terça-feira, setembro 29, 2009

Infractores da campanha eleitoral processados em Manica

Por violar a lei eleitoral
Manica (Canalmoz) - Numa altura em que estamos já a mais de duas semanas, após o início da campanha eleitoral a nível do país, pelo menos cinco pessoas que se presumem sejam membros dos três principais movimentos políticos da oposição, nomeadamente a Renamo, MDM e PDD, encontram-se já a responder no tribunal, acusados de remoção e sabotagem do material de propaganda do partido no poder, a Frelimo.
De acordo com dados em nosso poder, os indivíduos em causa foram encontrados pelos membros e simpatizantes da Frelimo, após terem entrados em conflitos partidários, nos distritos de Tambara, Bárué e Sussundenga, a removerem panfletos propagandísticos do seu partido como forma de criar desacato no seio dos potenciais eleitores.
Em Sussundenga apuramos as detenções do presidente da comissão política distrital do partido para a Paz Democracia e Desenvolvimento (PDD), Alfande Sebastião e um tal de Luís Cherene. do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Esta última detenção ocorrida no posto administrativo de Dombe, naquele mesmo distrito, deveu-se a um mal entendido pela autoridades policiais, visto que quem havia danificado o material da Frelimo foi um respectivo membros da mesma formação política acusadora, segundo relatado a partir do local.
Entretanto, a PRM em Sussundenga relançou um apelo no sentido de os intervenientes directos na campanha de “caça ao voto” se pautarem por uma campanha menos violenta, O uso deste método coloca em causa não só o exercício de busca de simpatias de eleitores, mas também obstrui a ordem e tranquilidade públicas, a nível das comunidades.
Neste caso o chefe das operações do comando distrital da PRM, em Sussundenga, Jacinto Andrade Sorte, disse que os tais membros destas duas formações políticas ficaram detidos na sequência do desacato às ordens dos agentes da lei e ordem.
Contudo, em Sussundenga onde terão ocorrido detenções para além de processos judiciários mencionados contra os tais supostos membros das formações políticas em referência, a PRM faz uma avaliação positiva daquilo que tem vindo a desenvolver no quadro da campanha eleitoral, com olhos postos nas eleições de 28 de Outubro próximo.

(José Jeco)

Fonte: CANALMOZ (2009-09-29)

Nota: Atendendo o que vem se denunciando naquela parcela do país por órgãos da imprensa insuspeitas, ora porque AWEPA e CIP são independentes, ora por a Agência de Informacão Mocambicana (AIM) é governantal, torna-se preocupante que os que estejam a responder em tribunal sejam membros de partidos da oposicão.




Sem comentários: