segunda-feira, outubro 12, 2009

Grupo de jovens da Frelimo junta-se ao MDM

Um grupo de 10 jovens que se dizem membros da Frelimo renunciou no sábado a sua filiação no partido no poder em Moçambique, num acto público durante o comício dirigido pelo candidato presidencial do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, e que teve lugar no Pavilhão de Desportos, na cidade de Nampula, capital da província que ostenta o mesmo nome.

O comício era parte integrante de mais uma etapa da campanha eleitoral de Daviz Simango na sua corrida para as presidenciais de 28 Outubro corrente. Justificando a sua decisão, os jovens disseram estar insatisfeitos com a Frelimo e inspirados pelos ideais de Daviz Simango. Tomando a palavra, o primeiro orador, Sandrique João Mário, disse que quando ouviu pela primeira vez o nome de Daviz Simango começou a reflectir e buscar aquilo que ele representava.

“Nessa altura, que eu ouvi o nome de Daviz Simango, eu ainda pertencia ao partido Frelimo em 2005, onde continuei mas sempre escutando, ouvindo e me inspirando com aquilo que fazia Daviz Simango”, afirmou. Mário, que diz ser funcionário do Conselho Municipal de Nampula e membro da Frelimo desde 1 de Fevereiro, concluiu afirmando que “hoje e agora este cartão não preciso mais. Este exemplo deve ser seguido por todos, porque esta Frelimo só sabe nos usar e quando termina a missão deles já não somos nada”. Este foi o tom dos restantes jovens que, durante a ocasião, também se fizeram ao palco improvisado para se pronunciarem sobre a decisão de renunciar ao partido no poder.

Refira-se que os jovens são o principal alvo do MDM e do seu candidato Daviz Simango. “Vamos trabalhar duramente com os jovens, pois nós entendemos que os jovens têm uma oportunidade muito grande, pelo facto de hoje existir uma liderança jovem que pode olhar por eles, ao contrário daquilo que se tem defendido muito de que os jovens podem vender o país. É claro que somos jovens, temos energia, mas em nenhum momento se pode vender o país”, disse Simango, momentos após a sua chegada a Nampula. Segundo o candidato do MDM, ‘hoje todos falam que querem jovens, quando ainda recentemente as mesmas pessoas cantavam todos os dias nos jornais que os jovens vão vender o país’. “Mas hoje, como estamos em campanha procuram escovar os sapatos dos jovens”, disse Simango.

Durante o seu discurso, Simango também manifestou a sua preocupação com o facto de muitos jovens ‘passarem a vender amendoim’ após a conclusão da 12/a classe por alegada falta de oportunidades de prosseguir com os estudos. Como forma de tentar aliciar o voto da juventude, Simango prometeu na ocasião disponibilizar um por cento do Produto Interno Bruto (PIB) para a habitação. “Os jovens querem casar, mas não têm dinheiro para comprar uma casa, não têm dinheiro para construir uma casa, e o MDM diz que um por cento do PIB tem que ser entregue para que os jovens possam ter credito e possam construir a sua casas. Enquanto isso, a Frelimo, na voz do seu porta-voz ao nível da cidade de Nampula, João Maurício, desvaloriza a renúncia daquele grupo de jovens.

Falando a AIM, no fim da tarde de sábado, em Nampula, Maurício disse que “essa coisa de ser membro de partido é um jogo político, muitas vezes há pessoas que chegam num partido talvez por interesse. Por isso, não creio que as pessoas que se apresentaram sejam verdadeiramente membros da Frelimo. Poderiam ser (membros da Frelimo), mas que queriam tirar um certo proveito da Frelimo”. “Essa coisa de partido e’ como um clube de futebol que tu tens no coração. Eu não renuncio de ser do Sporting apesar de o Sporting estar a perder”, exemplificou.

Sobre os argumentos apresentados por aquele grupo de jovens para renunciar ao partido no poder, Maurício refuta que alguma vez a Frelimo tenha-se aproveitado da camada juvenil. “A Frelimo nunca usou os jovens”, asseverou Maurício, para de seguida explicar “por isso, eu disse que qualquer partido e’ como um clube em que você se filia de forma voluntária. A Frelimo nunca recrutou e nunca usou alguém”. Sobre os mecanismos de adesão a Frelimo, Maurício explicou que “as pessoas analisam, vêem as realizações da Frelimo e depois afiliam-se a Frelimo. A Frelimo nunca vai a caca das pessoas, as pessoas e’ que vão a Frelimo”, concluiu.

Fonte: AIM in @VERDADE

Nota: Publiquei este artigo porque há muitos pontos de reflexão.

32 comentários:

Nunoamorim disse...

1. Nao querendo menosprezar o esforco cosmetico que o MDM fez, nao se equecam que desapareceu da sede da Frelimo em Nampula muitos cartoes de membro e carimbo.
2. O showmicio nao foi no pavilhao dos desportos.
3. No referido showmicio que contou com a presenca do Azagaia, estavam menos de 200 pessos.Um numero vergonhoso se tivermos em conta que Nampula eh o maior circulo eleitoral.
4. Quem duvidar do que disse, posso prova-lo atrav
es de fotos.

Nuno

Reflectindo disse...

Caro Nuno

Já deixei de me interessar em discutir contigo por causa da tua cegueira grossa nas análises políticas e o teu anti-MDM/Daviz e sobretudo, o teu ANTI-MULTIPARTIDARISMO bem conhecido na blogosfera. Daí que não vou dizer nada sobre os outros pontos da tua propaganda, ponto máximo do teu medo do MDM. O Maurício não é menos importante que um Nuno Amorim que ninguém o conhece em Nampula e logo AIM não foi ter contigo.
Se as tuas estórias fossem verdadeiras o João Maurício devia ter as contado.
Sandreque João Mário não é um cidadão anónimo. Quem vive em na Cidade de Nampula e está empenhado na política, conhece-o perfeitamente.

Nota: acertei quando postei este artigo.

Anónimo disse...

So acho interessante que a FRELIMO apresente membros de outros partidos a se filiarem a ela e todos acharem normal, mas quando sao os membros desta mesma FRELIMO a se filiarem a outros partidos, haja quem queira nos convencer de que nao seja verdade. Eu sei que muitos jovens e adultos que estao na FRELIMO estao, eh mesmo, pelo tacho. E so espero que a FRELIMO caia do poder para ver quem eh da FRELIMO de verdade, pois, ha muitos que tem o vermelhinho, mesmo sem terem simpatias com a FRELIMO,mas por uma questao de sobrevivencia. Tambem acho corajosos aqueles que de forma aberta se filiam e militam pelos outros partidos, pois, esses eh que sao mocambicanos livres de verdade.
E acho normal que assim seja, pois, muitos de nos mocambicanos somos cobardes por natureza.
Nao simpatizo muito com a RENAMO nem com Dhlakama, mas posso dizer sem preconceitos que admiro a sua excelente capacidade de conquistar e reter multidoes, semprecisar de mandar fachar escolas, a funcao publica, etc.
Tambem continuo a achar que o MDM, apesar da sua pouca maturidade (eh preciso que se diga), seja uma esperanca para muitos mocambicanos.

Domingao

Nunoamorim disse...

Caro Reflectindo,
Fique atento as noticias vindas de Nacala.
Forte abraco,
Nuno

Viriato Dias disse...

Há que estudar o fenómeno Dhlakama. Tem muitos apoiantes nos comícios mas no processo de votação o que se vê é outro resultado. Dhlakama teve tudo para ganhar as eleições, mas ele deixou que o comodismo falasse mais alto em relação aos seus ideias. Quanto ao resto vamos deixar que o dia 28 de Outubro que já é daqui a escassos dias decida.

Um abraço

Reflectindo disse...

Caro Domingão

O pior é pessoas que julgam lúcidas chamam outro partido de dissidentes, mas não da Frelimo.
Afinal quem não conhece tantos com o vermelhinho mas simpatizantes de outros partidos?

Reflectindo disse...

Mano Viriato

Essa questão de Dhlakama e Renamo já não falo porque tratei em tempo próprio. Espero que as coisas mudem este.

Reflectindo disse...

Caro Domingão

De novo, eu espero que o MDM seja a esperança do povo moçambicano. Já se nota que uma camada considerável de moçambicanos precisa de um guia.

Chauque disse...

realmente há quem tenta parar o vento com as mãos.quando a Renamo. MDM, perdem membros para a Frelimo, os membros da Frelimo nos seus blogs e o seu jornal Noticias é manchete da primeira pagina, agora que a Frelimo perdeu membros em Nampula,nem falam no assunto nos seus blogs e no seu jornal

os tais aparecem com justificações infantis, sem sentido para explicar o inexplicável, que nao precisa, ate ao ponto de desvalorizar os seus superiores ,não se pega o vento com as mãos

cocoricoooooooo

Nkutumula disse...

Mano Reflectindo,

Vou dizer-te duas coisas:

1 – Eu acho que devemos começar a encarar a leviandade política como algo normal. Do mesmo modo que esses tais jovens se divorciam da FRELIMO, poderão divorciar-se do MDM.
A RENAMO perde membros para a FRELIMO e MDM. MDM perde membros para a RENAMO e FRELIMO. A FRELIMO perde membros para a RENAMO e MDM. Isso é muito normal. Acontece em quealquer parte do Mundo.
Muito cuidado com os “troféus de guerra”. Podem ser infiltrados. Podem votar na FRELIMO mesmo estando agora filiados ao MDM. Todos os partidos estão vulneráveis aos infiltrados que, não poucas vezes, “abandonam” os seus partidos para se “filiarem” noutros. Muitas vezes só se descobre a sua verdadeira agenda depois de coisa estoirar.
Mas, viva a democracia. Viva a livre escolha do partido a que as pessoas se podem filiar. Temos que nos habituar a isso.

2 – 1% do PIB (Produto Interno Bruto) equivale a mais de 500 milhões de Dólares. Como é que o Daviz Simango pode nos enganar que todos os anos vai tirar mais de 500 milhões de Dólares para habitação se todos os anos nos ajoelhamos perante os doadores para nos darem 400 milhões de Dólares para podermos sobreviver?
Mendigamos 400 milhões mas teremos 500 milhões para construir só casas? Mano, pensa-lá bem...
Meu irmão, é certo que estamos em campanha eleitoral, mas mentir assim não dá.

Um abraço

Reflectindo disse...

Amigo Chauque

Quando postei este artigo contei sobretudo dos detractores do MDM. Esses que chamam um partido de dissidentes da Renamo quando na verdade é um partido moçambicano que congrega cidadãos vindos de outros partidos nem que seja apenas por simpatia e outros apartidários. Se não assistimos muitos frelimistas a apresentarem-se publicamente, deve-se à partidarizacão do Estado. O facto da exclusão do MDM em Nampula mostra quão conscientes são os homens do partido no poder. Mas é verdade, o vento não se pára com as mãos.

Reflectindo disse...

Mano Nero

Não concordo áo que chamas de leviandade política, pois sendo aí estariamos a atingir os que foram da mocidade portuguesa mas depois integraram-se à OJM. Quando livres e resultado de uma reflexão é paradigma. É verdade que isso existe em todo o mundo e a razão de dinamismo na política. Não houvesse abandono de um partido para se formar uns outros em Mocambique continuariamos no monopartidarismo. Os que assitiram os episódios de 1974/5 sabem que se a Frelimo tomasse o poder através de eleicões, podia ter ganho por mais de 95%. Tudo era Frelimo. Mas hoje, na verdade, ela está abaixo dos 50 %.
O que podemos dizer nestas coisas sem esconder, é que por causa das células, partidarizacão do Estado, a Frelimo distribuiu cartões a pessoas que com ela não se simpatizam. Foi o que se provou na Beira. E por causa disso, a Frelimo excluiu o MDM em zonas como Nampula. Isto é jogo político, mano. Mas uma alerta, o vento não se pára com as mãos. Uma vez escrevi isso aqui para eu falar com vivi aquando a expulsão do bispo D. Manuel Vieira Pinto de Nampula.

Ao ponto 2.

Estamos aqui a falar de 1% do PIB e o é 99%. Porquê é mentira? Para falarmos disto temos ir ter em conta o nosso PIB actual, não bastando assim falar em 500 milhões de dólares. Tem que existir uma base. Também temos que ir ao fundo do OGE para constatarmos as alocacões actuais.
Este não é o tema, mas é importante. Talvez abrir um tema de discussão sobre o Manifesto de Daviz Simango.

Um abraco

Jonathan McCharty disse...

Caro Nero,

As tuas contas sobre o PIB nao me parecem correctas.

Segundo o site do INE, o PIB em 2005 foi de 157.345 milhoes Mtn. Se tomarmos o cambio a 25Mtn isso perfaz 6,3 bilioes USD. E, 1% (um porcento) disso, corresponderia a 63 milhoes de USD.
No manifesto do MDM, o valor indicado para o Programa Nacional de Habitacao e, correspondente aos aludidos 1% do PIB e' 64 milhoes USD, o que e' bastante aproximado a minha aritmetica!!

Se nao estas a fazer "propaganda maliciosa" (como o primeiro comentarista), poderias nos elucidar donde provem os teus numeros??

Um abraco

Reflectindo disse...

Caros leitores

Desculpem-me pelos erros no último comentário. Escrevi-o à pressa.

Obrigado Jonathan por ter ido ao INE para ilustrar o real PIB o que mostra estar muito longe do que o Nero deu. Ora, logo há uma contradição que não sei se o Nero reparou. Se 1% do nosso PIB é mais que 500 milhões de dólares, porquê precisaríamos de doações de 400 milhões de dólares?

Todavia, mesmo que as contas fossem muito certas, teriam correspondido a apenas 1%, significando que restavam os 99% que se alocariam noutras áreas vitais como agricultura, educacão, saúde. Ainda, se aquelas contas do mano Nero fossem bem certas levantaria-se uma outra questão? Porquê estamos ainda na cauda do mundo ou seja, porquê somos ainda dos mais pobres do mundo? Concretamente, porquê a maioria dos moçambicanos vive numa pobreza absoluta? Porquê se morre de fome ainda? Porquê muitos e muitos moçambicanos não têm habitação?

Sem eu estar a ditar ao que se deve questionar, penso que o mano Nero devia perguntar ao que (área)a governação de Simango irá sacrificar, para alocar 1% do PIB à habitação. Aí acho que teríamos um bom debate. E, é isto que Simango, Guebuza e Dhlakama deviam debater em directo em programas televisivos.

Um abraco

Basilio Muhate disse...

Desculpem a intromissao, mas o PIB pertence ao MDM para prometer que lhe vai tirar o tal 1% para algum programa especifico ? ou sera que o PIB pertence ao senhor Daviz Simango? afinal o que significa PIB para o MDM ? Da forma que se debate parece algo palpavel, algo que se pode pegar e dividir.
Convenhamos meus senhores...nao facamos da macroeconomia um ramo da ciencia economica sem sentido so porque estamos em eleicoes.

Basilio

Reflectindo disse...

Caro Basílio

Aqui não houve inscrição de comentadores, pelo que não há intromissões. Porém, não estou entendendo o que o meu amigo quis ou quer dizer. Não vejo lugar nenhum lugar onde se disse que o PIB pertencia ou não pertencia àquele e este partido. E, muito menos dizer-se que PIB pertencia ao MDM ou Davis Simango. Também não vejo, onde nós os três que falámos de PIB escrevemos que ele era palpável.

Não achas que devias contribuir doutra maneira que esta? A tua reação não está a ser mais eleitorista?
Seja como for, espero a tua contribuicão duma forma mais didáctica, pois todos nós aprendemos em e com debates.

Aquele abraco

Jonathan McCharty disse...

Caro Basilio,

Eu penso que o teu problema e o do teu partido, e' terem sido apanhados em contra-mao, num assunto essencial ao desenvolvimento do pais e para o qual, nunca mexeram palha!

O MDM e' um partido jovem, com ideias jovens e frescas! Este partido veio mostrar que, com porcoes infimas do valor agregado de bens e servicos gerados neste pais, ou seja, "riqueza nacional", pode se avancar para a resolucao, de forma bastante realista, deste problema crasso e totalmente negligenciado pela Frelimo desde a independencia, que e' a HABITACAO!

O PIB nao e' um valor palpavel, mas tratando-se de bens e servicos gerados, ele se traduz em algo "palpavel", atraves de impostos (e aqui temos muitos), taxas de exportacao, etc, geridos pelo Governo para as suas iniciativas economicas e sociais!!

Ao contrario de alguns que usam esse dinheiro para meter nos seus bolsos e para a sua permanente-campanha com bens que nao lhes pertence, o MDM e Daviz Simango, uma vez eleitos, se comprometem a usa-lo para a resolucao da problematica da HABITACAO!

Espero ter ajudado a clarificar as suas "zonas de penumbra" e, doravante, nos ajude a propagar esta mensagem aos seus camaradas que, o dinheiro que tem andado a usar a torto e a direito, de facto, nao lhes pertence!!

A explicacao de Alice Mabota a Chissano no encontro com advogados e juristas e' outra fonte de inspiracao que lhe sugiro, para aclarar as ideias!

Um abraco fraterno!

Jonathan McCharty disse...

Caro Reflectindo,

Tu praticamente me tiraste "das maos" as palavras que queria teclar, como "follow-up" ao meu primeiro comentario!
O PIB (GDP) que o Nero apresenta e' 5 vezes superior ao valor "real" actual. E' o PIB de paises que se encontram a volta da posicao 70, quando a nossa e' 124, em rankings de organizacoes com o FMI, World Bank ou CIA.

Quem quiser, pode aqui observar fontes diversas as do INE, que o Reflectindo apresentou.

Nunoamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...

Reflectindo,
Tendo em conta que disseste que a apresentacao de tais jovens nao era leviandade politica, QUAL EH TUA OPINIAO RELATIVAMENTE AO APELO DO MANUEL DOS SANTOS, CANDIDATO DERROTADO NA SEGUNDA VOLTA, ORIENTANDO QUE TODOS VOTEM NO GUEBUZA E NA FRELIMO?
Partindo do principio que sempre apoiaste o Manuel dos Santos, vais seguir o apelo do teu ex-edil?
Nuno

Reflectindo disse...

Caro Jonathan

Espero que Nero e Basílio voltem para discutirmos sobre o PIB e política de habitação.

Abraco

Jonathan McCharty disse...

Caro Reflectindo,

O Nero e o Basilio nao voltarao!!
Adivinho que esteja a ser dificil encontrar "substancia" para vir aqui partilhar connosco!

Abraco!

Nkutumula disse...

Meus caros Reflectindo e Jonathan,

Diferentemente de vocês, eu não fujo da verdade.
Diferentemente de vocês, eu não me agarro a ideias erradas. Vocês fogem sempre do meu blog sem deixar rastos quando vos convenço de estarem errados.

Um amigo meu é que me disse que 1% do PIB equivale a 500 milhões de Dólares. Estava enganado e enganou-me.
Eu, aqui e agora, retiro o que disse. 1% do PIB não equivale a 500 milhões de Dólares.

Outra coisa: Essas casas que serão construídas com 1% do PIB serão oferecidas ou vendidas? Se forem oferecidas, quais serão os critérios objectivos para a distribuição.

Se forem vendidas, quais serão os critérios objectivos para a selecção dos beneficiários?

Depois de responderem a estas perguntas colocarei as outras que tenho.

Um abraço e viva o debate de IDEIAS

Reflectindo disse...

Meu caro Nero

1. Ainda bem que reconhece o erro que o teu amigo te induziu. Já posso imaginar que não deve ser um qualquer, mas um que diz conhecer economia mas ao mesmo tempo chantagista. Tudo vale para falar mal do MDM nem que seja para conduzir a erro a amigos. Um dia concluirás.

2. Meu irmão Nero, quando é que eu fugi por me teres convencido? Tenho apresentado a minha posicão diferente à tua, mas quando não há mais nada a discutir, achas que devo manter-me no debate para não se pensar que fugi? Eu pelo menos não faco essas coisas, meu irmão.

3. Há uma outra questão, não quero me expor a insultos ou ofensas nem tenho tempo para me dedicar a responder tais atitudes.

4. Para uma resposta ou uma discussão sobre a política habitacional do MDM, remeto-te ao Manifesto deste partido aqui, pág. 19, seccão 9.3 Habitacão e Desenvolvimento Urbano.

Nkutumula disse...

Ok. Vou ver esse manifesto e depois volto para discutirmos.

Jonathan McCharty disse...

Estimado Nero,

Nao me lembro de ter fugido do teu blog por causa de "verdades"!! Eu gosto de debates e sou daqueles que acredita que quem erra e' quem faz alguma coisa!! Mas tambem, detesto ficar a insistir com a mesma coisa e as pessoas a enrolar, a enrolar!!! Nesses casos, sou peremptorio e anuncio a minha retirada da discussao!! Pode ser o caso de teres aparecido, quando de facto, ja' me havia retirado, com o devido anuncio previo!! Reveja os tais debates, para confrotar o que acabo de dizer!!

Em relacao a "politica habitacional" do MDM, julgo salutar que estejamos a ter este debate!! Isso mostra a frescura e ideias inovadoras trazidas por este partido. Nunca houve, da parte da Frelimo, interesse a atacar este problema, com solucoes praticas e realistas (vide entrevista de Felicio Zacarias ao jornal O Pais).

Manifestos, regra geral, trazem as ideias mestras, sobre a Governacao e Politicas que se pretendem implementar!! Os "specifics" e os detalhes de execucao, sao apresentados numa fase posterior, depois de ponderar diversos aspectos e abarcar sensibilidades dos potenciais beneficiarios!! O exercicio que estamos a fazer aqui, pode servir tambem para "modular" estas politicas!!

O que eu acho, e que fique bem saliente que nao falo em representacao do MDM, mas como um cidadao interessado na resolucao dos problemas deste pais, e' que ha' diversas formas de atacar o problema de Habitacao!!
O que o pais precisa nao e' de "caridade habitacional"!! Precisa-se sim, de "mecanismos formais" no terreno, para que o cidadao a eles possa recorrer quando precisar!! Que um individuo, com trabalho modesto, seja no sector publico ou privado, possa construir a sua casa, decente e duradoira!! O fundo habitacional pode ser utilizado, por exemplo, para subsidiar as taxas de juro, diga-se de passagem, altamente elevadas, junto da banca comercial!! Pode ser utilizado para concessao de credito a habitacao bonificados, junto de uma instituicao estatal, especialmente criada para o efeito!!
Pode ainda ser utilizado, para a construcao daquilo que nos paises anglofonos se chama de "affordable housing"!! Os predios que existem na Malhangalene, ou os predios Macondes no Muhavire em Nampula ou ainda os predios no Bairro Popular em Quelimane, sao exemplos do que se chama "habitacao acessivel", normalmente a ser concedida as classes que ainda nao constituiram poupanca, como os recem-graduados, jovens casais, etc! Esses edificios poderiam constituir patrimonio municipal, servindo assim para melhorar as receitas dos municipios, enquanto facilitam a vida as classes mais desfavorecidas!! A medida que os seus utentes vao enrobustecendo as suas financas, poderiam recorrer a creditos para a construcao das suas moradias!!

E, falando de "creditos a habitacao", veja que os jovens hoje em todos o pais, alugam casas a precos que andam entre 5 a 10.000 meticais, dinheiro esse que e' "fundo perdido", quando poderia, da mesma forma, ser utilizado para amortizar os seus creditos a habitacao!!

Portanto, nao estamos aqui a falar de coisas de outra galaxia!! Existe capacidade interna, para fazer funcionar todo um sistema integrado de habitacao!! Ninguem esta' aqui a falar de "caridade habitacional"!!

Coisas que nos caem de mao beijada, nunca sao valorizadas na integra; nunca aproveitadas na sua extensao!! Por isso, concordo com Paul Kagame' e Dambisa Moyo que "Aid to Africa, must be phased out"!!

O Nero e todos os outros patriotas, sao tambem chamados a contribur com ideias, sobre o que devera' ser uma "Politica coerente de Habitacao"!!

Veja que, por causa do MDM, habitacao ja' e' assunto para discussao...........!!

Abraco a todos os leitores deste blog!!

Basilio Muhate disse...

discutam como acharem melhor, facam politica, mas nao envergonhem a ciencia economica.

quando estivermos mais frescos iremos discutir economia e pib, mas sem politiquices. Essa historia d passar 1% do pib a juventude cheira-me a propaganda barata sem fundamento economico nem financeiro.

Alguem por acaso sabe qual e a contribuicao dos impostos ou do saldo orcamental para o pib e qual foi a sua evolucao nos ultimos 5 anos ? Sera q o MDM vai alavancar a taxa de crescimento dos principais agregados do pib acima de dois digitos para justificar uma maior despesa publica e um "saco azul" financeiro para a juventude? Ate as projeccoes do FMI e do BM para os proximos anos nao prevem aquilo k o mdm diz, nem na pior das hipoteses.

essse pib, seja ele na optica do rendimento ou das despesas, tem uma composicao que olha transversalmente para juventude, a nao ser que encontremos parametros que transformem os jovens uma variavel endogena e com uma forte elasticidade na distribuicao do tal pib do mdm.

Reflectindo disse...

Caro Basílio

Nos últimos dias está sendo difícil discutir contigo. Sei porquê, meu caro amigo. Até que disses que agora é tempo para potiquices e eu acreditava que o país pode continuar a andar.
Espero que não consideres todos ignorantes em questões económicas.

Meu amigo, ainda não entraste no debate senão apenas que tenhas vindo ao tema para fazeres política contra a oposição. Nós sabemos porque acampanhamos as estatisticas com muita atenção. Por cima, estamos atenciosos quanto à sua reflexão no cidadão comum.

Bom fim de semana

Basilio Muhate disse...

Reflectindo

Afinal quem é que não está a debater economia aqui ? Reveja os posts. não sou melhor do que ninguem e nem considero ninguem ignorante.

alias, foi o Reflectindo que me recordou num outro blogue sobre este tema do PIB e me convidou a voltar aqui. se acha que vai ser dificil discutir comigo, não me convide ao debate.

abraços e PAZ

Reflectindo disse...

Meu caro Basílio Muhate

Fui eu quem te recordou ao assunto do PIB. Estranhei a tua expressão: discutam, acham como acharem, façam política... O que queres dizer com isto? Tu não estás aí? Qual essa ciência económica? A quem fazias alusão? A mim, ao Jonathan? Ao Nero?

Mas se repararmos o teu primeiro comentário ao tema, me parece que estejas a dar recado a mim e Jonathan. Mas seria isso a fazeres se estivesses fora da campanha eleitor? E, pensas que se ganha mais dessa forma?

Uma coisa a teres em conta é: o que eu discuto agora, discutirei mesmo depois das eleicões.

Bom fim semana

P.S: Foi sim no blog "Defesa dos Direitos Humanos" onde te pedi para voltares ao assunto. Mas é só isto que me preocupa? ...

Jonathan McCharty disse...

Caro Basilio,

O cometimento que Daviz e o MDM fazem, quando propoem esta solucao, bastante exequivel e realista, para atacar o problema de habitacao, eles nao estao fazendo outra coisa, senao, apresentar a sua proposta de ALOCACAO DE RECURSOS!!

E, falando em "alocacao de recursos", julgo importante fazer-te lembrar que, so' nesta campanha-eleitoral, Guebuza dispendeu 14 milhoes USD apenas no aluguer de helicopteros e durante as presidencias abertas, outros tantos 70 milhoes!!

Quer dizer, com os "parcos" recursos que dizem termos, ha muita coisa que pode ser feita!! A chave esta', naquilo que sao PRIORIDADES de cada um e, principalmente, VONTADE POLITICA! E, olhando para estes 2 aspectos, a Frelimo tem sido um falhanco total, no que concerne aos problemas fundamentais deste pais!!

O que, ao amigo Basilio se lhe pediria, e' descer do teu "pedestal" (mesmo que ficticio) e vir debater estas materias com "factos"!! Se 64 milhoes para habitacao e' dinheiro impensavel para Mocambique, fundamente os teus pontos de vista, indique inclusive as tuas fontes, para que todos nos a possamos seguir tambem!! E' o que todos nos estamos a fazer aqui, desde o inicio!! Ninguem esta' aqui a divagar!!

Um abraco

Basilio Muhate disse...

Caro Jonathan

Ainda bem que volta ao debate político sobre a economia, pese embora continue com alguma politiquice à mistura.
Se diz que esta proposta de ALOCAÇÃO DE RECURSOS, ou seja ALOCAÇÃO DE 1% DO PIB PARA A JUVENTUDE é exequível e realista, então que seja explicada ao detalhe porque os jovens Moçambicanos, os eleitores poderão procurar saber como é que funciona isso na realidade, na prática.

A dado ponto o reflectindo fala de 64 milhões serem poucos para a habitação como se eu defendesse isso. Em nenhum momento eu disse que 64 milhões eram muitos ou poucos para habitação, aliás os números do FFH e os seus relatórios são públicos, são apresentados periodicamente e lá poderá encontrar valores e números se tiver disponibilidade para pesquisar um pouco mais.

Quem tem que indicar a formula do 1% do PIB para a juventude é quem a defende, eu apenas gostaria de perceber, na minha qualidade de jovem, como é que funciona esse mecanismo de transmissão da política económica que o MDM divulga em campanha, quem sabe dai podem surgir novas maneiras de pensar e de repartir o PIB por outras componentes tipo mulheres, idosos, crianças, etc.

Jonathan, o pedestal (mesmo que ficticio) em que me encontro está a desmoronar, please help me, don't let me fall down !!


Hugs
Basilio