terça-feira, agosto 04, 2009

Se todos os casos fossem tratados assim!

O ministro da Administração Estatal, Lucas Chomera, garantiu ao O País online que, nos próximos dias, vai tomar a decisão definitiva em relação ao administrador de Angoche, José Carlos Amade, que se encontra suspenso das suas funções, acusado de corrupção, nepotismo e abuso de poder, entre outros crimes.

Chomera confirmou que as comissões de inquérito que estiveram a investigar o caso já terminaram o seu trabalho e que, também, já conversou com o governador da província de Nampula, Felismino Tocoli, sobre o mesmo assunto. O ministro da Administração Estatal disse ainda que, esta semana, vai analisar o dossier e tomar a sua posição. Por outro lado, o governante referiu que relativamente à acusação que pesa sobre o administrador de Angoche, e com as provas apresentadas, o destino que o espera é ser “demitido” das suas funções e merecer um tratamento disciplinar por se tratar de um funcionário do Estado. Paralelamente a este procedimento administrativo, o mesmo deverá ser encaminhado à justiça.

Chomera afirmou ainda ao O País que segundo a lei, ele violou as normas de funcionamento da administração pública. Devido a isto, primeiro, vai ser demitido das suas funções como administrador, depois, como funcionário terá um tratamento disciplinar e, como a lei manda, o inquérito será remetido à justiça. A procuradoria é que vai dizer o que a lei prevê para actos de corrupção. A procuradoria poderá ainda investigar a actuação do referido administra¬dor no distrito de Muecate, onde esteve a trabalhar antes de ser transferido para Angoche, para responsabilidade criminal. Sabe-se que a empresa de construção do filho do administrador de Angoche, epicentro deste caso, está sediada em Muecate e foi criada durante o reinado de José Carlos Amade naquele distrito.

Recorde-se que o caso José Carlos Amade foi denunciado pela população ao Presidente da República, durante a sua visita àquele ponto do país. Se todos os casos fossem tratados assim, estávamos num Estado de Direito.

Fonte: O País online

Comentário:

Os casos semelhantes ao de Angoche que os populares têm denunciados ao Presidente da República deviam ser tratado desta maneira, se muitos governantes governantes não gozassem protecção dos seus chefes superiores. Um dos casos mais conhecidos, é o da Direcção Provincial dos Antigos Combatentes de Maputo, ou seja o caso
Zauria Adamo que parece que uma das melhores soluções foi de transferir o infractor para Tete.

Sem comentários: