domingo, novembro 15, 2009

África sonha com "grande muralha verde" para parar o avanço do Sahara


Uma "grande muralha verde", que se estenderia do Senegal até Djibuti para parar o avanço do deserto do Sahara, é o grande sonho da África, que deseja impusionar o projecto - parado há quatro anos - durante a conferência mundial do clima em Dezembro, em Copenhague.
"A África não irá com as mãos vazias para a cúpula de Copenhague. O projecto da 'Grande Muralha Verde' será apresentado pelo presidente Abdulaye Wade", informou o ministro senegalês de Meio Ambiente, Djibo Ka. O projecto, no entanto, enfrenta seu maior obstáculo que é o financiamento. A ideia de criar uma barreira de vegetação e bacias de retenção para acumular a água da chuva de 7.000 km de extensão e 15 km de largura foi lançada pelo ex-presidente nigeriano Olusegun Obasanjo em 2005 e posteriormente retomada por seu colega senegalês.
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), as florestas da zona saariana desaparecem num ritmo precupante de dois milhões de hectares por ano. O aquecimento do planeta só acentuará o fenómeno, levando, além disso, a importantes migrações de populações em países já pobres e instáveis. Dos 11 países associados ao ambicioso projecto, o Senegal é o mais activo, apesar de suas realizações serem modestas, pois apenas 10 km de "muralha verde" foram plantadas nos últimos dois anos, como reconheceu o ministro do Meio Ambiente.
"Plantamos espécies locais, como acácias, que se adaptam bem e produzem goma arábica, que é fonte de recursos para os habitantes da zona", enfatizou o coronel Matar Cissé, director da Agência Nacional da Grande Muralha Verde. "O principal desafio é proteger as plantações para o gado; fazem falta barreiras, e também dispositivos corta-fogo na previsão de incêndios", acrescentou.
No entanto, esse projecto idêntico ao da "grande muralha verde" chinesa, não conta com uma acolhida unânime, nem mesmo no Senegal. "Não creio neste projecto. Não há vontade política porque se está desmatando por todas as partes. Não existe a preocupação com um reflorestamento", assegurou o ecologista Haidar El Hali, membro da principal associaçao de protecção do meio ambiente do Senegal, a Oceanium.
Sem fazer grandes alardes na mídia, a Oceanium realizou nos últimos três meses uma inédita plantação de mangues em 5.000 hectares com o apoio financeiro do grupo francês Danone, que, desta forma, quer compensar as emissões de dióxido de carbono (CO2) de uma de suas filiais em solo francês.

Fonte: @VERDADE

7 comentários:

batwoman disse...

OLha tá aí uma ideia fascinante. Admira-me é que haja pessoas ligadas ao ambiente que não apostem nisto?
Porque será tão difícil implementar uma coisa que humaniza, que protege?
Fazer muros para separar pessoas e vidas há logo apoiantes!!!!
Estranho não é?

Reflectindo disse...

Ana Paula,

O problema é deve ser o interesse por ganhos imediatos e particulares e não colectivos. Os efeitos de desertificacão todos conhecem, só que os que recursos hoje, sabem que quem mais sofre é a quem eles não interessa.
Vamos a ver se este projecto terá apoio financeiro tanto fora como dentro de África. Aliás, África não precisa de esperar por outros para realizar este sonho. Há países com muitos recursos.

Alexandre disse...

Esse conteudo foi parar na web aqui no Brasil atravez do UOl "12/11/2009 - 12h54
África vai propor "grande muralha verde" contra Saara em Copenhague; CHRISTOPHE PARAYRE
da France Presse, em Lagbar (Senegal)"
Acho que divulgar é legal, mas cita as fontes e nao colocar como fonte (A VERDADE)

alexandre disse...

Esse conteudo foi parar na web aqui no Brasil atravez do UOl "12/11/2009 - 12h54
África vai propor "grande muralha verde" contra Saara em Copenhague; CHRISTOPHE PARAYRE
da France Presse, em Lagbar (Senegal)"
Acho que divulgar é legal, mas cita as fontes e nao colocar como fonte (A VERDADE)

Alexandre disse...

vc devia colocar me comentario e conquistar credibilidade.

Reflectindo disse...

Caro Alexandre

Obrigado pela visita ao Reflectindo e venha sempre. Porém advirto-o que antes de qualquer QUEIXA procure seguir as minhas fontes.
Desculpe-me não vejo a razão de queixa, pois este é um blog, indiquei a fonte e ademais o blog não tem interesses comerciais.

Haja Paz

Reflectindo disse...

Caro Alexandre

Desculpe-me, o senhor parece um guerrilheiro.
Meu caro, procure ter calma. Não estou sentado ao computador a espera de comentários. Não vivo pelo blog. Portanto, publico os comentários quando entro no blog e isso é sempre que eu estiver livre.

Feliz ou infelizmente o objectivo do meu blog não é conquistar credibilidade, mas promover reflexão e debate.

Haja Paz!

Um abraco