terça-feira, julho 07, 2009

MDM inaugurou ontem Sede Nacional em Maputo

Maputo (Canal de Moçambique) – “Acabamos de efectuar um dos momentos mais esperados na nossa organização, que é a formalização da Sede Nacional de MDM, dando assim o passo decisivo da nossa existência e reafirmação política que temos uma palavra no cenário politico nacional, com maior destaque nas eleições que se avizinham”. São palavras da Dra. Alcinda da Conceição, membro da Comissão Política do partido liderado por Daviz Simango, ao discursar ontem na inauguração do escritório central na capital moçambicana.
A sede nacional do MDM está instalada no Prédio Cardoso, na baixa de Maputo, ao lado da Feira Popular na Av. 25 de Setembro.
Recentemente o MDM inaugurou a sua sede na cidade de Maputo, no bairro de Chamanculo.
Na cerimónia tomaram parte vários políticos, designadamente Maria Moreno, Ismael Mussa, Carlos Jeque, Manecas Daniel, Lutero Simango, Dionísio Quelhas, João Colaço.
O presidente do MDM não esteve presente na ocasião.
Hoje o MDM formaliza a sua inscrição na Comissão Nacional de Eleições para concorrer em todas as eleições de 28 de Outubro próximo.
“O MDM, é um Partido político com dimensão nacional, identidade própria e a voz dos Moçambicanos que acreditam na necessidade de mudança, capaz de tornar Moçambique num país para todos. Temos uma missão, visão e valores por defender. A nossa missão como força política é de conquistar o poder politico democraticamente estando presente em todos os órgãos soberanos e democraticamente constituídos através do voto dos Moçambicanos”, disse Alcinda da Conceição.
No acto esteve presente o mandatário nacional do MDM, José Manuel Sousa.
Alcinda da Conceição apelou na ocasião para que “cada Moçambicana e Moçambicano na idade de votar possua o cartão de eleitor” e aflua “em massa aos Postos de Recenseamento Eleitoral”.
“Temos uma visão para Moçambique. Queremos uma nação forte, próspera e desenvolvida. Queremos ter uma economia que gere emprego e desenvolvimento. Queremos ter um povo saudável e uma juventude actuante. Queremos ter uma sociedade onde as mulheres jogam um papel decisivo e são valorizadas de acordo com as suas competências e capacidades. Queremos uma sociedade que valorize de facto os combatentes da libertação nacional e da luta pela democracia. Queremos que os nossos impostos sejam devidamente geridos e impulsionem o desenvolvimento. Queremos que as infra-estruturas, a água e a energia sirvam de factores de desenvolvimento. Queremos uma política adequada de habitação para o nosso povo. Também queremos garantir um sistema de fiscalização e prestação de contas dos fundos públicos e das doações internacionais ao nosso Orçamento do Estado”, acrescentou Alcinda da Conceição numa espécie de esboço de manifesto do seu partido que, segundo ela “vai participar nas eleições Presidenciais, Legislativas e das Assembleias Provinciais”.

Fonte: Canal de Moçambique

56 comentários:

Nunoamorim disse...

Cordias saudações,
para quando as eleições internas para escolha dos candidatos a deputados?
Sendo o MDM um partido que se diz democrático, espero que os candidatos a deputado sejam democraticamente escolhidos. O contrário far-no-á pensar que é a continuação da Renamo, onde os candidatos são escolhidos segundo a vontade do lider.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Camarada Amorim,
pensa mesmo que nós fizemos de facto eleicoes ou simulamos fazer para ingles ver? Senao vejamos:
O processo de votacao dos candidatos a deputado na cidade de Maputo terminou por volta das 11 horas e as urnas foram recolhidas para que a comissao mandatada pela comissao política pocedesse a contagem dos votos apurados. Estanhamente somente por volta das 18 horas, ou seja, sete horas depois é que fomos comunicados do resultado da votacao. Será que precisamos de ste horas de tempo para contar pouco mais de duas dezenas de votos? Porque nao contar os votos logo depois de encerrada as urnas e na presenca dos candidatos e anunciar no local os resultados?
Nao lhe parece que as nossas fraudes comecam em casa?
Isto esta a ficar insuportável....
Nao tarda a comecarmos a debater em público muita sujeira. Deixem os outros em paz e tenta lutar para melhorar primeiro a nossa democracia interna.

Nelson disse...

"O contrário far-no-á pensar que é a continuação da Renamo"

Ja se pensou muita "merda" em torno do MDM. Ja se pensou por exemplo que o MDM "é a continuação da Renamo", que o MDM apenas existe na Beira e ou nos centros urbanos.
Camaradas, se o futuro do MDM dependesse do pensamento dos "pensadores" ca de fora, o MDM "ja era", ha muito que ja tinha deixado de existir pois um dos pensadores chegou a dizer que o MDM nao sobreviveria porque tinha uma "genese patologica".
Vamos pensando, bem ou mal do MDM enquanto ele(MDM) vai inaugurando suas sedes aqui e ali, vai realizando suas reunioes, comicios, vai existindo um pouco por todo Mozambique como eu disse, felizmente o MDM nao depende do que se pensa por ai.

Júlio Mutisse disse...

Nelson, eu fui dos que torci o nariz à ideia de se criar um partido. Pensava, na altura, que o Daviz tinha que consolidar o apoio que as gentes da Beira tinham demonstrado, devolvendo tal apoio com muito trabalho, dedicação, sacrifício, etc.

Confesso que, para além de escalas em viagem para outros locais, ainda não visitei a Beira depois das últimas eleições para ver o salto em frente depois dos primeiros 100 dias.

Mas há reclamações. Isso pode não ser bom. Pode ser mau sinal.

Não quer o parágrafo anterior significar que eu tinha razão nos meus prognósticos de há meses. Mas, convirá que zumbidos não são bons.

Quero e espero que o MDM seja diferente e se constitua como alternativa a bem da democracia em Moçambique.

Este é um ano especial. De eleições. Que exemplo nos dará o MDM de um mecanismo de escolha dos seus representantes? Até agora sabemos que a FRELIMO elege os candidatos a Deputados a partir da base, na RENAMO são indicados pelo régulo, digo, Presidente e o MDM? Como faz?

Se calhar é essa curiosidade de saber como o MDM fará que espevita o meu camarada Nuno Amorim (não o conheço pessoalmente , mas isso não importa); é também a curiosidade que tenho.

Pode ser que me remetam aos estatutos do partido mas, não basta. É necessario ver para crer que as coisas vão funcionar dentro dos ditames democráticos que devem nortear os partidos. Mas é evidente que a democracia não se regerá da mesma forma em todos os partidos; a forma de eleger os candidatos a deputados não será, de certeza similar no MDM e na FRELIMO. O que me interessa é saber se o MDM que se expande (só assim justifica a inauguração de sedes) segue o que os seus membros aprovaram como guião de conduta.

Estarei aqui para vos dar os parabéns se assim for, ou para expressar a minha decepção se assim não for.

Nunoamorim disse...

Caro Júlio Muthisse,
tens razão quando dizes que há reclamações relativamente aos primeiros 100 dias do Daviz.

Segundo o Savana e o Boletim sobre o processo político em Moçambique, dois órgãos que tem sido bastante favoraveis a Daviz, a qualidade de Governação no Municipio da Beira baixou muito.

Os Beirenses reclamam o facto do seu edil dedicar maior atenção ao seu projecto politico em determento da edilidade.

Para não serem induzidos a pensar que é o produto da minha avaliação, transcrevo, na íntegra, o artigo patente no BPPM.
"No seu primeiro mandato (2004-2008), o edil da Beira, Daviz Si-mango, foi premiado por vários organismos internacionais por boa gestão e liderança municipal.

Ao fim de 4 meses de governação, a qualidade da governação baixou comparado com igual período do primeiro mandato. Há uma progressiva degradação das estradas asfaltadas ou terraplanadas. Os buracos estão a deixar evidente a falta de manutenção das rodovias, ao mesmo tempo que numerosas ruas de terra batida, sobretudo na zona industrial dos Pioneiros, Alto da Manga, Manga Mascarenha, Inhamudima, Macúti e Maquinino, estão a dar lugar ao capim, que as torna intransitáveis. Por exemplo, na zona da Manga as ruas 3.251, 3.266, 3.303 (antiga rua seis), 3.326, 3.332, 3.333, 3.321 e 4.018 estão completamente mergulhadas numa sucessão de buracos. O mesmo acontece com as ruas do Algarve e Comandante Diogo de Sá, nos Pioneiros; a rua Capitão Pais Ramos, no Esturro, ou as ruas Aires de Ornelas, Companhia de Moçambique e Belgrado da Silva, na Baixa. Na Chota, o prolongamento da avenida 24 de Julho está péssimo. Nem mesmo a avenida Eduardo Mondlane, cujas obras de reabilitação começaram em meados do ano passado, com promessa de terminarem em poucos meses, conseguiu até agora ser exemplo de trabalho feito: a conclusão dos trabalhos não se vislumbra para tão já!
Paralelamente às estradas, há o problema do lixo, que já fica acumulado durante vários dias nos passeios (como se pode verificar na avenida Armando Tivane ou na rua Companhia de Moçambique), contrastando com a situação que se registava, por exemplo, há dois anos. A recolha agora é menos regular. Os vendedores de rua, que o Conselho Municipal da Beira se comprometeu a eliminar, através da indicação de espaços apropriados para a instalação dos mesmos, continuam a ser uma dor de cabeça tanto para a circulação de peões nos passeios (vejam-se os exemplos da rua Correia de Brito ou avenida Armando Tivane) como de automobilistas.

O presidente do Conselho Municipal diz que a autarquia não tem dinheiro próprio para custear as obras de reabilitação das estradas. Isto é verdade mas há o problema de ausências, por causa do trabalho politico do edil que é também o presidente e candidato presidencial do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Podia ser diferente se o edil tivesse mais tempo para se dedicar ao município? Provavelmente os meios fizessem mais diferença que a presença em si.”

Anónimo,
não vou entrar no seu debate demagógico, so quero saber qual será o macanismo que o MDM irá utilizar para escolher os seus candidatos a deputados.

Que eu tenha visto, a STV entrevistou o Frangulis e outros notáveis que foram excluidos e eles salientaram que não estavam amurgurados porque foi um processo transparente. Frangulis é conhecido por dizer aquilo que pensa.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Caro anónimo

Obrigado por em resposta a Nuno Amorim, nos trazer aquilo que não sabiamos. Juro que eu não sabia como o processo foi feito em Maputo. Trazes uns factos que o Nuno Amorim, quiçá o meu amigo Júlio Mutisse podiam desmentir.

O engraçado agora é que o Nuno que provocou chama isso de demagogia sem conseguir nem tão pouco contra argumentar, senão recorrer o que António Frangoulis desse na STV, isto é publicamente.

Mais uma vez, muito obrigado.

Reflectindo disse...

Caro Mutisse

1. Porquê não podemos te remeter aos estatutos do partido? Não é a base do funcionamento dum partido?

2. Lamento que tenhas entrado na demagogia do Nuno Amorim sem sequer te dares aos trabalho para analisar o que está em questão. Qual é o problema essencial? Será que o amigo Mutisse não sabe que o MDM faz hoje e exactamente hoje quatro (4) meses? Como querias que o MDM procedesse na candidatura dos deputados que coadunasse com o curto tempo da sua existência e os órgãos até aqui instalados?

3. Porquê ao falares do MDM, entras logo nas questões do Município da Beira, sugerindo que Daviz devia se dedicar apenas para o CMB? Afinal, dirigindo o MDM não se pode ver que Daviz Simango está ainda a contribuir grandemente para este país chamado Moçambique? É para Daviz recuar? Que lograria o país, o nosso processo democrático, se Daviz recuasse?

4. E se eu disser que Armando Guebuza não devia se candidatar que é para tratar dos 42 municípios que não registaram nenhuma evolução nos primeiros 100 dias e alguns, desde as primeiras eleicões autarquícas de 1998, o que me responderás?

Meu amigo, coloquei todas estas questões para um exercício de reflexão. Não vejo a razão do teu contínuo desejo que Daviz devia se acantonar na Beira. Pelo menos, agora podias dizer outra coisa porque seja como for, todos nós sabemos que o MDM em curtíssimo tempo está a ganhar o terreno. Há calendário que não depende do MDM e este não tem que fazer outra coisa que acompanhá-lo – são as eleições proclamadas para o 28 de Outubro; O MDM não realizou ainda as conferências provinciais, distritais, etc., formando assim os conselhos provinciais e distritais, etc. Podem-se adiar as eleições para dar tempo a este jovem partido – partido jovem também? Sei que a resposta será não e o MDM tem que se desdobrar para estar lá para competir seriamente. É urgente para o partido a angariação de membros os quais vão ter oportunidade para participar democraticamente na estruturação do partido. A fiscalização do recenseamento e das eleições, elaboração e divulgação do manifesto, angariação de fundos, construção de instalações para o bom funcionamento do partido, são prioridades.

Por último, a selecção de deputados, incluindo as regras, foi tratada na sessão alargada do Conselho Nacional realizada exactamente há um mês na cidade de Nampula. Foi um assunto tratado democraticamente e é do conhecimento de quem pergunta. O MDM vai fazer tudo o que consegue de acordo com o tempo que tem.

Reflectindo disse...

Caro Nelson

O que posso mais acrescentar? O Nuno Amorim tem muito medo do MDM e já isso expressou desde que este partido se fundou.

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim

1. Quando é que saiste da sala de reanimação? Precisas de sofrer assim?

2. Será que preciso de te responder? Não preciso porque perguntas sabendo que o MDM não tem de semelhança no que dizes. Afonso Dhlakama disse e tu mesmo tens dito que os semelhantes são a Frelimo e Renamo – Frenamo.

3. Diz de como está o município de Nampula! Não achas que Nampula precisa de Guebuza para acabar com os buracos que já têm barbas brancas?

4. Por favor, responde o anónimo que está a dizer coisa muitíssimo importante e preocupante. Frangoulis não disse nada sobre o que o anónimo contou. Foste tu que começaste o assunto num tema que nada tem a ver.

5. Não me importa a “batota” entre os camaradas (até podem ser eleições limpas), mas a mim, o que preocupa é se os membros da Frelimo que forem eleitos se seguirão as regras democráticas, e a bem de todos os moçambicanos. Será que os já apurados e alguns deles terão assento na Assembleia da República acatariam a proposta da Renamo-UE à revisão pontual da lei eleitoral ou fariam o mesmo que os actuais (da bancada dos camaradas) que protegem fraudes eleitorais? Será que esses aprovariam a proposta da Renamo-UE contra abuso do poder público ou estariam contra como os actuais para que células continuem a proliferar nas nas instituições públicas, para que uma boa parte de moçambicanos continue não fazendo carreira profissional por não se entregar à Frelimo? Será que estes propostos são capazes de estudar as propostas de leis para não envergonharem um PR com inconstitucionalidades?

Estas coisas são as mais importantes que acho que já deviam ter discutido que peças de teatro, simulação à democracia. E se o MDM é semelhante à Renamo é em casos destes que descrevi acima, propostas em benefício do povo moçambicano.

Finalmente, o MDM é por um Moçambique para todos como todos podem ler o que a Alcinda da Conceição.

Abraço

P.S: há muitas perguntas aqui no Reflectindo que nunca respondeste.

Anónimo disse...

Camarada Amorim, sempre que apareces por aqui acabas por embaracar ao nosso glorioso partido. Espero que aindas estejas recordado da altura que rotulaste o MDM de ser um partido de gente do Buzi? Para alem de ter dito muitas inverdades sobre a origem das pessoas que fazem parte do MDM acabaste por despertar nos outros camaradas e na Bancada da Oposicao para o facto de os assessores do camarada presidente estarem a changanizar ou a sulizar os poderes neste país: últimas nomeacoes para o Executivo e todas as nomeacoes para o poder judiciario ( presidente do TS, TA CC e PGR). Ofereceste municoes para o deputado Boavida embaracar a nossa bancada e ao camarada presidente. Como consequencia imediata, o camarada presidente foi obrigado a retirar o nome de uma das juizas conselheiras Dra. (Lucia Amaral) proposta para o CC pelo facto de os tres propostos pela FRELIMO serem do Sul. Nas pressas tiveram que ir buscar alguem do norte e por descuido e pressa a FRELIMO propos o Dr. Varimelo que passado algum tempo constatou-se ( denuncia da RENAMO) que nao reunia os requisitos legais.A Sessao ja estava no fim e de acordo com o regimento da Assembleia da Republica ja nao havia condicoes para a FRELIMO apresentar novo nome. Sabes qual foi a nova consequencia? Tiveram de agendar uma outra sessao que vai iniciar no proximo dia 13 de julho. Ja fizeste as contas para ver quanto se vai disperdicar com esta nova sessao e tudo por causa das pressas e distracao? Tens ideia de quanto está a custar as tuas asneiras? Agora inventaste essa de espreitar no quintal do MDM quando sabes que cometemos muita borrada nas ultimas eleicoes internas do partido e as feridas entre os camaradas ainda nao sararam e vens aprontar mais uma sabendo que como consequencia podem vir para praca publica muitos segredos adormecidos e que podem embaracar o partido nas eleicoes.
o teu puxa saquismo excessivo esta a tornar-te persona non grata no proprio partido. É tempo de fazeres uma reflexao nos teus actos porque o chefao nao vai gostar de saber que es o causador dos embaracos todos e principalmente se alguns camaradas comecaqrem a vomitar os segredos para a praca publica.......

Nunoamorim disse...

Reflectindo transformado em anónimo,
1. O seu argumento é totalmente demagógico e sem nenhum fundo de verdade. Tinha-o ignorado porque tinha certeza que nenhum ser racional iria acreditar, pelos vistos não me enganei. A única pessoa que se multiplica a postar é o próprio reflectindo.
2. O processo das eleições internas na Frelimo foi uma aula de democracia, totalmente transparte. Os derrotados saudaram os vencedores...o Frangulis, a Virginia Videira, o Hama Thai, Arnaldo Bimbe, Mata e outros notáveis da Frelimo, que foram relegados para o segundo plano, saudaram os vencedores.
3. É bonito ver que na Frelimo não existem lugares cativos, ou seja, quando se vai à votação ninguém tem certeza de nada. Todos são potencialmente vencedores. Todos são potencialmente perdedores. Ninguém, a excepção dos membros da comissão politica, é escolhido pelo lider
4. Os níveis de democracia interna alcançados pela Frelimo não ficam a dever muito a partidos com tempo de vida muito superior ao desta.

O amigo reflectindo está a dizer que por MDM ter 4 meses de existência não está em condições de escolher democraticamente os seus candidatos a deputado? Isso significa que os vossos deputados serão escolhidos pelo líder? Significa que vão adoptar o método da Renamo?

São dúvidas que gostaria de ver respondidas.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Nuno Amorim,

Só um Nuno Amorim, que está a sair duma sala de reanimação porque desmaiara devido ao que aconteceu na Cidade de Nampula nos dias 6 e 7 de Junho pode fazer-se de conta que pensa que o anónimo que descreve o processo de votação da Frelimo em Maputo é o mesmo que Reflectindo. Eu, o proprietário deste blog, não ando a espreitar o que se faz nos comités da Frelimo. O espaço comum que é do meu controle por direito constitucional é nas instituições públicas, na Assembleia da República.

O anónimo, por sinal da Frelimo, ilustra-nos o TEATRO da Frelimo que de facto de democracia nada tem, vide o que descrevi noutros comentários como autêntica falta de sentido de democracia e Estado de Direito Democrático, repito falta de sentido de democracia e que julgo que tu Nuno não sabes ou a confundes com o centralismo democrático, já que dizes que és comunista.

Pelos vistos não lestes tudo o que escrevi ou finges que não leste para evitar responder com argumento. Nada respondes sobre isso senão mostrar o teu MEDO do MDM. A tua preocupação é medo de ver não realizado o teu sonho - o regresso ao monopartidarismo. Posso estar a suspeitar que já estás a comprar tinta indelével e a treinar presidentes de mesa para aplicá-la.

Eu aqui agradeço bastante a ti que provocas para a sujeira da Frelimo aparecer ao céu. O anónimo apenas ajuda-te a tirar a máscara.

JOSÉ disse...

O Amorim, ainda ligado às máquinas da sala de reanimação, usa este tipo de questionamento para fugir à realidade.
A realidade é que o MDM vai avançando em força e isso incomoda muitos camaradas.

Eu continuo atónito com a obssessão pelo MDM manifestada por alguns camaradas, mas o ridículo é que acreditam que a Frelimo é um Partido democrático.

MOÇAMBIQUE PARA TODOS!

Anónimo disse...

Camarada Amorim, nao precisa ficar atordoado, afinal de contas ainda es meu camarada embora de ala oposta. O facto de estar desavindo com os que actualmente assaltaram e tomaram as redeas do nosso glorioso partido, praticando tudo aquilo que desgosta o povo mocambicano, nao significa que eu pretenda que deixemos de ser camaradas. Agora confundir-me com alguém que nao é do nosso partido e nem sequer esteve na reuniao de Maputo é no minimo desespero. Deves certamente estar muito preocupado por saber que o que se passou naquele dia já nao é segredo da nossa casa. Mas ainda é cedo por isso vai te acalmando porque ainda vem ai a grande surpresa: muitos camaradas actualmente acantonados estao decididos a votar em massa em Devis Simango e no MDM de modo a que mesmo que o nosso candidato ganhe as eleicoes nao terá a maioria no parlamento para evitar excessos. Ao agirmos assim estaremos a proteger o nosso glorioso partido pois iremos parar com as loucuras daqueles que neste momento tomaram as redeas do partido e por ganancia querem ficar com tudo.Estamos confiantes que se ganharmos as eleicoes presidenciais e perdermos a Assembleia da República para a MDM, RENAMO e outros pequenos partidos, o povo estará melhor protegido e em última instancia salvaremos o nosso glorioso partido para reconquistar o poder em 2014 com outra roupagem e com uma equipa mais eficiente para finalmente podermos implementar os ideais de Mondlane ha muito interrompidos.
Estou convicto de que o teu nervosismo seja por saberes destes planos dos nossos camaradas mas esteja sossegado pois isto ainda é kuxa kanema e o filme principal vai comecar na madrugada do dia 28 para 29 de outubro. Vou terminar por aqui para teu próprio bem e penso voltar a carga só se for necessário e para o bem nosso.

Anónimo disse...

Boa noite

O debate é interessante. Mas afinal haverá ou não eleição dos candidatos a deputados pelo MDM no seu do Partido ? Ou serão nomeados/indicados ?
Mantém-se a curiosidade.

Nunoamorim disse...

Esse anónimo é uma comédia.

Realmente disseram-me que em politica vale tudo...até fazer-se passar por camarada para fazer campanha pelos vossos partidos.
Frustração, a que levas tu!!!!????

Parece o Machado da Graça quando dizia que não iria votar no David Simango porque a população queria o Comiche. Resultado: David Simango atingiu uma vitória retumbante.
Isso significa que o voto do Machado da Graça era insignificante.

Felizmente as pessoas não se deixam levar por essas comédias eleitorais.

Mas a pergunta ainda está no ar, qual será o método que o MDM aplicará para escolha dos candidatos a deputados?
O Mazanga, no café da manha de hoje, disse que a Renamo escolheu as suas "noivas",entenda-se deputados, através de eleições internas.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Martin de Sousa disse...

Camarada Nuno, é interessante como estes ilustres vilipendiam os actos eleitorais da Frelimo sem que as organizações de que fazem parte nos mostrem algo parecido com o que eles apregoam por democracia. A Renamo é o que é. O MDM ainda vai nos dar "o exemplo de democracia" onde os eleitos não serão contestados como são os da Frelimo nem os derrotados serão ridicularizados.
Isto é interessante porque frequente nesta gente. Se os notáveis que foram escorraçados pelos votos dos membros da Frelimo tivessem permanecido as falas seriam outras: "foram a eleições para inglês ver" etc.
Engraçado é que o próprio reflectindo, neste blog, enalteceu uma vez estes actos eleitorais internos da frelimo quando os membros de Tete não votaram no Muanatata. Ali, já houve Democracia não é oh Reflectindo? Os membros foram verdadeiramente democratas porque demonstraram distânciamento do Muanatata e dos seus actos. E em Maputo? Será que não foi a mesma coisa? Está a retirar mérito aos membros que se empenharam a serviço do Partido ao longo dos anos e chegaram onde chegaram agora? Que exemplo de Democracia tem para nos oferecer.
Vcs esquecem-se muitas vezes até do que vcs próprios dizem.
Viva a Frelimo camarada Amorim.

Martin de Sousa disse...

José, acho que os ares da RSA te estão a fazer mal. Demonstras estar completamente desenraizado da realidade moçambicana. Diria que andas mesmo mal informado (citaria o exemplo do restaurante continental e das razões do seu encerramento que são públicas).
Queria um exemplo de democracia na Frelimo? Nada melhor que as eleições para candidatos a deputados.
A sua animosidade à Frelimo é congénita e nós sabemos de onde vem. É similar à de muitos que tiveram como refúgio o mesmo ponto que te alberga. São os mesmos que durante anos financiaram a destruição de Moçambique na "Luta pela Democracia" e que hoje vem armados em santos e arautos do desenvolvimento promovendo a "democracia" pela hostilização da Frelimo que não fez muito mais em 34 anos porque em 16 desses anos o vosso esforço e riqueza era disseminado para destruir escolas e queimar tudo o que produzisse riqueza.
Sabemos a origem do vosso pavor à Frelimo. Não a Frelimo de hoje, mas a de 1964/1975 também.
Sabemos igualmente o que vos faz pendurar no MDM. É a mesma esperança de há 35 anos.
Não venham aqui armar-se em patriotas.
Acreditamos e a Frelimo é um partido democrata. Demonstra isso. Os mecanismos são claros.
A única coisa a que se apegam é o tempo de contagem de votos? E quem vos disse que os votos foram de imediato contados e publicados mais tarde em todo o lado? É o exemplo vivido por um COVARDE que nem assinar o nome quer que vocês se apegam para deitar o vosso fel contra a Frelimo que vos basta? Então força. É a mesma covardia que vos fez sair há anos. Que vos cegou o amor pela pátria a ponto de se exilarem onde preto era lixo e viverem das benesses dessa política e lançarem vosso fel contra o país e seus dirigentes, ao contrário de muitos como vós que ajudaram nossos pais com esforço, trabalho e dedicação a manter Moçambique de pé.
A todos os luso descendentes mortos pela Renamo com ajuda de alguns aqui um abraço e descansem em paz. Que isto pese para sempre ao José.

Reflectindo disse...

Calma aí Martin de Sousa, pois ao apoiar-te com Nuno Amorim só servirá para entrares na mata. Eu sei o que estou a dizer e para confirmar poderás ir ver o que eu respondi ao um anónimo que no blog do Prof. Carlos Serra. https://www.blogger.com/comment.g?blogID=26386084&postID=7592690138530594348&isPopup=true

Como pode ver aqui, não estou contra eleições internas da Frelimo. E lembra-te que eleições internas fizeram e fazem os partidos comunistas, fascistas, nazistas, liberais, racistas e elas podem ser democráticas, mas não reflectem automaticamente a um Estado de Direito democrático.

Estou pensando em fazer desse comentário que postei no Diário de um sociólogo, num artigo/tema, apenas preciso de fazer uns arranjos/revisão. Vamos discutir sobre a democracia, sim. Que o MDM vai eleger os seus candidatos, todos sabem. E, sabem que foi um dos assuntos centrais tratado em Nampula e que provocou ataque cardíaco a Nuno Amorim. Notaste que o teu camarada nunca mais apareceu?

Estou a insistir para que discutamos sobre a democracia, os valores democráticos. Não vejo aqui com que escrúpulo, o Nuno Amorim e seja quem for, quererão que o Reflectindo vá lhe falar das estratégias do MDM. Faz-se isso em política?

O que cria mais febre aqui a vocês deve ser o esboço do manifesto do MDM o qual sublinhei no artigo.

Abraço

Reflectindo disse...

Caro Martin de Sousa

Por favor, eu gostaria de saber sobre a que dirigiste o teu último comentário. É ao José? É ao Reflectindo? É ao anónimo? É a Renamo? É ao MDM? É à democracia? É ao multipartidarismo? É ao???? É...?

Abraço

Anónimo disse...

Camarada Amorim, o desespero é tal que ATÉ pediste socorro ao Martin de Sousa, que provavelmente seja a mesma pessoa. Só que a emenda saiu pior que o soneto, pois o mesmo acabou confirmando atraves da seguinte citacao:"A única coisa a que se apegam é o tempo de contagem de votos? E quem vos disse que os votos foram de imediato contados e publicados mais tarde em todo o lado? É o exemplo vivido por um COVARDE que nem assinar o nome quer que vocês se apegam para deitar o vosso fel contra a Frelimo que vos basta?"
Com que entao aceitam que aconteceu algo de estranho ao tempo de contagem dos votos? Entao respondam porque sete horas para contar algumas dezenas de votos e anunciar os resultados? Voces habituaram-se a roubar os votos da RENAMO e agora também já querem roubarem os votos da FRELIMO? Que fique claro que nao iremos nunca aceitar isso e as coisas vao comecar a complicar-se a partir de agora. Nós somos pessoas também com sentimentos e dignidade e nao vamos tolerar calados e parados a vossa humilhacao como sempre fizeram com a RENAMO. POR ISSO VAMOS TODOS MOSTRAR O NOSSO DESCONTENTAMENTO NO DIA 28. Quanto as perguntas que fazes sobre o MDM nao me dizem respeito e nem sequer estou interessado em xeretar o que se passa lá. Interessa-me sim é combater a farsa e as fraudes no nosso partrido FRELIMO e contra nós mesmos. É que de tanto roubarmos aos outros agora queremos também roubar a nós mesmos? BASTA CAMARADAS!

Nunoamorim disse...

Anónimo,
a tua frustração é tal que acabas me confundindo com o Martin de Sousa. Não peço ajuda para defender aquilo que penso, tenho-os no lugar.

Não me darei ao trabalhar de acrescentar aquilo que o Martin disse, porque acho que os RUMORES DOS ANÓNIMOS devem ser reduzidos a sua insignificância. Como dizia o jornalista Lázaro Mabunda, não se pode fazer do boato uma notícia.

O teu artigo fez-me recordar o que o CONDORCET disse em 1793: TODAS SOCIEDADES QUE NÃO SÃO ESCLARECIDAS POR FILÓSOFOS, SÃO ENGANADAS POR CHARLATÃES.

REFLECTINDO,
vamos encerrar esse capitulo esclarecendo a seguinte questão: qual será o método que o MDM aplicará para escolha dos seus candidatos a deputados?

É uma dúvida que, provavelmente, também paira sobre os membros do MDM.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

Nuno Amorim, és muito cego? Não sabes ler o que os outros escrevem? Com que qualidade podes tu ter em primeira mãos as estratégias do MDM? És o Presidente do MDM? Qual é a ciência que te ajuda nisso?

Porquê não respondes as questões de fundo sobre a democracia? Será que é porquê não tens a mínima nocão sobre a democracia, Estado de Direito democrático? Então, vou te ensinando na medida que te exijo.

O que devias contar-nos é aquilo que te provocou ataque cardíaco nos dias 6 e 7 de Junho, dias que nunca esquecerás.

E por aqui estou a espera do Martin de Sousa que recorreu um discurso que só merece a Nuno Amorim ou o tal de Xana. Surpreendeu-me bastante embora eu imagine as razões.

Reflectindo disse...

Caro anónimo,

Li com muita atenção o comentário do Martin de Sousa e vi que confirmou anomalias nas eleições de Maputo. Achei de uma boa postura.
Entretanto, hás mais coisas no seu discurso que requerem minha resposta sem emoções e ânimos.

Nunoamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...

Realmente tive ataque cardíaco nos dias 6 e 7 de Junho.
O ataque foi de tanto rir por ver arruaceiros a envolverem-se em pancadarias e suposta tentativa de assassinato.
Vindo de partidos com a mesma génesis, adorei a comédia.

Reflectindo disse,
"Não sabes ler o que os outros escrevem? COM QUE QUALIDADE PODES TU TER EM PRIMEIRA MÃOS AS ESTRATÉGIAS DO MDM? És o Presidente do MDM?"

Com o termo em primeira mão queres dizer que o MDM ainda não tem a estratégia para eleição dos candidatos?

Quanto mais nervoso ficas, mais entras na mata.

Orgulhosamente Moçambicano
Nuno Amorim

Anónimo disse...

Tenho estado a acompanhar atentamente os debates. Acho que não valerá a pena estar a levantar poeira em relação às eleições internas. Na Frelimo já foi provado que são democráticas, aliás a Frelimo, quer queiramos, quer frustremo-nos, é um partido que advoga e ptratica o socialismo-democrático.
Em relação ao MDM é melhor esperar para ver, mas é bem possível que dentro do MDM estejam a surgir alguns focos de tensão interna. O primeiro grande sinal foi o "adiamento" da nomeação/eleição do Secretário Geral depois de uma luta renhida de bastidores entre os naturais de Buzi, os naturais de Sofala e os naturais do Resto do País.
Agora vamos ver a lufa-lufa dos candidatos a deputados no MDM. Buzi quer liderar mas há focos internos que revendicam a fundação do Partido MDM !!!!!

Enquanto houver Revolução não há tempo para Morrer !

VIVA FRELIMO !

Xana

Martin de Sousa disse...

Em condições normais não respondo a covardes, principalmente aqueles que, nestes fóruns, se escondem no anonimato. Abro uma excepção hoje. A falta de argumentos não pode, nunca, fazer com que um anónimo confunda duas pessoas distintas e devidamente identificadas.
Meu nome é MARTIN DE SOUSA MONDLANE, meu blog é SOLDADO RASO. Pronto, apresentado. E tu quem és?
Reflectindo,
Não está contra eleições internas na Frelimo então porque as põe em causa?
Passa a vida a dizer que há confusão entre partido e Estado, acabo de perceber que a confusão está na sua cabeça. O que tem a ver as eleições para candidatos a deputados do Partido Frelimo com o Estado? A que vem esta tirada: "E lembra-te que eleições internas fizeram e fazem os partidos comunistas, fascistas, nazistas, liberais, racistas e elas podem ser democráticas, mas não reflectem automaticamente a um Estado de Direito democrático" em que é que é chamado o ESTADO nas eleições do Partido Frelimo QUE NÃO É NEM DEVE SER CONFUNDIDO COM O ESTADO?
A minha pergunta mantém-se porque pôr em causa as eleições internas na Frelimo? Como deveriam ser para que fossem "credíveis" aos vossos olhos? Aliás isso nem interessa. Os "donos" da Frelimo, os membros, entre os candidatos derrotados e não só acordo, as eleições estão OK. Que se lixe o lixo vindo de quem nada tem a ver com o processo e nem sabe nada dele. Só especula.
Não aqui febres. Frebes têm vocês que andam alucinados com a Democracia, maturidade que a Frelimo tem apresentado a ponto de verem podres onde os próprios frelimistas se congratulam incluindo os derrotados no processo que comentamos.
Ainda vem um anónimo sugerir que aceitemos que houve o que só ele viu. Come on

Martin de Sousa disse...

Reflectindo,
O meu comentário era para o mal informado do José. Está claro. Os meus comentários são sempre dirigidos para que não hajam dúvidas. Não podia dizer tudo aquilo de um indivíduo que, como meus pais, meus irmãos mais velhos, eu estivemos aqui quando nos cortavam as cabeças por gente financiada por quem, inclusive, saiu daqui. Salvo se for um deles, mas não acredito.

Martin de Sousa disse...

OH REFLECTINDO, em que momento admiti que houve erros/anomalias? Venha daí com a justificação, mas já lhe digo, mesmo que hipoteticamente (suponho que seja ai que pensas que admiti) tenha havido um lapso de 7 horas presenciadas por um energúmeno que não assina o que diz e diz que é membro da Frelimo num determinado ponto, acha que isso é generalizável? As coisas correram assim em todo o lado?

JOSÉ disse...

Martin, é lamentável que em vez de dares uma contribuição honesta ao tema em discussão, alinhes pelo mesmo diapasão do Amorim e quejandos e escolhas o caminho da especulação e do insulto baixo que deveria envorgonhar qualquer homem sensato.
Para começar, afirmas que estou mal informado e mencionas o restaurante Continental, és ignorante e mal intencionado, o Continental nunca foi restaurante , sempre foi Café e Pastelaria. Eu afirmei que se encontrava encerrado devido a um conflito laboral. A penhora que originou o encerramento teve origem num conflito laboral antigo, como todos sabem. Queres disputar? Garanto-te que conheço melhor Maputo do que tu. Eu estou sempre em contacto com Maputo, estou lá frequentemente e falo com muitas pessoas, de diferentes camadas sociais e simpatias partidárias, acredita que não me vais ensinar sobre a realidade moçambicana.
Mas vamos ao que interessa! O que mais me diverte na blogosfera é a especulação, com tonalidades racistas, sobre a minha pessoa. É revoltante constatar que embora não me conheças de parte nenhuma, tenhas a temeridade de me insultares e especulares sobre mim.
Não gosto de dar pérolas a porcos, mas fica tranquilo, não inventes, se queres saber, pergunta, é mais civilizado. Basicamente eu nunca saí de Moçambique, nasci, vivi e casei aí e sempre estive ligado por laços familiars e de amizade, estando frequentemente aí. Quanto às tuas baboseiras racistas, estás a delirar, todos sabem que pertenço a uma grande família multiracial. Fica calmo, eu não sou anti-Frelimo, a Frelimo actual, que nada tem a ver com Mondlane, é demasiado insignificante para que me preocupe com ela. Sou sim orgulhosamente pro-democracia , pro-liberdade e contra o monopartidarismo, a corrupção, a partidarização da sociedade, o racismo e o regionalismo. Penso que os verdadeiros patriotas moçambicanos partilham estes valores comigo.
Quanto ao resto, mencionas saída, amor pela pátria, luso descendentes, Renamo, cabeças cortadas, possivelmente queres envolver-me, como já o fez o camarada Amorim, nem nisso és original, gostava de saber porque vens com essas palermices, esta é a verborreia insultuosa e covarde dos falhos de ideias que usam o insulto e a especulação como arma de combate.
Para completar o grupo dos inconsequentes, já estranhava a falta do Xana/Voz, mas ele aí está com todo o seu esplendor. A Frelimo merece muito mais que isto!


Ao Anónimo um aceno de simpatia pela coragem em revelar os podres de certos frelimistas, provando que é possível ser frelimista e coerente.

A estratégia do Amorim é bem conhecida, não responde às perguntas colocadas e gosta de atirar pedras esquecendo-se que a sua casa tem telhados de vidro.

Orgulhosamente democrata,

José

Reflectindo disse...

Haja certeza que volto a este assunto amanhã

vozdarevolucao disse...

O José efectivamente não conhece Maputo e fala coisas que não sabe. CONTINENTAL É RESTAURANTE, PASTELARIA E CAFÉ. Quando o José está em Maputo deve andar apenas em alguns lugares bem cimentados e alcatroados, muito longe do Maputo real.
As tonalidades racistas e insultuosas, típicas de saudosistas do colonialismo e do apartheid é o que mais o José usa nestes debates. O problema até nem chega a ser o racismo mas sim o saudosismo em relação a sistemas políticos discriminatórios e a não aceitação de uma independência de um povo que o sistema colonial não permitiu que passasse da 4ª Classe.
Nasceu em Moçambique mas nunca nada fez para que os Moçambicanos fossem livres de um sistema colonial, onde é que o José esteve antes da independência Nacional e a fazer o que quando os Moçambicanos estavam nas várias formas de luta. É preciso ter cara de pau as vezes para dizer certas coisas.
O José sempre foi anti-Frelimo, desde a Frelimo de Mondlane e tem uma ferida bem grande no cotovelo, primeiro por ter entregue o País aos donos que nem tinham a 4ª classe, segundo por não ter participado ou não ter percebido os ventos de mudança nos princípios da década 70.
Portanto, o José representa uma classe desactualizada do actual contexto da democracia, desajustada do funcionamento dos partidos em Moçambique, despida de qualquer base histórica pessoal para falar de democracia. Representa a inveja e a intriga dos descontentes, a frustração de quem pensa que Moçambique seria um caos, o descontentamento de quem quer ver uma Frelimo dividida, o desespero daqueles que a cada 5 anos não vêm outros resultados eleitorais e o desgaste de um discurso cansado e sem voz.

Se fosse pro-democrata como advoga, o José teria uma outro discurso, uma outra forma de abordar a democracia, não usaria de forma hipócrita e cínica o patriotismo que advoga. Como é que podemos catalogar um indivíduo saudosista do colonialismo e do apartheid que hoje aparece como um salvador da pátria e democrata por excelência ?
Aguardamos os seus insultos típicos à “moda saudosista” José ...!
A Luta Continua !!!
Xana

Martin de Sousa disse...

Oh José, tudo o que lhe digo surge da interpretação do que você diz nestes fóruns. Vir a Maputo não equivale a aqui estar. Vir a Moçambique não equivale a viver aqui e sentir a catinga das suas gentes.
Sei quem és José. Conheço te muito bem. Não penses que vivo confinado a Maputo, o desejo de aprender já me levou a RSA e em alguns círculos calhei contigo. O que nunca pensei é que a minha incursão pelos blogs me levasse a reencontrar te.
Tudo o que digo sobre saudosismo não invento, nem inventei. E você, bem no fundo, sabe de onde tirei.
Sou novo de idade, e não pense que, só por isso, sou falho de intelecto.
Admiro MUITO O REFLECTINDO, um tipo que não conheço, nunca vi, com quem discordo MUITAS VEZES mas que sentaria com ele e lhe confiaria a minha cerveja enquanto vou a casa de banho. Até pela polidez o admiro. Por isso lhe peço desculpa por ter desabafado o meu SACO contigo aqui. Da próxima que te vir lá me apresento a si.
Martin Dzovo

Reflectindo disse...

Xana

Diversas vezes escrevi aqui e escreverei que o tal Xana escovador, bajulador representa apenas gente inútil que pulula na Frelimo e no país inteiro.

Afinal ser da Frelimo é não ter o mínimo de vergonha? Não tens vergonha, oh Xana, voz dos xanas, pois que se fosses Voz da Revolucão terias no mínimo participado em alguma das revolucões em Mocambique? Não tens vergonha que em tudo que dizes nos repugna e é contestado em todo o lado? Não tens vergonha que cada vez mais que falas desgastas a Frelimo?

Ainda não respondeste as minhas perguntas sobre a inspiracão que tens aos linchamentos. Não respondeste sobre o que é ser traidor da pátria e quem são traidores da pátria.

Do resto andares aqui a imaginar que o José nao fez nada para a pátria é falacioso. Tu Xana, o que já fizeste para Mocambique que apenas consumir o mínimo da producão do povo mocambicano e dos doadores? O que fizeste na vida, diz? Pensas que ser escovador da Frelimo para teres a possibilidade de meteres as mãos nos cofres do Estado é fazer algo para o país? Vês que o que dizes revela apenas que és tu quem contribuiu para a pobreza de Mocambique? Vês que estás a provar-nos que és dos que destruiram a rede comercial, logo em 1974-5 e que os meus pais enfrentaram grande problema para venderem a sua castanha de caju? Viste que és tu ou gente da tua mentalidade quem criou os centros de concentracão (Gulags mocambicanos) onde se praticou os crimes contra os direitos humanos, e que ainda sonhas no seu regresso? Viste que és tu ou gente da tua mentalidade que instalou o estalinismo em Mocambique? Viste que foste tu ou gente da tua mentalidade quem afugentou o mínimo de mão-de-obra qualificada como o saudoso Dr. Domingos Arouca, em 1975? Viste que foste tu ou gente da tua mentalidade que introduziu fuzilamentos e ainda em público? Viste que és tu ou gente da tua mentalidade quem introduziu chocotes em público? Ainda sonhas com práticas de tais crimes contra os direitos humanos como os linchamentos?

Tenho dito que às vezes pode ser melhor poupar os outros que fazem parte do seu grupo, mas que não pactuam com a sua maneira de pensar. Neste caso farias tu para com alguns frelimistas que não se inspiram aos linchamentos, fuzilando, campos de concentracão, racismo, assassínios, e outros comportamentos.

Também devias poupar a todos os mocambicanos, incluindo a mim, José, e outros que não se identificam contigo por não pactuarem/os com o tipo do teu comportamento. Mas a única maneira, é desmascar-te.

Como te disse um bloguista, uma vez, e por sinal natural da Beira, tu és a vergonha daquela cidade e eu digo que és a vergonha do país inteiro.

JOSÉ disse...

Martin, deves estar a delirar, nunca me cruzei contigo e tu não me conheces de parte nenhuma, seria mesmo impossível, por vários motivos. Acho lamentável que uma pessoa do teu gabarito se preste a estas farsas. Estás muito equivocado ou então isto é uma grosseira tentativa de intimidação.
Para que não te iludas e fiques ainda mais desacreditado, eu faço-te aqui e agora um desafio sério: como tens errado em tudo o que afirmas sobre mim mas insistes que me conheces, eu agradeço que divulgues tudo sobre mim na base da realidade e não da especulação. Mais, desafio-te que apresentes as tuas credenciais de democrata, patriota e anti-racista e eu apresento-te as minhas.
Eu encaro isto como uma ameaça mas quero deixar bem claro que não tenho medo de ti.

Orgulhosamente democrata e anti-racista,

José

JOSÉ disse...

Aqui está o Xana/Voz no seu apogeu, um demente desacreditado pelos seus próprios camaradas e que usa o insulto, a especulação, o delírio e a filosofia de latrina para camuflar o seu desespero.
Tu e os teus capangas não me conhecem de parte nenhuma mas isso não te impede de lançares as tuas atoardas de analfabeto.
Não vou falar do Continental, é irrelevante, é evidente que nunca sentaste lá o rabo.
Eu por princípio não respondo a provocações anónimas, pois tu escondes-te em vários nomes e localidades, mas para te desmascarar como inconsequente vou-te avançar com alguns dados.
Antes da Independência eu era muito jovem, nasci em Moçambique e passei por Maputo, Zambézia, Chimoio e Tete, em diferentes fases da minha vida. O conflito que tive em Moçambique foi com Portugal, não com a Frelimo directamente e já naquela altura, mesmo muito jovem, tinha a ver com a democracia e liberdade. Eu não me canso de afirmar que nâo sou anti-Frelimo, sou sim orgulhosamente pro-democracia, pro-liberdade, pro-direitos humanos e visceralmente anti-racismo. Claro que os lambe-botas e puxa-sacos terão dificuldade em entender isto.
Tu fazes acusações graves e infundadas apenas porque pensas que sabes a minha raça, nada mais, estás bem identificado como racista inveterado.
A ti e aos teus capangas racistas e especuladores, eu faço um desafio sério: apresentem-me os vossos currículos de patriotas, democratas e apoiantes da causa multirracial e eu apresento o meu, depois podemos falar.
Enquanto isso não acontecer, mais uma vez afirmo que não dou pérolas a porcos e que na realidade este é apenas um caso em que os cães ladram e a caravana passa.

Orgulhosamente democrata e anti-racismo,

José

vozdarevolucao disse...

Jose (e reflectindo também)

Pelos vistos para si todos que falam bem da Frelimo são bajuladores. Interessante a sua visão.
Em relação à revoluções, apesar da nossa jovem idade, participamos activamente. Fomos cumprir o Serviço Militar obrigatório, fomos construir e reabilitar estradas destruidas por agentes do Apartheid, actualmente estamos nos distritos, polos de desenvolvimento, a curar pessoas, a ajudar os Moçambicanos e a ensina-los, coisa que o saudosismo não fez.
O que eu escrevo só desgasta a Frelimo para um punhado de invejosos, para um grupo de fascistas, para uma cambada de inimigos de Moçambique independente, para um exército de improdutivos que calados desempenhariam um bom papel.
Em relação aos linchamentos meu caro José, sou absolutamente contra se te referes aos linchamentos que ocorrem em algumas cidades do País nos últimos tempos. Os traidores da pátria são aqueles que, tendo nascido e crescido em Moçambique nada fizeram pela independência dos seus compatriotas, acomodaram-se nas mordomias oferecidas pelo sistema colonial e hoje aparecem como a salvação da democracia.
Eu Xana fiz e estou a fazer por Moçambique, estou a trabalhar num distrito deste belo País, a ajudar as pessoas, a cuidar de Moçambicanos sem discriminação. Estou a fazer os meus rendimentos também e a contribuir para o estado. Quem destruiu a rede comercial foram os teus “colegas” do apartheid que usaram Moçambicanos para fazerem uma guerra civil, esqueceu ? Depois da independencia muitos de vós os saudosistas foram continuar a luta pelo colonialismo apartir da vizinha Africa-do-Sul.
O saudoso Dr. Domingos Arouca foi um Homem de bons princípios e é uma figura importante para a nossa geração, o senhor José não faça o uso indevido do nome do Dr. Arouca para as suas manobras dilatórias como tentou no último post fazer o uso do nome do Dr eduardo Mondlane. Os fuzilamentos e chicotes ainda estão na sua mente pelos vistos, deve ter sofrido muito com isso. Resta saber se fala dos chicotes em público em nome dos Moçambicanos ou em nome pessoal. Não sou a favor de chicoteamentos mas bem que alguns incautos mereciam.
Quem devia poupar-nos é o José com os seus saudosismos exacerbados. Nós não precisamos de um segundo nacionalismo africano nem Moçambicano. O teu comportamento não é tipico de uma pessoa adulta e madura. As crianças as vezes têm o problema do envelhecimento precoce, mas o contrário também é possivel e espero que não seja o caso. Não pense o Sr que nós não sabemos insultar as pessoas, só não o fazemos porque somos pessoas bem educadas, a Frelimo educou-nos bem.
Aguardamos mais insultos a “moda saudosista” !
Xana
Ps. Já não estou com residencia fixa na cidade da Beira, mas sempre volto ao meu ninho.

vozdarevolucao disse...

Hawena Jose !


Como é que um individuo como o Sr. responde a um demente ? Deve ser demente também.
Capangas? Essa fez-me gargalhar José. Onde é que o senhor está no actual contexto moçambicano. Acorde meu caro.
Em relação ao continental provavelmente o que doa mais ao josé é exactamente o facto de eu ter sentado o rabo exactamente onde ele sentou na altura em que apenas alguns rabos podiam ali sentar. Agora todos os rabos podem ir lá (infelizmente está encerrado o velho continental).
Eu chamo-me Xana não me escondo em vários nomes, sou uma Moçambicana como qualquer um, faço parte do grupo do blog voz da revolução. O Senhor diz que esteve em tete, zambézia e Chimoio, mas esteve lá a fazer o que ? porque não se juntou ao movimento do nacionalismo Moçambicano nas suas várias formas de luta ? Se o Sr José é realmente Moçambicano então digo-lhe categoricamente que A SUA JUVENTUDE FOI UM AUTÊNTICO FRACASSO. Até agora nada prova que o Sr é democrata enunca vi nenhum escrito seu a falar algo de bem de Moçambique no pós-independencia.
Eu nunca falei de raças aqui, apenas falo de regimes políticos, falo do colonialismo e do apartheid que são os teus regimes predilectos caro José. Não sei qual é efectivamente a tua raça nem me interessa. Se eu tivesse capangas. Falas muito de capangas acho que até tens saudades da escravatura pelos vistos.
Os nossos curriculos estão naquilo que abordamos, naquilo que defendemos, na forma como nos dirigimos aos outros. Nós os que somos constantemente chamados de porcos não temos curriculo nenhum, infelizmente mas temos dignidade deste país que o José chama indirectamente de pocilga.
José chama-nos bajuladores, racistas, porcos, etc., já estamos habituados a sua eloquência insultuosa, mas isso não nos vai deter e nem por isso irás fazer-nos mudar de ideias em relação a nada, porque não há nada em si que nos falça seguir em termos de ideais pois de democrata o senhor não tem absolutamente nada.

Que venham mais insultos !

Xana

Reflectindo disse...

Xana,

1. Antes dizer-te que não deves falar no plural. O que fazes porque não mostras?

2. Muito confuso és tu. Não sabes distinguir se respondes ao José ou ao Reflectindo?

3. Tu és racista e sem o mínimo de conhecimento da história. Não tinhas nascido, mas eu escrevi de 1974-1975, o que eu vivi na carne e osso, vi o sofrimento dos meus pais, tios, vizinhos na venda de sua castanha de caju. Não havia guerra nenhuma nessa altura e a razão foi única: a instalacão do regime Estalinista. Escuta-nos se não sabes nada. Pergunte isso a Alberto Vaquina, governador de Sofala sobre os enchetes nas lojas da vila de Namapa por pessoas que vinham de longe, incluindo do distrito de Memba. Pergunte a ele como é que Jaime Pereira e a padaria de Namapa fechou. Essa história de Jaime Pereira entra na violacão de direitos humanos, pelos chambocos que levou e trincheiras que foi obrigado a cavar no quartel de Namapa sem motivos. Vamos a história verdadeira, Xana. Se tens possibilidades mostro-te uma gama de bibliografia sobre os problemas da rede comercial. Tu estás enganando por uma história que nada tem com a verdade. Procura as verdades porque com a tua idade ficas inválido muito cedo. Há coisas que assisti que me envergonha, isso incluindo a questao da guerra civil. Sim, guerra civil.

4. Quanto a Dr Domingos Arouca sobre quem tenho escrito muitas vezes aqui neste blog, finges que não sabes que foi devido ao regime Estalinista que ele como Dr Máximo Dias e muitos outros mocambicanos tiveram exilarem-se. Se nao se exila-se teriam os fuzilados por gente da tua mente como fizeram para muitos académicos em Mtelela. Queres uma lista? Ou queres saber o que Dr. Arouca disse em Oslo?

5. Psicologicamente sou sim vítima dos crimes contra os direitos humanos em Mocambique. Já fui grande vítima ao convidar-se a mim, meus alunos a patir de 10 anos para assistir dois fuzilamentos na área da minha escola. Nunca houve crimes contra mocambicanos em nome de mocambicanos. Essa é uma justificacão do tiranos e de senhores de guerra. Uma Comissão de Verdade até seria uma TERAPIA para mim e muitos.

6. Esqueces que não passa um mês que vieste aqui a falar da tua inspiracão aos linchamentos nos países onde foste treiná-los?
Isso também dou-me ao vires aqui falar de tais crimes contra a humanidade. Aliás, recordei-te que o mesmo manifestaste no blog do Prof. Carlos Serra. Jovem que és não podes sofrer de senilidade, estás apenas a pensar que gostamos do teu tipo de brincar com as vidas.

Reflectindo disse...

Xana é uma mulher e foi treinar linchamentos????? Meu Deus! digo eu que não tenho inspiracão estalinista.

És sim racista, pois os teus textos é que dizem isso. Porquê conotas José ao colonialismo? O que o José tem a ver com o colonialismo e não os teus pais. Já imaginas dos comandos, cipaios, polícias, régulos de todas as cores de pele no tempo colonial. Já imaginaste se os teus, primos ou tios já foram desses, mas que o José nem os pais não tenham nada a ver com com isso?

Estude muito mais a história. A mais recente eu de dou. Sobre o racismo o Prof. Serra tem nos ajudado com bons textos de reflexão. Se leres com muito cuidado verás que estás sendo racista.

Tu pertences a um grupo de lambe-botas que em debates não vale nada. Falo daquele grupo que até é capaz de defender bêbados num programa público e de grande interesse nacional a Independência Nacional. Precisas de reflectir sobre o teu futuro académico.

Poupe-nos, por favor!

Reflectindo disse...

Errata:

A mais recente eu de dou. leia-se: A mais recente eu te dou.

vozdarevolucao disse...

Reflectindo,

Realmente devo ter feito alguma confusão entre José e Reflectindo, mas depois destes teus últimos posts acho que a confusão foi-se embora. Será que o reflectindo está a desmascarar-se da sua capa de sensato ou é impressão minha ?
Eu dirigi-me ao josé especificamente. Das duas uma, ou reflectindo e José são a mesma pessoa ou são da mesma "equipa" (equipa entenda-se nos seus vários sentidos).
Afinal porque é que o Reflectindo e o José insistem com a teoria do racismo ? por acaso sabem qual é a cor da minha pele ?
O que é que as enchentes nas lojas têm a ver com o racismo ou com a democracia ? porque é que o Sr. Alberto Vaquina é para aqui chamado ? Eu já disse que não sou a favor das chambocadas, mas repito que alguns tipos ainda hoje merecem umas boas chambocadas para ver se crescem.
Vens em defesa do josé com muita bravura Reflectindo, isso faz-me reflectir ainda mais. Não tenho problemas em relação a rede comercial, sei que houve problemas no passado, principalmente causados pela Guerra provocada pelos agentes do apartheid usando alguns Moçambicanos. Não entremos na Guerra civil para não voltarmos a falar do apartheid.
Quanto a Dr Domingos Arouca e o Dr Maximo Dias, não os uses para fazeres as tuas associações malabaristas a que estamos habituados. Se tens a lista de Mtelela é melhor divulgares do que perguntares se eu quero ou não.
Quando tinhas 10 anos e foste convidado para assistir os fuzilamentos e vens dizer isso neste debate qual é a relevância dessa informação ? Por acaso já ouviu falar do xibalo ? por acaso já lhe contaram historietas do género dos 500 anos de colonização ? pelo menos o senhor aos 10 anos estava na escola, mas 10 anos antes nem na escola estaria, dependendo da sua origem provavelmente teria sido um escravo.
Uma indeminização pelos 500 anos de colonialismo é que seria bom juntamente com a tal comissão de verdade, efectivamente seria uma grande terapia. Mas era importante que alguns saudosistas também estivessem envolvidos.
Não me inspiro em linchamentos, apenas vim aqui falar de algumas experiências vividas em alguns países onde a democracia ainda não alcançou os nossos níveis.
Reflectindo não vale a pena tentar socorrer o josé, a não ser que sejam a mesma pessoa, deixa o José falar por ele próprio. Realmente vai ser preciso eu estudar mais a Estória e não História, porque há aqui muitos contadores de Estórias.
Eu sou um lambe-botas apenas porque sou contrario a si reflectindo ? deixemos de ser infantis demais e aceitemos as opiniões contrárias. Querias que todos que postassem aqui fossem teus seguidores ? então faça a sensura, não publique os nossos posts.
Nunca defenderemos bêbados em nenhum programa, nunca defenderemos racistas em nenhum programa, nunca defenderemos saudosistas em nenhum lugar. Infelizmente já não tenho futuro académico, aliás nunca estive nem pretendo estar na vida académica. Os académicos é que devem reflectir sobre isso.
Poupem-me das vossas teorias saudosistas e falemos de coisas concretas. Para quando as eleições internas no MDM ?

Xana

Anónimo disse...

Vou-me restringir ao titulo deste artigo: "MDM inaugurou ontem Sede Nacional de Maputo". Estas sao excelentes noticias para todos os Mocambicanos que acreditam num Mocambique para TODOS, onde cada cidadao seja respeitado e nao sofra discriminacao ou represalias em funcao da sua afiliacao partidaria, onde todos tenham direito a educacao, cuidados de saude e habitacao condigna. Vamos todos lutar por isso, e pararmos de insultar ou proferir palavras menos delicadas contra pessoas que desconhecemos, tais como Jose, Reflectindo, etc. Todos sabemos porque os Drs. D. Arouca e M. Dias sairam de Mocambique... isso consta da historia de Mocambique, dos que ainda estao vivos e viveram essa epoca. Nao e bom guardar-se ressentimentos ou rancores, mas e bom recordarmos coisas menos agradaveis, para que as mesmas nao se voltem a repetir, ou para lembrar aos mais novos, que eram criancas na altura, do que realmente se passou, mas nao devemos viver no passado, mas avancarmos, sempre p'ra frente, pois a luta por um Mocambique para TODOS esta somente a comecar.
Maria Helena

Anónimo disse...

Maria Helena

Muito obrigado por fazer-os voltar à razão, ainda que o MDM já tem sede em Maputo, mas ainda h´alguma curiosidade em relação as eleições internas no MDM ara escolha dos candidatos a deputados.

Eu acredito num Moçambique para todos, sem discriminaçõ com justiça social e com desenvolvimento, e isso até nem deve ficar refém de slogans partidários, mas é um esafio de tods nós.

Se é para parar de insultar aos outros então vamos esquecer os Drs Arouca e Máximo Dias. Nó sabemos qual foi a contribuição dles para Moçambique, porque sairam, porque voltaram e porque foram e são bons profissionais.

Só spero que o reflectindo não esteja a fazer-se passar por Maria Helena porque conhecemos muito bem os seus truquezinhos hein Reflectindo. Caso eu esteja enganada desculpe-me Maria Helena.

Errare humanum est
Xana

Reflectindo disse...

Xana

1. Aqui no meu blog respondo a todos que comentam, escrevam eles a quem escreverem. Estou a moderar sem restrengir a quem quer que seja. Aliás, todos são livres em comentar para todos.

2. Nunca disse que só quero pessoas com mesma ideia que a minha. Mas eu tenho que mostrar com argumento qual ideia que concordo com ela e qual não concordo. Isso chama-se liberdade, frontalidade e honestidade e tu não deves estar acostumado. Não bato palmas para tudo. No dia que disseres coisas válidas concordarei contigo. O problema é que nunca fazes isso. Já notaste em que te metes? Só contra o MDM e bajulacão à Frelimo. Há defendes direitos humanos? Porquê nada comentas nos textos sobre direitos humanos que posto neste blog?

3. Nunca defendeste ou o teu grupo nunca defendeu a bêbados? Faca a revisão no teu blog e do Manuel de Araújo e te recordarás do que eu estou a dizer. Meu amigo, a memória me ajuda bastante.

4. Porquê falar de Alberto Vaquina aqui? Talvez tu é que tens medo de provar as coisas com as V. Excias, eu não. Ele como cidadão e acima de tudo teu camarada pode te contar bem a história. Falei aqui de destruicão da rede comercial logo no governo de transicão. Não havia guerra em lugar algum em Mocambique, e muito menos em Nampula onde a guerra só atingiu em 1983, meu caro. DEIXA DE SERES ENGANADO, pois o que acreditas são as estórias e nós contamos a história. Não é por acaso que trago os que sei que assistiram as coisas. Trago testemunhas. Portanto, a história da rede comercial tem que ser bem contada.

5. Não escrevi que eu tinha 10 anos. Note que eu era director duma escola secundária e centro internato quando nos pegaram para assistir as barbaridades. Conheco perfeitamente as barbaridades de ambos os lados (Frelimo-Renamo). Esses deviam se CALAR DUMA VEZ PARA SEMPRE. E interrompo por aqui. Tenho dito que me ENJOA (desculpa-me) bastante quando os belicistas da outrora vêem aos debates para levantar espíritos que deviam estar a descansar. Um deles és tu que trouxeste esses espíritos para aqui. Vamos discutir sobre a DEMOCRACIA, sobre o desenvolvimento económico, político e social, em suma sobre o futuro de Mocambique. Eles, os militares e militaristas, sabem porque varreram tudo para debaixo do tapete.

6. Continuo a apelar para uma leitura atenciosa aos posts do Prof. Serra para entenderes quão racista és. Se de facto não queres o ser, mudarás de linguagem. Em nenhum debate, mesmo que emocionado ninguém já me confundiu em racista e deves saber porque.

7. Tu Xana, queres ocultar do que se passou com cidadãos como Drs Arouca e Dias, mas isso faz parte da história. Os que não sairam de Mocambique tiveram um destino que todos nós sabemos. Outros espíritos...

8. Um dos saudosista que conheco é o Xana, o saudosista do regime Estalinista. Sabes, tenho 100 % de certeza que jamais seremos uma colónia. Qualquer tentativa para a recolonizacão será repelida por todos os mocambicanos: tu, Martin, José, anónimo, Mutisse, Maria, Amorim e eu. Todos nós lutaremos de mãos dadas para repelir a recolonizacão. Entretanto, o regresso do regime Estalinista e com chambocos como queres, não é improvavél porque entre nós aqui há saudosistas abertos e um deles és tu.

9. És jovem, abrace a ciência! Estude, estude!

Nota: pode parecer que estou a ser muito duro, mas julgo necessário porque estou a ver jovens que pararam no tempo. Isso é perigoso para a nacão.

Anónimo disse...

Frelimo elegeu ontem seus candidatos por Sofala
• Isaú Meneses e Doroteia Ambrósio foram afastados e não renovam
• O 19.º candidato será indicado pela Comissão Política e deverá ser Alberto Chipande

Beira (Canal de Moçambique) – A Frelimo elegeu, ontem, em acto decorrido na Beira, 18 dos 19 candidatos a deputados da Assembleia da República. O 19º é designado pela Comissão Política do Comité Central do partido e em princípio deverá ser Alberto Chipande, veterano da Luta de Libertação Nacional e ex-ministro da Defesa. A novidade, porém, é que Isaú Meneses e Doroteia Ambrósio não lograram renovar os mandatos actuais e vão deixar assim, automaticamente de pertencer ao Parlamento, mesmo antes de se submeterem ao plebiscito de 28 de Outubro próximo. Alberto Vaquina, o governador provincial, Joaquim Veríssimo, director dos CFM na Beira, e Antónia Charre, aparecem comos os primeiros nomes da lista de candidatos que já se conhece. Lista, aliás, que não difere de uma que em Maputo, à tarde, já corria por alguns corredores, mesmo antes de na Beira se ter votado.
A Frelimo tem actualmente na Assembleia da República seis deputados por Sofala. Sabe-se também que o número de deputados por Sofala diminuiu, isto é, na próxima legislatura vai haver menos deputados por Sofala do que na decorrente legislatura.
Os candidatos ontem eleitos são dezoito. Apenas do 16.º da lista ainda não se conhece o nome correcto. Mas seja como for são: Alberto Maquina, Joaquim Veríssimo, Antónia Charres, Angelina Tchumali, Jaime Bessa Neto, Isaura António Júlio, Maria das Dores António, Augusto Jone, Francisco Madeira, João Moisés Oliveira, Manuela Machute, Jevino Ricardo, João Santos Macanga, Azarias Manhenje, Zacarias Magibire, Jaime Massesse e Angelina Gimo. Falta ainda um nome dos ontem eleitos. A lista só hoje deverá ser oficialmente fornecida oficialmente pelo secretariado do partido Frelimo em Sofala. O 19.º indicado pela Comissão Política em princípio será Alberto Chipande que por outro lado o mais provável é vir a ser o cabeça de lista por Sofala.
À hora de fecho desta edição, na noite de ontem ainda decorria a eleição dos 19 suplentes.
Na legislatura ainda em curso a província de Sofala é representada no Parlamento por 21 deputados. Na próxima legislatura só haverá 19 deputados na AR por Sofala. Menos dois.
Os membros do Comité Provincial que participam na conferência eleitoral com direito a voto, presentes, foram 93.
Angelina Tchumali, Jaime Bessa Neta, Doroteia Ambrósio e Maria das Dores António, são três dos deputados por Sofala que voltaram a constar da lista de candidatos. A sua posição na lista definitiva poderá ditar que não sejam reeleitos no pleito de 28 de Outubro.
Ainda não é conhecida a lista de candidatos e suplentes à Assembleia Provincial de Sofala.

(Adelino Timóteo)
2009-07-10 06:07:00

Anónimo disse...

Sera que o pais manipulou a opiniao publica?

Quelimane (DZ) - A Frelimo elegeu no último sábado seus candidatos a Assembleia da
República, para o círculo eleitoral da Zambézia, por sinal o segundo do país.
No total são 43 eleitos que certamente alguns não terão passaporte para estarem na
casa do povo na prôxima legislatura.
Só que o mais surpeendente, o jornal “O País”, na sua edição nr 493 datada de 7 de Julho corrente, contraria tudo manipulando assim a opinião pública dos leitores mais atentos dos camaradas que votaram nos seus candidatos.
Nesta mesma edição, e olhando a lista divulgada pelo partido Frelimo nesta parcela do país, aquele jornal avança que Nyeleti Mondlane, Salimo Abdula, Albertina Tivane, Lucas Chomera, Carvalho Muária, só para citar alguns nomes, figuram nas posições cimeiras, sendo a Nyeleti em primeiro lugar e outros seguindo a ordem alfabética.
Mas a realidade segundo a lista em nosso poder, mostra contrário daquilo o diário taboloide avançou.
Ora, para situar o estimado leitor, na lista divulgada pelo partido naquela parcela do país, figura em primeiro lugar com 78 votos o deputado Zeca Morgado, que concorreu para sua continuidade. A seguir, está o jovem Hélder Ernesto Injojo, Secretário da OJM com 75 votos. A Nyeleti Mondlane, está em 6º lugar com 67
votos abaixo de Bonifácio Gruveta (70 votos). Já Salimo Abdula é o 36º eleito com 39 votos, enquanto que Albertina Tivane está abaixo de Salimo com 37 votos. Para esclarecer melhor, Carvalho Muária, que segundo “O País” está em 5º lugar, na lista oficial da Frelimo na Zambézia, Muária figura em 14º lugar com 66 votos muito acima de Lucas Chomera que está em 17º lugar com um total de 68 votos.
Lembre-se que as eleições do partido Frelimo no círculo eleitoral da Zambézia, tiveram momentos de empate e desempate, onde procurava-se melhor posicionamento dos camaradas.
(Redacção)

Anónimo disse...

Camarada Nuno Amorim, eu tinha decidido nao voltar a discutir este assunto mas como continuas a querer iludir as pessoas propalando umas falsa democracia interna no nosso partido e até convidaste os outros camaradas para te apoiarem nesta cruzada contra o MDM econtra as pessoas que tentam emitir as suas modestas mas válidas opinioes para o bem de todos nos, decidi voltar ao tema e apresentar os dois artigos que postei antes deste comentário.
Como podes ver a fraude nao aconteceu somente aqui na cidade de Maputo,aconteceu também na zambézia e também em sofala. O caso de Sofal,a é o mais caricato pois as 15:00 horas já circulava a lista dos eleitos em Maputo e como um dos excluidos é uma pessoa muito amiga além de camarada liguei para ele por volta das 20 horas e ele informou-me que ainda estavam na sala e que ainda nao tinham os resultados. Isto esta cada vez pior. Nao é de espantar que o dossier sofala já esteja a criar problemas de saude nos camaradas. O camarada SG teve de ser hospitalizado de emergencia. Os ventos sopram forte dos lados de Sofala, Zambezia e ate Maputo. As pessoas ja estao saturadas de tudo isto.Peco aos ilustes camaradas que vem dizer bobozeiras neste blog que ganhem juizo e parem de ofender e de magoar as pessoas. Estamos muito fartos de tudo isto. A solucao é mesmo demonstrar a nossa insatisfacao no dia 28 de outubro á semelhanca do que os camaradas da Beira fizeram nas ultimas eleicoes autarquicas.

Anónimo disse...

As listas publicadas pelo Jornal o país não reflectem os resultdaos oficiais nem a sequencia oficial da Frelimo. São nomes ordenados ao critério do jornal "o País". Não sei qual foi a fonte de "o País" e a própria Frelimo já veio a publico esclarecer-se sobre este assunto.

Reginaldo

Anónimo disse...

SG da Frelimo hospitalizado

O SECRETÁRIO-GERAL do Partido Frelimo, Filipe Chimoio Paúnde, encontra-se hospitalizado desde a manhã de ontem na unidade de cuidados intensivos do Hospital Central do Maputo.

Maputo, Sábado, 11 de Julho de 2009:: Notícias
De acordo com um comunicado da direcção daquela unidade hospitalar, o SG do partido no poder não se sentiu bem quando por volta das seis horas da manhã fazia a sua habitual caminhada matinal, tendo sido conduzido ao HCM.

Reflectindo disse...

Cara Maria Helena

De facto, desviamo-nos muito do contéudo desta postagem que é inauguração da sede nacional ou central do MDM. Mas seja como for, todas as emoções revelam quão importante foi aquele acto que não se resume a uma simples inauguração, mas é sinal de um grande e bom trabalho.
Também, o apelo para o MDM fazer mais não acto de má fé, desde que não seja para dizer que nada fez, isto é, desde que eles não queiram reduzir a ZERO tudo quanto o MDM fez.

Abraço.

Reflectindo disse...

Caro Martin de Sousa

Fiquei muito tempo sem dar-te as razões da minha pergunta sobre a quem havias dirigido aquele comentário. Estava resistindo, mas como não acho-me com dever de te satisfazer, digo-te que foi porque no texto se percebia que comentavas sobre os textos do anónimo e do José, mas não limitaste nisso. Como podes ver relendo o teu texto, usaste a segunda pessoa do plural “VÓS”. Em muitos passos que uma pessoa lê o teu texto depara com definições a José como um grupo e não como um indivíduo. Estou errado? Por exemplo:

O pavor dos Josés (quem são?) à Frelimo de 1964/1975;
A covardia que fez os Josés sair há anos;
Os Josés que se exilaram onde o preto era lixo (os Josés que cor de pele têm?);
Muitos como Josés que ajudaram nossos pais com esforço, trabalho e dedicação a manter Moçambique de pé. Quem são esses semelhantes dos Josés?
Pelos lusos mortos pela Renamo pese sempre ao José. Terá o José morto alguém? Ou é uma questão de representação?

Vamos meu caro amigo Martin, será que o comentário do José merecia tudo o que escreveste sobre ele(s) e que me deixou totalmente espantado por precisamente ter sido tu? Releia o que ele escreveu que é o seguinte:

“O Amorim, ainda ligado às máquinas da sala de reanimação, usa este tipo de questionamento para fugir à realidade.
A realidade é que o MDM vai avançando em força e isso incomoda muitos camaradas.

Eu continuo atónito com a obssessão pelo MDM manifestada por alguns camaradas, mas o ridículo é que acreditam que a Frelimo é um Partido democrático.

MOÇAMBIQUE PARA TODOS!”

A outra coisa que achei de injusto é do Café Continental que em primeiro lugar devia ter se descutido no blog do José, ou se quises trazer para este espaço, devias ter introduzido duma forma que os outros leitores soubessem do que estava-se a falar. Porém, não acho ser este um problema grave, senão o de saber ou não sobre as razões do seu encerramento associando ao local de residência do José. Será isto verdade? Será que todo aquele que reside em Moçambique (em Pemba, Tete, Nacala ou Maputo) sabe as razões do encerramento do Café Continental? Será que todos os moradores da Machava, Xipamanini, da Polana Cimento, etc, sabem a razão do encerramento do Café Continental? Será que todos os estudantes e professores da UEM sabem disso? A mim não parece.

E sobre meter a guerra de 16 anos em todos debates já escrevi em resposta a/ao Xana. Sabes, eu gostaria apenas que alguém me revelasse as razões de o Acordo Geral de Paz em Roma não ter contemplado a criação duma Comissão de Verdade.

Meu caro amigo Martin, tenho a certeza que não conheces a este José com quem estamos aqui debater e que nunca se escondeu no anonimato nem evitou em encontrar-se com compatriotas. Alguns leitores deste blog ou bloguistas já se encontraram pessoalmente com o José quem de facto tem uma família multi-racial. Não sei com que missão tens ido para África do Sul, mas duvido que tenhas encontrado com ele. O Martin deve saber disso e viver na África do Sul onde temos milhares e milhares de compatriotas nossos não podia ser pecado para o José.

Um outro aspecto é de muitos nunca entenderem a quantos e a quem ferem quando se faz entender que o problema dum ser humano é a sua cor de pele.

Com esperança de continuarmos com debates saudáveis a bem de todos os moçambicanos!

Um forte abraço

Reflectindo disse...

Caro Martin de Sousa
Desculpe-me, pode parecer que eu queira voltar ao assunto, mas senti que fiquei sem responder as tuas perguntas num dos teus comentários. Não é minha característica esquivar perguntas embora muitos esquivem às minhas.
1. Não me lembro em ter posto em causa as eleições internas da Frelimo. Dei-te a referência do local onde comentei (no diário de um sociólogo) e lá se vê o tema e quem convidou à análise sobre as eleições internas da Frelimo. Pus-as em causa ou dei a minha opinião até imparcial respondendo ao teu camarada Amorim que enveredou ao insulto. Ou para não pôr em causa querias que eu dissesse que elas foram livres, justas e transparentes em todo o lado, mesmo eu eu ter dados? Caro amigo, vou sempre a questões internas da Frelimo a convite de teus camaradas como o Nuno Amorim e Xana. E, muitas vezes eles fazem-no neste blog onde infalívelmente acabo lendo, pois para cada comentário recebo um e-mail.
2. O que tem a ver as eleições para candidatos a deputados do Partido Frelimo com o Estado? Boa pergunta, embora eu não saiba se é que não sabes ou eu não me fiz entender no meu comentário. Eu disse que as eleições internas da Frelimo, como de qualquer partido, são um assunto interno desse partido. Não desprezo que há necessidade de elas terem que ser livres, justas e transparentes. Antes pelo contrário clamo por esse princípio democrático. Porém, isso só não basta e nem servirá à Nação moçambicana se os eleitos não farão diferença à postura dos deputados da bancada da Frelimo nesta actual legislatura. Se os que conseguirem assentos na Assembleia da República não forem capazes de aprovar leis como contra abuso do poder público, fraudes, corrupção, leis que promovam accontability, transparência, etc, tudo aquilo que é o bem comum, esses deputados não estão a bem da nação, a bem do Estado moçambicano, mas ao interesse do grupo que os escolheu. Dúvidas?
3. Escreveste: “A que vem esta tirada: "E lembra-te que eleições internas fizeram e fazem os partidos comunistas, fascistas, nazistas, liberais, racistas e elas podem ser democráticas...?” Bem claro deixei que em todos estes partidos ou organizações políticas, as eleições internas podem ser as mais justas, as mais livres, as mais transparentes, isto é limpíssimas, mas não reflectem automaticamente uma atitude democrática na árena pública, neste caso no Estado. Mas repito aqui, sou por eleições limpas, limpíssimas mesmo em organizações que não faça parte ou não me dizem respeito. Entretanto, discuto aqui sobre a Frelimo em relação ao Estado e em qualquer lugar porque é diz respeito a mim e aos mais de 20 milhões. Quando há assuntos da Frelimo que não afectam o Estado moçambicano nada comento, sobretudo se alguém ligado nao me convidar.
4. Ainda bem que sabes que as eleições internas de um partido como a Frelimo, são um assunto dos membros da Frelimo, declarando que: “Os "donos" da Frelimo, os membros, entre os candidatos derrotados e não só acordo, as eleições estão OK. Que se lixe o lixo vindo de quem nada tem a ver com o processo e nem sabe nada dele. Só especula.” Concordo plenamente contigo, mas que digas ao Amorim quem não tinha que trazer isso aqui e muito menos procurar falar de eleições internas do MDM.
5. Escreveste o seguinte: “Passa (o Reflectindo) a vida a dizer que há confusão entre partido e Estado, acabo de perceber que a confusão está na sua cabeça”. Congratulo-me pelo que me achas: a confusão entre a Frelimo e o Estado está na minha cabeça. Congratulo-me por saber que essa confusão está nas cabeças de muitos e que posso trazer-te tanta referência apontando a confusão Frelimo/Estado. Quem não tem essa confusão na sua cabeça é o meu amigo Martin de Sousa a quem o congratulo. Ocupas o nr 1 na minha lista dos que não têm essa confusão. Apenas eu queria te pedir, meu caro amigo, uma ajuda para tirar a confusão da minha cabeça. Pesa-me bastante, meu caro amigo!

Um abraço

Anónimo disse...

Queria saber se já aconteceram as eleições internas no MDM e como posso fazer para participar/ser membro.

Hugo Andre