quinta-feira, outubro 15, 2009

Renamo concorda com apoio a Daviz mas condena apoio a Guebuza

Escrito por F. Mbanze

União de forças para a votação de 28 de Outubro

“nós incentivamos e apoio e união de esforços para fortificar a oposição e não este jogo sujo que está a ser feito pelos trabalhistas, ecologistas e o PIMO…é um jogo sujo porque eles estão a tentar enganar o povo. A capitulação dos partidos do Sibinde, Mabote, Massango, longe de constituir preocupação para o povo é um alívio porque, durante muito tempo, enganaram os moçambicanos dizendo serem da oposição” – Fernando Mazanga, porta-voz da Renamo
“isto demonstra que a cada dia que passa, os moçambicanos vão percebendo que quem, verdadeiramente, tem projectos para salvar este país é Daviz Simango” – Barnabé Lucas Nkomo, depois da Conferência de Imprensa em que 25 partidos políticos extra-parlamentares anunciaram seu apoio incondicional ao candidato Presidencial do MDM

A Renamo, o ainda maior partido da oposição em Moçambique classifica como verdadeira vergonha nacional o apoio anunciado pelos partidos Trabalhista, Ecologista e Independente de Moçambique ao candidato presidencial da Frelimo, Armando Guebuza. Para a Renamo, esta atitude representam uma confirmação mais do que evidente de que, em Moçambique existe uma única oposição que é, na óptica de Fernando Mazanga, a Renamo.
“O que estes partidos nos dão a observar é uma verdadeira vergonha nacional e a atitude do partido no poder é um atentado à democracia multipartidária. E a Renamo condena todas as atitudes que possam alterar essa ordem” – disse Fernanndo Mazanga na manhã de ontem em Conferência de Imprensa, na cidade de Maputo.
Mais, entende a Renamo, “a capitulação dos partidos do Sibinde, Mabote, Massango, longe de constituir preocupação para o povo é um alívio porque durante muito tempo enganaram os moçambicanos dizendo serem da oposição. Aliás, na sua gestação demonstram serem de facto de oposição da verdadeira oposição, a Renamo” - avançou o porta voz da Renamo, que depois garantiu que, em nenhum momento, a sua formação política vai vergar.
Lucas Nkomo e o MDM
Entretanto, Barnabé Lucas Nkomo, membro de direcção do MDM disse, depois de ouvir o anúncio do apoio que os 25 partidos irão dar a Daviz Simango, que a decisão era sinal do despertar dos moçambicanos para um futuro, verdadeiramente, de desenvolvimento e prosperidade.
“É preciso que Moçambique seja, verdadeiramente, dos moçambicanos” – disse Lucas Nkomo.

Fonte: SAVANA/MÉDIAFAX

10 comentários:

Julio Mutisse disse...

Engraçado. Podem se unir com a Renamo ao MDM mas não podem se unir a FRELIMO; bonito...

Reflectindo disse...

Amigo Mutisse,

Diz-me se o PIMO, PT e os ditos Verdes são bem vindos na Frelimo. Diz-me o que aconteceu ao PADEMO de Ripua Wehia.

Afinal já deixaste de desejar uma oposição forte? Porquê?

Um abraço

Júlio Mutisse disse...

Reflectindo, estas a ser ingenuo ou a fazeres te de tal. Primeiro contradizes te ao minimizares o pimo pt e verdes e depois dar lhes relevancia qnd me perguntas da oposicao forte... Afinal aqueles tem relevancia nem que seja para a desejada oposicao forte.

Mas, tb, quem te disse que a oposicao morre por o pimo e outros apoiarem a Freli? Porque eh que para ti decisao correcta sera apoiar mdm ou renamo? Quem te disse que aqueles seriam bem vindos no apoio aos "certos"?

Percebo porque te insurgiste com o Obed qnd este se referiu ao facto de estares na Europa. Eh que, a ser um facto que estas ai, continuas a ter uma visao ALDEA da politica. O que te repugna seria admissivel aos correligionarios de meu pai na minha aldeia natal (com todo o respeito por aqueles) mas nao de um tipo escolado e vivido como tu amigo.

Júlio Mutisse disse...

Introduziste filtro? Vais fazer como d'outro lado e censurar os comments? A censura nao eh um dos males que se orgulham de ter feito desaparecer? Metem me medo os filtros e as mensagens sobre a aprovacao do "dono"

Anónimo disse...

Grande palhaçada na arena politica nacional!
A Renamo como partido da "oposiçao" nada deveria criticar a estes partidos, senao olhar para o interior da sua casa.
A Renamo esta ao serviço da frelimo de uma forma camuflada, basta analisar os ultimos acontecimentos que tiveram a sua origem nas eleiçoes autarquicas na Beira.
Hoje ja nao sabemos nada!!!o que sabemos é que a frelimo e a renamo se casaram nestas eleiçoes adoptando o apelido de FRENAMO.
O divorcio, chegara logo depois de 28 Outubro.
Dlakhama distruiu a si propio e a renamo, distruiu a oposiçao!
vai pagar caro!
OPHURUTO OLIVEVA

Reflectindo disse...

Meu caro Mutisse

O que é que te mete medo, meu amigo?

Veja o que eu te pedi no teu blog!

Sabes o que me mete medo? O que me mete medo é quando alguém usa a Frelimo para insultar-me e por cima falsificar o minha assinatura. Isso me assusta companheiro.

É directiva da Frelimo para alguém andar a falsificar o nome do outro? Não estamos perante um crime?

E tu, o que fazes????

Abraço

Reflectindo disse...

Caro Mutisse

1. Espero que passes bem o fim de semana. Mas cuidado, tenha juizo!

2. Em que circunstância minimizei o PIMO, PT, os Verdes? Se for matematicamente usando os sinais > ou >, achas que estou errado? Se for por sinais anteriores, partindo do que Sibindy manifestou em Quelimane ou Mabote em Madjedje, achas que estou errado? Diz, meu amigo. É disco que digo que é melhor ainda que os 3 partidos escolheram o seu caminho. Menos atrapalhação na oposição. Não achas?

3. Onde é que eu escrevi que o PIMO é necessário para fortalecer a oposição? Do que eu me lembro porque está no meu cérebro é que estamos perante uma divisão da oposição. Mas o que mais me preocupa é o destino destes 3 partidos e não respondeste a minha pergunta. Depois das eleições estarão ou não estes partidos no grupo da Frelimo? O que lhes faz próximo da Frelimo, será ideologia ou vitória? A minha preocupacão vem do destino do PADEMO.

Continuo a dizer que me repugna o nacionalismo bacoco.

Abraço
Mas o que é oposição?

Linette Olofsson disse...

Esses partidos politicos, nasceram depois do acordo geral de Paz como opositores a frelimo.
Graças a luta da Renamo, liderada pelo Presidente Afonso Dlakhama com todos os defeitos que lhe sao atribuídos, esses mesmos partidos fazem parte do mosaico que compoem o sistema multipartidario sem grande expressao na cena política

Na primeiras eleiçoes autarquicas uniram-se a Renamo,desempenhando o seu papel de opositores, agora estao baralhados, unem-se a quem combatiam no passado!
Talvez seja o principio de um fim!
Em Moçambique! tudo é possível.

Júlio Mutisse disse...

Reflectindo, seja o que for que esteja a acontecer com o falsificador da assinatura, não é justo da sua parte imputares isso a FRELIMO. Juro te que não.

Parece uma paranoia, tudo FRELIMO...

Reflectindo disse...

Caro Mutisse

Não imputei à Frelimo, mas o falsificador é frelimista, bem identificado aqui nos blogs e me parece que ele achar-se com o direito só por ser da Frelimo.