quarta-feira, agosto 26, 2009

PARA EVITAR MANIPULAÇÕES E MEDO

Frangoulis defende investigação a Anibalzinho no exterior

O antigo director da Polícia de Investigação Criminal e Deputado da Frelimo do ora terminado mandato, António Jorge Frangoulis defende uma investigação minuciosa e criteriosa a Aníbal dos Santos Júnior, vulgo Anibalzinho, no exterior.
Falando numa entrevista na Televisão Privada STV, Frangoulis afirmou ser necessário a constituição de uma equipa séria de investigadores e com uma parceria, talvez, com os sul-africanos, tomando em consideração que ele foi capturado na terra de rand, para o interrogar sobre vários assuntos a ele anexados de vários crimes a que está acusado e penalizado, sobretudo, relacionado com as várias fugas ou facilitação a que tem sido alvo nas cadeias moçambicanas.
O antigo Director da PIC disse que, Anibalzinho para além do telefonema que há dias fez ao canal da STV para confirmar a sua prisão pelas autoridades policiais sul-africanas, também o fez a si, e isto para garantir para que, no seu retorno ao País “não desapareça no troço RAS-Maputo”.
Disse que ele faz esses telefonemas por “receio à sua vida”.
Frangoulis disse acreditar que acaptura de Anibalzinho tem a ver com as guerras intestinais no seio da Frelimo e sobretudo das desinteligências entre os gangs que sempre estiveram no meio do acto criminoso que levou Anibalzinho a barra do tribunal e ser condenado a 29 anos de prisão maior.
E condenou aquilo que considerou de arrogância dos agentes da Polícia em confirmar a captura do Mecânico do Ato Maé pelas autoridades policiais sul-africanas, porquanto, já na net essa informação circula e não só.
Diz ser um posicionamento infeliz da PRM em não confirmar o facto, porque, “o povo quer saber a verdade sobre as informações que circulam à volta da sua captura. A arrogância da polícia só dá azo a especulações”, disse Frangoulis. (P. Machava)

DIÁRIO DE NOTÍCIAS – 26.08.2009

Fonte: Retirado na íntegra do Mocambique para todos


11 comentários:

Unknown disse...

Frangoulis passa a vida a tentar imputar nos outros o que ele próprio não fez, a tentar aparecer como herói num processo em que, sabendo o que ele sabe ou tenta dizer que sabe, poderia ter evitado que desse no que está a dizer, já que, desde o início ele viveu as manipulações, sabe de onde vem etc. Mais do que clarificar zonas de penumbra os ditos do ilustre Frangoulis só vem aumentar as zonas de penumbra e aumentar as especulações ao invés de clarificar seja o que for. Ainda bem que no MDM não há rabos de palha, a nossa juventude nos inocenta e não temos que viver com o medo de a exclusão ou exoneração de um quadro poder dar no que Frangoulis tenta fazer: LAVAR ROUPA SUJA NA RUA.

Anónimo disse...

Deu-me a sensação que o Frangoulis estava completamente embriagado durante o jornal da noite.
Inclusivamente fiquei com a sensação que a STV tudo fez para esconder a cara do Frangoulis e dado passo o Atanásio viu-se obrigado a cortá-lo

Unknown disse...

Não quis me referir a isso para que não parecesse um ataque pessoal mas o tipo parecia saído de uma adega...

Reflectindo disse...

Caros,

Devido à falta de tempo, ainda não vou tecer a minha opinião sobre este artigo. Entretanto, eu gostaria de sugerir que se ficasse a discutir a ideia de Frangoulis e não a sua pessoa como é o caso de se sugerir que ele estava embrigado. O primeiro comentário é sustentável na discussão na medida em que fala sobre o problema do sistema mesmo que parta de uma análise sobre a carreira profissional de António Frangoulis.
Acho que é exactamente o que deves analisar, pois ele mesmo quem exerceu a funcão de Director (Nacional ou Geral) da PIC, membro do partido no poder e deputado da Assembleia da República, não confia o nosso sistema judicial. Quantos concidadãos temos nas condicões de Frangoulis? Lembremo-nos que Teodato Hunguana, Sérgio Vieira mostraram irritacão aquando da primeira "fuga" de Anibalzinho. Sabemos também que há membros do partido no poder que embora digam isto e aquilo, no fundo e de vez em quando revelam que o sistema judiciário em Mocambique é ruim. O que me parece preocupante é a resistência às mudancas por um lado, e, por outro, que dentro do partido no poder não haja discussão sobre esta triste situacão, mas apenas desenharem-se manipulacões aos mocambicanos como é o caso de "a corrupcão acabou no sector público". Pelo menos se a corrupcão acabou, como foi possível que Anibalizinho saisse da cadeia central?

Anónimo disse...

Será que o Reflectindo não consegue fazer uma análise sem referir-se a Frelimo?
Assim o seu blog acaba perdendo a importância, parece que foi construido so para criticar a Frelimo.

Reflectindo disse...

Caro anónimo

1. Não lhe obriguei e nunca lhe obriguei a ler as minhas análises.

2. Quem quiser pode estudar e analisar o poder da Frelimo. Só os 34 anos no poder é motivo suficiente para isso.

3. Tenha paciência e se enterrogue a si mesmo, a razão de quase todos falarem da Frelimo.

4. Se eu não falasse da Frelimo em relacão este caso, eu devia falar de quê?

5. Tens medo de quê afinal?

6. Da próxima vez não responderei perguntas como estas tuas. Mas porque desta vez não insustaste nem a mim nem a qualquer não elimino o teu comentário. Apenas digo que a pergunta que fazes serve mais para ti.

Unknown disse...

Reflectindo, concordo consigo, temos que discutir as ideias de Frangoulis não a sua pessoa. Mas, neste caso, da mesma forma que é impossível dissociar a FRELIMO das cagadas que acontecem, é difícil dissociar o próprio Frangoulis.

Ele investigou o crime que levou Anibalzinho a cadeia, diz que foi vítima da sua persistência de querer ir até ao fim. Pelo menos conhece a ponta mais próxima desta corda gigantesca que a entregue.

Mais, memso que não fosse pelo caso Cardoso, Frangoulis conhece como polícia de carreira a casa por dentro, conhece o sistema, poderia tê-lo dinamitado eficazmente por dentro, denunciando a seu tempo cada coisa errada que visse. Ele próprio diz que o tempo corroi as provas, logo, tudo o que diga agora se evaporou.
Também é difícil dissociar o Frangoulis porque é deputado, membro da Frelimo logo, com responsabilidades claras no que está acontecer. Como é que ele quer tirar o crpo fora?

Anónimo disse...

Vi o Frangoulis a entrar e sair da stv, trabalho mesmo ao lado. estava totalmente embriagado. O páis não pode continuar assim. Não sei como é que a Frelimo confia nesses individuos para os representareem.

castigo

Anónimo disse...

"eu gostaria de sugerir que se ficasse a discutir a ideia de Frangoulis e não a sua pessoa como é o caso de se sugerir que ele estava embrigado".

Estas a dizer-me que a opinião de um individuo completamente bébado merece ser discutido? Provavelmente teremos que estar bébado para compreende-lo.

Reflectindo disse...

Caro Maguezi

Concordei logo a primeira leitura o seu ponto de vista, mas não consegui prosseguir porque não tive tempo. Volto depois para aclarar a minha opinião sobre isto.

Abraco

Reflectindo disse...

Não estou concordando é a acusacão de que ele estava em estado de embriaguês porque duvido a veracidade disso. Não concordo que alguém fale de coisas muito sérias em estado de embriaguês ainda que se trate de uma figura pública. Se puderem me convencer com provas, condenarei a Frangoulis. Esse é o ponto.