sábado, agosto 01, 2009

O problema dos atestados de residência

Vinte e nove partidos e coligações de partidos políticos, mais uma Organização dos Candidatos Independentes de Nacala (OCINA), uma associação da sociedade civil sedeada naquele ponto do país, inscreveram-se na CNE para as eleições legislativas e provinciais de 28 de Outubro. São nomeadamente Ecologistas, Renamo, Verdes, MDM, PUMILD, MPD, UPM, PT, PARENA, SOL, UNO, PIMO, Frelimo, UDM, ADACD, UASP, UD, PCD, PLD, PUP, PDD, PPD, PPLM, PRDS, ALIMO, PAMOMO, PANAOC, UM e UE.

Segundo o Jornal Notícias, todos estes partidos, com excepção da Frelimo, partido no poder, reclamaram das dificuldades que enfrentaram durante o processo de preparação dos documentos de identificação pessoal tais como fotocópias de bilhetes de identidade ou Certidão Narrativa Completa de Nascimento, certificado de registo criminal, com destaque para o atestado de residência que, segundo afirmaram, os órgãos locais do Estado dificultavam a obtenção deste documento alegadamente a mando do partido no poder.

Meus pontos de reflexão:

Foi ou não a mando do partido no poder, nemeadamente a Frelimo? O que nos pode fazer crer ou não que tenha sido a Frelimo a impôr as dificuldades para aquisição dos documentos necessários para as candidaturas? Qual poderá ser o reflexo disto durante a campanha eleitoral e no dia da votação?

Sem comentários: