segunda-feira, setembro 21, 2009

MDM“choca” com Frelimo

O MDM tinha agendado para sábado último um showmício no bairro da Ma­falala, que contaria com pre­sença do músico Azagaia.
Entretanto, a excassas horas para o início do mesmo o local foi ocupado por membros da Frelimo, para o lancamento de actividades culturais. Para contornar o cenário e evitar “convulsões” os simpatizantes do MDM recorreram a Praça da Paz .

Fonte: O País online

Adenda: O CANALMOZ faz uma descricão detalhada sobre o incidente e pode-se ler aqui.

20 comentários:

Nunoamorim disse...

Mais uma vez a vitimização.

É tão simples quanto isso: A Frelimo solicitou o espaço do campo da Mafalala para a realização de uma actividade de campanha eleitoral junto do Conselho Municipal, solicitação aceite. alguns dias depois o MDM fez o mesmo, tendo sido recusado em virtude de a Frelimo já o ter feito, mas mesmo assim, os membros daquele partido, na sua táctica de auto-vitimização, lá se deslocaram ao campo de Mafalala a fim de serem corridos e logo de seguida reclamarem expulsão e serem vitimas de perseguição. E assim vai a campanha eleitoral.

Quanto ao Canal de Moçambique, todos conhecemos a sua linha editorial. Recordo-me que, aquando das eleições autárquicas, publicaram um artigo que dizia que a Renamo ganharia em todos Municipios da Provincia de Nampula. Resultado: a matéria estava disprovida de qualquer rigor cientifico, porque como se verificou, a Frelimo ganhou em todos municipios.

So uma pergunta: porque será que o tal comicio, com o famoso Azagaia, so levou alguns minutinhos e estava as moscas?

Julgando pela afluencia da população aos comicios, acho que o MDM so ganharia se o voto dependesse, unica e exclusivamente do G19 e Todd Chapman

Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Caro Nuno Amorim

Apresentei duas fontes sobre a mesma notícias, o País online e o CANALMOZ. O Canal de Mocambique, traz detalhes do que aconteceu. A terceira fonte é esta de AIM em inglês para allfrica e escreve: "On Saturday, an MDM rally and concert in the Maputo neighbourhood of Mafalala had to switch its venue, because Frelimo youths had occupied the field which the MDM says it had booked from Maputo City Council." ver aqui . Ora em todas as fontes a Frelimo não apresentou a prova de ter recebido autorizacão e tu não dizes que tens a cópia.
Agora aconselho-te uma coisa: vá apresentar esse documento de autorizacão ao Matias Guente, jornalista do CanalMoz e creio puderes salvar a imagem da Frelimo. Fora disso, os teus alegados e ataques ao MDM e Daviz Simango servem de facto para promovê-los. E quem é o culpado?

Meu caro Amorim, todo aquele que é atacado é vítima e TU atacas ao MDM e DS que são os TEUS VÍTIMAS. Quando os atacas, os mocambicanos e a comunidade internacional vai-se apercebendo da grandeza do MDM. Parece não teres compreendido isso.

Se julgas que o MDM e Daviz não vão ganhar, porquê te preocupas tanto? E o que de facto entendes por ganhar? Alguma vez analisaste o termo ganhar. Mas sobre resultados eleitorais não é este tema aqui. Detesto a estratégia de fugir do assunto. Pelo que, por favor não comentes mais neste tema sobre o resultados que tu mesmo não os conheces.

Boa colaboracão Amorim!

Voz da Revolucao disse...

Reflectindo só se baseia em jornais online interligados. Não conhece a realidade do terreno em Moçambique. Este reflectindo, infelizmente não terá a oportunidade de assistir a campanha eleitoral ao vivo provavelmente, por isso nem tem ideia de como é que as coisas acontece e nem vai compreender esta realidade da auto-vitimização. Daviz Simango já realizou vários comícios (im)populares onde esteve apenas ele e a sua delegação e mais algumas crianças que queriam balões.
Infelizmente reflectindo está a pisar outras areias, aliás, deve não pisar areia para escrever o que escreve...ainda vai compreender.

Reflectindo disse...

Caro Voz

Fui claro aqui no meu blog cada assunto trata-se no respectivo tema. Se queres escrever o que entendes, tens o teu blog.
Por favor, respeite o meu espaco!

Nelson disse...

Me desculpem meus senhores Nuno Amorim e Voz da Revolução. Porque é que quando o assunto é MDM vocês perdem toda vossa capacidade racional? Eu vi na televisão o Ismael Mussá a amostar os documentos da autorização pelo CMCM para a utilização do espaço. Ele falou de terem anunciado o evento pela imprensa ao longo da semana. E o Nuno vem nos dizer que a Frelimo foi a primeira a requerer o espaço. Tem como nos provar isso?
A Voz de Revolução. Você acredita mesmo que preciso estar em todo canto de Moçambique para saber oque se passa? É que isso significaria que nós aqui em Moçambique não sabemos oque se passa nas Europas, e nas América e isso não corresponde a verdade.
Achem que estou em defesa de Reflectindo se quiserem, vocês tem a liberdade de pensarem isso, mas pelo menos ele nos apresenta as fontes do que ele escreve. São jornais online sim mas são as fontes que usa.
Acerca dos comícios de Daviz Simango oque o Voz da Revolução diz não é oque eu tenho visto no Diário da Campanha da TVM.
Enfim cada qual vê oque quer ver.
Camaradas oque me irrita mesmo é que já vos vi a debater(comentar) assuntos de forma lúcida e com argumentos de uma lógica bem adulta mas quando estão diante de assunto ligados ao MDM “perdem” todos juízo e metem muita àgua.

Nunoamorim disse...

Caro Nelson,
1. eu vi a reportagem e em momento algum o Mussá mostrou o despacho do Municipio. Realmente cada um ve o que quer.
2. Em que imprensa voces publicitaram o comicio da Mafalala?

Caro Reflectindo,
se achas que dizendo aquilo que pensamos em torno do MDM é fazer publicidade, então deverias dar-te por satisfeito. É paradoxo quando dizes que estamos a mostrar a "grandeza do MDM" e ao mesmo tempo criticas-no. Deverias incentivar-nos.

Nuno Amorim

Nunoamorim disse...

Mais uma vez Mafalala,

primeiro o comicio não se realizou porque o Daviz ficou doente.
Agora não se realizou porque a Frelimo impediu.
Estamos a espera da terceira.

Ainda admiram-se quando são apelidados de vitimas compulsivas.

Nuno Amorim

Nunoamorim disse...

Caro Nelson,
O Mussá so tinha a carta onde fazia o pedido para utilização do espaço. E como deves saber, carta de pedido não é autorização.

O Mussá tem passado com alguma regularidade por esse espaço, desafio-lhe a mostrar a autorização.

Reflectindo,
não mostrarei a nenhum Matias Guente, farei o scanner e postarei aqui. Espero que depois concordes que as tuas fontes jamais fizeram um jornalismo investigativo e que o Mussá voltou a utilizar a táctica da vitimização.

Até breve.

Nuno Amorim

Reflectindo disse...

Caro Amorim

1. Sempre dei-te a forca para engrandecer o MDM, não sabias?

2. Como te contradizes em fracção de tempo? veja que escreveste o seguinte: "1. eu vi a reportagem e em momento algum o Mussá mostrou o despacho do Município. Realmente cada um ve o que quer." PARA A SEGUIR DIZERES: "O Mussá so tinha a carta onde fazia o pedido para utilização do espaço. E como deves saber, carta de pedido não é autorização... não mostrarei a nenhum Matias Guente, farei o scanner e postarei aqui. Espero que depois concordes que as tuas fontes jamais fizeram um jornalismo investigativo e que o Mussá voltou a utilizar a táctica da vitimização."

Faca o scanner, mas eu prometo-te dirigí-lo ao CanalMoz e quica ao outros órgãos de informacão. Para confessar já desconfio que seja um documento forjado a posteriori.

JOSÉ disse...

O Amorim e a Voz previamente manipularam a verdade quando comentaram sobre Mafala, felizmente há vídeos que desmentem as suas afirmações. Amorim e Voz também usaram desinformação quando comentaram sobre a Beira e Nampula.
A questão é muito simples: quem tem mais credibilidade? Amorim e Voz? Ou Canalmoz, AllAfrica, TVM, O País e STV?

Anónimo disse...

Cuidado com o Nuno Amorim! Ele falsifica documentos. A exemplo postou uma suposta carta do MDM no mocambiqueonline com a data de 21 de Setembro.

Reflectindo disse...

Caro anónimo

Obrigado, fui espreitar a carta que se refere e vi a questão da data. Mas como o assunto aqui não é esse, vou ver se depois poderei escrever um texto tratando sobre isso.

Nunoamorim disse...

Caro Reflectindo,
acho que estamos com problemas de percepção.
Onde é que reside a minha contradição? A não ser que penses que a carta de pedido de espaço é despacho de autorização. Se for isso, então estamos conversados.
É como fazer carta de pedido de emprego e depois assumir que o emprego ja é seu.

Não ausência do documento de autorização, os vitimias ja arranjaram outra forma de se vitimizarem. Tentar descredibilizar a autorização da Frelimo. eheheh

Se tem dúvidas, peçam ao Mussá que mostre a autorização do municipio.

Quanto a veracidade da carta do MDM que eu postei, acho que poderão prová-la junto de qualquer órgão de informação, ela é pública. Poderás ter acesso junto ao canal de moçambique, se assim o preferires.

Desafio-vos a mostrarem um único parágrafo que não faça parte da carta original.

Estamos vigilantes as manobras de vitimização.

Nuno Amorim

Anónimo disse...

José,
come é que a partir da Africa do Sul consegues o videos transmitidos pelas televisões moçambicanas?
Que eu saiba, a DSTV ainda não está no multichoice.

Provavelmente, seja pela distancia, que não consegues distinguir os papeis apresentades.

Apenas curiosidade.

Lurdes

Anónimo disse...

Onde escrevi DSTV queria escrever STV

Lurdes

Reflectindo disse...

Nuno Amorim

É o que isto? Não sabes ler o que tu mesmo escreveste? Em resposta ao Nelson escreveste o seguinte:

"1. eu vi a reportagem e em momento algum o Mussá mostrou o despacho do Município. Realmente cada um ve o que quer."

Num outro comentário, em resposta ao Reflectindo escreveste:

"O Mussá so tinha a carta onde fazia o pedido para utilização do espaço. E como deves saber, carta de pedido não é autorização."

NÃO ACHAS CONTRADICÃO NAS TUAS DUAS AFIRMACÕES

Quanto a essa carta do MDM que não vejo motivo de exclusão em nove círculos pela CNE, vou escrever, e se notares o Bayano estranhou algo. Mas continuo a dizer que esse não é o tema.

Nota: me explique as duas primeiras afirmacões que são tuas.

Nunoamorim disse...

"eu vi a reportagem e em momento algum o Mussá mostrou o despacho do Município."

Simplesmente o Mussá mostrou a carta de pedido de espaço e isso não é despacho do Municipio.

Eu não disse que não mostrou nenhum papel, disse sim que o papel mostrado não era o despacho do Municipio.

Fiz-me entender?

Sabes muito bem que a carta é genuina e estranho que o Bayano como jornalista ainda não a tenha acessado.

Nuno Amorim

Nunoamorim disse...

Ao anónimo que disse que eu falsifiquei a carta do MDM, por favor leia o boletim sobre o processo politico em Moçambique, edição 6 de 22 de Setembro.

A carta que eu postei e outra datada de 28 de Agosta estão no seguinte endereço:www.eleicoes2009.cip.org.mz

O autor do boletim foi ao ponto de dizer que o MDM mentiu-lhes em realação a esse ponto.

Um partido que é capaza de mentir por causa de coisas pequenas,será que merecerá mais alguma credibilidade?

Provavelmente chegaremos a triste conclusão que a CNE estava certa.

Nuno amorim

Reflectindo disse...

Caro Amorim

Primeiro, eu disse que vamos caso a caso. Mas para mais uma alerta o estranho é a data de 21 de Setembro por baixo do nome do do mandatário.

Segundo e o principal por pertencer a este tema, será mesmo que não estás a ver a contradicão das tuas afirmacões quanto ao que viste e o que não viste? Será mesmo? Leia os teus comentários com muita atencão embora pense que não precisavas porque foste tu a escrevê-los.

JOSÉ disse...

Lurdes, não leste com atenção o que escrevi por isso fazes uma grande confusão. A que propósito é que mencionas a Multichoice?

Os vídeos mencionados referem-se a uma prévia festa-comício do MDM, também na Mafalala. Certas pessoas, incluindo Amorim e as Vozes, afirmaram na altura que essa festa foi um fracasso pois estavam presentes meia dúzia de pessoas, maioritariamente mamanas do Tufo da Mafalala. Os referidos videos desmentem essas afirmações, penso que ainda estão disponíveis no Portal do MDM e possivelmente no You Tube. Também estive em Maputo com pessoas que estiveram nessa festa do MDM e desmentem esses Amorins e Vozes.

O meu comentário aparece no contexto de que Amorim duvida da credibilidade do Canal de Moçambique. Acontece que esses Amorins e Vozes já por várias vezes quiseram manipular a verdade, apenas faço referência a Beira e Nampula, mas não me vou alongar em pormenores pois esse não é o tema.

O recente incidente da Mafalala foi noticiado no País, Canal de Moçambique, AllAfrica e Tv. A minha pergunta permanence em pé: perante os factos, quem tem mais credibilidade, Amorins e Vozes , ou os referidos órgãos de comunicação social?