletariado nas relações económicas, sociais e políticas dentro do país.

É realmente triste quando a CIDADANIA, a VIRILIDADE da nação tenham que ser representados por pessoas como o Camarada Castelo Branco.

O Departamento de Política Económica exercia uma vigilância repressiva sobre as empresas estatais. O funcionário encarregue da fazer as sindicâncias que, depois, resultavam em demissões humilhates de quadros MOÇAMBICANOS honestos era este Castelo Branco. Perguntem a Chico Francisco como saiu da Geomoc.

Este tipo de pessoas devia ter vergonha na cara.

Anónimo disse...

deves ser um verdadeiro louco, caro anonimo. Guebuza nao matou?
2024, operacao producao, campos de reeducacao, quem liderou? vc?