sábado, agosto 22, 2009

Chipande reitera suas convicções sobre direito à riqueza

O histórico combatente da Luta de Libertação Nacional e membro da Comissão Política da Frelimo, Alberto Chipande, reiterou as suas declarações se­gundo as quais os membros do partido Frelimo têm o direito de enriquecer, porque lutaram pela independência de que os moçambicanos estão hoje a usufruir.
Em contacto com a nossa equipa de reportagem, Chipan­de não só disse reiterar as suas declarações, como também ins­tou os órgãos de comunicação social a difundirem “duas ou mais vezes ao dia” as suas decla­rações, de forma a permitir que o “povo e a sociedade” compre­endam a sua mensagem.

“Não fui mal compreendido”

Alberto Chipande disse, ain­da, que não se sente incompre­endido pela sociedade, pelo que instou os órgãos de comu­nicação social a difundirem cada vez mais as suas declara­ções. “publiquem na íntegra, duas ou mais vezes ao dia, para que o povo possa ouvir. Não estou mal compreendido, e eu quero que vocês (órgãos de co­municação social) divulguem mais as minhas declarações. Reafirmo o que disse”, vincou Chipande.

“Não concordo”

Em jeito de reacção às decla­rações de Chipande, o antigo ideólogo da Frelimo, tido como uma das últimas reservas morais do partido no poder, Jorge Re­belo, disse não concordar com as declarações de Chipande.
“Eu não concordo”, disse Re­belo, para de seguida explicar que os jovens que pegaram em armas para libertar o país (onde Chipande se enquadra) devem sentir-se privilegiados por aque­le acto de heroicidade.

“Talvez ele tenha sido mal interpretado”

Rebelo, antigo combaten­te, disse que talvez Chipande tenha sido mal interpretado. Quando ele diz nós continu­amos os mesmos, é certo que nem todos continuam em termos do postura. Eu co­nheço-o e não encontro nele um comportamento que jus­tifique toda esta campanha que está a ser movida contra ele. Portanto, em conclusão, eu acho que foi um lapso por parte dele.

“Ele foi mal reportado”

Sérgio Vieira, também an­tigo combatente, supõe que “ele foi mal reportado e in­terpretado, porque o que ele estava a tentar dizer, e con­cordo perfeitamente, é que qualquer moçambicano, atra­vés do seu trabalho honrado e suas iniciativas, tem o direito de melhorar a sua vida. Ele fez parte da geração que libertou o país, e não é uma geração que deve ser maltratada."

Fonte: O País online

Nota: O General na reserva pediu para para os seus pronunciamentos serem difundidos, julgo que só que não respeita não os difundirá. Mais do que ele ninguém mais pode dizer o que ele pensa e sabe. A verdade dói mas tem que ser dita.

3 comentários:

linette disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Linette Olofsson disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Linette disse...

Sao Infelizes as declaraçoes do General na reserva.
Eu ficaria calada e nao provocava abelhas.
Enquanto orgulhosamente Moçambicano, se orgulha da sua riqueza, a maioria do povo Moçambiçambicano vive em extrema pobreza sem muitas vezes uma refeiçao por dia, sem unidades sanitarias, as poucas existentes,mal apetrechada, falta de unidades escolares, as existentes em péssimas condiçoes e muitas vezes com ciranças a estudar debaixo das arvores ou em escolas de pau pique obrigatóriamente construídas pelos própio pais.
Este é o Futuro Melhor que tanto se fala!