quarta-feira, agosto 19, 2009

Governo quer eliminar oficinas caseiras de reparação de viaturas

No esforço de contenção de acidentes de viação

Maputo (Canalmoz) – Tem sido notável o empenho das autoridades, nos últimos dias, visando conter a insegurança rodoviária que está a semear luto nas famílias em Moçambique. Em mais um medida visando reduzir a sinistralidade nas estradas do país, o Conselho de Ministros aprovou ontem, na sua 16ª sessão ordinária, o Decreto que aprova o Regulamento do Exercício de Actividades de Assistência Técnica aos Veículos. Dentre vários aspectos regulados por este decreto, consta a eliminação das actividades de reparação de veículos automóveis em oficinas caseiras, nos passeios e ruas da cidade.
Na cidade de Maputo, por exemplo, mas também em todo os pontos do país, são inúmeras as pessoas que montam oficinas de reparação de viaturas nos seus quintais, nas bermas da estrada, nas garagens, etc. Todo e qualquer local tem servido para dar assistência a viaturas. A partir de agora isso passa a ser ilegal.
Ao aprovar ontem o regulamento atrás referido, Governo eliminou, a assistência técnica que não oferece garantias nem segurança aos veículos assistidos. Entende o governo que uma má assistência técnica aos veículos concorre para a ocorrência de acidentes causados por problemas mecânicos.
Os cidadãos que actualmente exercem estas actividades não serão deixados à deriva, diz o Governo.
O executivo, no entanto, não explica como vai evitar que os actuais mecânicos informais vão poder continuar a ter sustento. Promete apenas que vai “reorganizar os profissionais informais para exercerem as suas actividades em lugares apropriados e seguros”, anunciou o porta-voz do Governo, Luís Covane, falando no breafing coma imprensa, momentos depois de terminar a sessão do Conselho de Ministros.

Fonte: CanalMoz

Nota: duvido que o problema esteja nas oficinas caseiras. As pessoas continuarão a reparar os seus carros em casa. O problema está no controle do estado dos automóveis, isto no que diz à parte mecânica.

2 comentários:

Nelson disse...

A medida é boa no tocante a necessidade de regular essa actividade. Afinal de contas tudo tem que estar estar regulado, mas relacionar essa medida com a redução de acidentes de viação me parecer “forçar” demais as coisas a não ser que hajam estudos claros que nos provem com números que acidentes existem que resultam de mã assistência mecânica prestada por essas oficinas informais. Quanto a aplicabilidade desse decreto só lamentar pelas consequências pois é com essas oficinas que muitos concidadãos “lutam” contra a pobreza absoluta.

Reflectindo disse...

Sem sombra de dúvidas, se a medida for para regular e fazer com que as oficinas caseiras paguem impostos, a medida é muito boa e de aplaudir. Quanto à relação com acidentes só ficarei convencido se me apresentar um estudo que sustenta isso. Antes pelo contrário, este caso como o de banir chapas com menos de 25 lugares acho virem criar mais pobreza com todas as suas consequências.
A vistoria devia ser rigorosa, proibindo a condução de automóveis sem segurança ou de mau estado e polícia devia tomar medidas severas.
Eu acho que se a polícia quiser pode ter a colaboracão dos populares porque isto diz respeito à segurança deles.