quarta-feira, outubro 21, 2009

Incidentes de campanha em resumo

Os actos de violência e uso de meios do estado ainda continuam nalguns pontos do país, informações recolhidas dos nossos correspondentes e jornalistas espalhados por todo o país dão conta dos seguintes acontecimentos:

Violência

Mabalane, Gaza: dois membros do partido Frelimo encontram-se a contas com a PRM acusados de terem espancado na noite do dia 17 de Outubro, o delegado político da Renamo, Nelson Chitsondzo. Trata-se de Paulinha e Flávio (guarda prisional da cadeia de Mabalane e membro sénior do partido do batuque e maçaroca).
Sussundenga, Manica: indivíduos desconhecidos incendiaram na noite do dia 18 de Outubro a sede do partido Renamo, no Posto Administrativo de Dombe.
Nhamatanda, Sofala: membros e simpatizantes do partido Frelimo perturbam no dia 18 de Outubro a formação dos delegados da lista do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM) com megafones, batucadas, motorizadas a buzinarem, no dia 18 de Outubro, no quarto bairro, na vila sede de Nhamatanda.

Outros incidentes

Cheringoma, Sofala: membros e simpatizantes do partido frelimo, no dia 17 de outubro no mercado local, distribuíram boletins de simulação de voto aos comerciante Avelino Finiasse, Albino, Kiline e Elias. Os mesmos proferiram ameaças aos comerciantes dizendo “que quem não explicar os restantes eleitores a maneira como devem votam no partido frelimo irei mandar fechar a sua barraca”.
Marringue, Sofala: membros das mesas de voto, não tiveram formação no dia 18 de Outubro, devido à chegada do candidato Armando Guebuza. Segundo alguns beneficentes da formação todos deviam se deslocar para a localidade de Nhamapaza onde no mesmo local iria ser feita a chamada dos participantes da formação.

Uso dos carros de Estado

Mabalane, Gaza: 19 de Outubro, uma viatura do Ministério de Ciência e Tecnologia, dupla cabine, marca Ford Ranger, cuja matricula foi coberta por panfletos

Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique, Número 17, 21 de Outubro de 2009

Sem comentários: