quinta-feira, novembro 05, 2009

Manuel de Araújo seria a escolha ideal


Por Viriato Caetano Dias

Há factos que me surpreendem para os quais gostaria de encontrar uma razão lógica. A política, à semelhança de futebol, é um jogo sem lógica.”
Estava a caminho de Faro para exercer o meu direito de voto quando o meu telemóvel tocou. Era um amigo que queria me transmitir a notícia do dia no país que tinha a ver com o facto do nome do Eng.º Venâncio Mondlane ter sido indigitado para o cargo de Secretário-Geral (SG) do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Mal disse “bom-dia” para eu desconfiar, à partida, que o que vinha do outro lado do continente era uma notícia, já em si, irresoluta. Mas não constituía, para mim, uma novidade, até porque dia antes, na véspera do escrutínio, tinha lido no site “Moçambique para todos” do meu generoso amigo Fernando Gil, a mesma notícia, citando o Diário de Notícias.
Todavia, ainda que nada neste mundo me surpreenda, confesso que queimei alguns minutos da viagem, entre o apreciar a linda paisagem da terra do poeta António Aleixo (o autor do celebre verso: Sei que pareço um ladrão, mas há muitos que eu conheço que, sem parecer o que são, são aquilo que eu pareço), e compreender a razão da hipotética escolha do Eng.º Venâncio para o cargo de SG do MDM.
Como não sou alheio ao MDM, sendo que, naturalmente, dei provimento a notícia do dia em detrimento da paisagem, até porque estava em condições de fazer as duas coisas em simultâneo – meditar e compreender a engenhosa magnitude da paisagem de Faro – foi o que aliás, mais tarde, acabei mesmo por fazer. Os versos de António Aleixo que tinha imbuído em Nampula, no tempo da academia, ajudaram-me, outrossim, a encontrar várias saídas para tamanha incompreensão da notícia.
Há uma enorme crise de visão a longo prazo que alguns partidos, às vezes até é o próprio Estado, revelam ao confiar os cargos de tamanha responsabilidade a certas pessoas sem o merecer, ou seja, em função dos títulos e apelidos de família que elas ostentam, em detrimento de quem tenha muita experiência e conhecimento de causa. Os títulos e os apelidos de família valem aquilo que valem. Nem sempre os títulos académicos são sinónimos de sabedoria.
Quando assim acontece – só por milagres é que o nosso Aparelho do Estado não tomba – é porque estamos perante uma situação de tráfico de influências, o Estado está à deriva.
Estou em crer que o Eng.º Venâncio Mondlane não se atrelou em títulos nem no facto de ser filho de um dos militantes da Frelimo para si impor na plateia do social.
Deve ter ralado muito coco – como alguns moçambicanos – para merecer o que é. Mas, verdade seja dita, o cargo de SG não é tarefa fácil, no mínimo, exige-se de alguém que tenha – acredito que o Eng.º Venâncio não tem – estômago de ferro e testa de betão para engolir tantos sapos. Pessoalmente tenho as minhas dúvidas se o Engº Venâncio teria tripas suficientes para levar o MDM ao poder, apesar do seu invejável currículo na área bancária. O crédito que possui na área bancária junta-se a de um excelente comunicador, arte que exerce com imparcialidade e isenção. Mas falta-lhe ser por dentro o MDM. Não basta pretender ou querer ser, é preciso ser. Falta-lhe, digo eu, uma certa originalidade e carisma. Para se exercer a docência, por exemplo, é preciso que o “bicho” esteja na massa do sangue da pessoa e não a solidariedade para com à área. Na escolha de uma profissão a caridade não deve ser um elemento fundamental, mas sim a competência merecida e reconhecida.
Foi precisamente o cargo para SG que levou à morte política de muitos políticos de gabarito, bem como dos seus respectivos partidos que, infelizmente, jazem no túmulo da desgraça como são os casos do PADEMO, FUMO, PAMOMO, PPLM, e muito recentemente o PDD, PIMO e companhia, LTD. Não compreenderam que ser SG é um cargo de alta responsabilidade e coragem, eu diria mesmo, de alto risco, qualquer passo em falso pode ser fatal, quer para a pessoa que o exerce quer para o partido que representa.
É que o cargo de SG não deve ser confundido com o de comentador ou de porta-voz do partido. São realidades totalmente diferentes.
Ora vejamos, eu entendo que um comentador de televisão (sem qualquer intenção de fazer pouco ao Engº Venâncio) é aquele que faz a especulação dos factos, suposições, advinhas. É, no fundo, uma espécie de um curandeiro científico, enquanto um porta-voz é aquele que vende o programa do partido, faz eco ao pensamento do partido e defende-o, quando necessário, dos possíveis ataques públicos contra o partido. Mas atenção, não deve ser um papagaio como, aliás, se pode ver em alguns. Já o SG é o denominador comum, é aquele que tem o xadrez político do partido. É o SG quem, finalmente, conhece e organiza a base, porque ele, já em si, é uma base, para além de ser é uma espécie de pêndulo que executa toda uma função para a transmissão das horas.
O desaire político da Renamo fez com que muitos dos seus quadros de proa abandonassem aquele partido da oposição. Uma boa parte deles filiou-se ao MDM. Outros tantos ficaram órfãos políticos à espera de uma possível adopção (fica dado o anúncio). Finalmente um terceiro grupo, não sendo fanático do partido nem da política, mas emprestada a esta ingrata missão, apenas para servir de veículo para a difícil satisfação das reais necessidades do povo. Dentre os quais (depois de passar a lupa e a pente fino) resgato à figura do Dr. Manuel de Araújo.
Estamos a falar de um jovem político de mão, um académico que jamais renunciou a academia. Defendeu de forma peremptória e sacrificada os interesses do povo na última legislatura na “escolinha de barulho”, claro, no parlamento.
Seria uma figura consensual no estandarte do partido, mas também a nível da plateia do social, visionário e de uma personalidade forte; o Dr. Manuel de Araújo (pessoalmente não o conheço de lado nenhum, nunca vi nem sequer faço a ideia da sua morfologia humana a não ser, francamente, através de uma foto sua de meio corpo postado no seu blogue, bem como através de obra feita) é um chamariz. Seria a minha aposta para tomar às rédeas do MDM.
O Dr. Manuel de Araújo não só seria um bom SG do MDM como também um estratega político para promover a imagem do partido além fronteiras.
Uma coisa é certa, o xadrez politico nacional é jogado no exterior. Os tempos que correm, para uma África à deriva e cada vez mais sangrenta, é fundamental construírem aliados fortes para garantir a sustentabilidade do partido.
A arrogância e o conformismo ficaram para lá da história. É tempo da “nova geração” mostrar os seus dotes. E não venham dizer que a “nova geração” não serve para nada, porque é esta mesma geração, a nova, que tem vindo a multilicar-se de esforços para salvar alguns anciões, mas também alguns jovens, de muitas enfermidades como a malária, a tuberculose, o cancro, a menopausa, a infertilidade, etc., e, por outro lado, para que usufruam das tecnologias de ponta, o que antes era um sonho irrealizável.
A ser verdade esta notícia - não concordando com o nome do Eng.º Venâncio Mondlane - cabe, porém, unicamente, ao MDM decidir.

PS: Tanto Anibalzinho como Afonso Dhlakama, ambos gozam de prorrogativas do Estado moçambicano. O primeiro já confessou ter morto Carlos Cardoso, para além de se ter escapulido por três vezes das masmorras do país, fuga esta que teve envolvência de altos quadros da PRM como ele mesmo, mais tarde, viria a confirmar; o segundo, o líder da Renamo, inconformado com os resultados eleitorais de 28 de Outubro, ameaçou incendiar o país caso os órgãos eleitorais não decidam inverter os resultados ao seu favor. Perante tudo isto é a PGR que continua a dormir, ou melhor, a bocejar.

42 comentários:

Reflectindo disse...

A análise do Viriato é excelente, embora eu não saiba se Venâncio Mondlane tem ou não qualidades para SG. O mesmo não sei do Manuel de Araújo e muito menos da sua DISPONIBILIDADE para exercer tal cargo. Neste momento não quero falar de nomes mas de preparação para a eleição do Secretário-Geral. A partir de agora e isso já podia/pode ter começado, o MDM tem que trabalhar para a realização do seu congresso e lá eleger-se o SG. Para este cargo terá que haver, como disse o Craveira no Moçambique para todos, vários nomes secretariáveis e os congressistas terem a oportunidade para escolher e não apenas carimbarem a escolha de uma minoria. O congresso do MDM é de carácter urgente. Esta é a minha opinião.

Viriato Dias disse...

É urgente ocongresso. Um dos erros do MDM reside no facto de concorrer sem que tivesse um SG,era como os atletas sem um orientador,ou preparador físico. Enfim, ainda que não fossem determinantes,são fundamentalno jogo. A ver vamos.

Um abraço

Anónimo disse...

Viriato Dias
Este foi o teu pior post desde que comecei a ler-te na minha vida. Em primeiro lugar Venancio Mondlane já disse publicamente que é membro da Frelimo, apenas sofre por ser contra o sistema. Ademais como bancário Venancio nunca foi referencia para nenhum empregado bancário em moçambique, por isso não compreendo porque dar-lhe créditos bancários. Raramente um agronomo tem sucesso na banca. Manuel Araújo é um bom (??) académico para alguns. Não confundamos boas pessoas com bons profissionais ou académicos, são faces diferentes da moeda. Como político foi o pior e mais maquiavelico politico que eu conheci em toda a minha vida. O No Círculo eleitoral da Zambézia, na Maganja da costa, onde eu passo os meus finais de semana com a minha querida tia Abiba Assane, ali atrás do mercado, há um descontentamento gritante em relação a actuação deste deputado, que passou cerca de 1000 dias na Europa, num período de cerca de 1800 dias do seu mandato.

Ali

Anónimo disse...

UMA EXCELENTE SUGESTAO!
SERÁ QUE O MDM ESTRÁ PREPARADO PARA ACEITAR UMA PERSONALIDADE COMO A DO DR MANUEL DE ARAÚJO?
MC.

Nelson disse...

Eu prefiro continuar a esperar a ver o futuro.

Anónimo disse...

E o Mussá?

Espero que a questão do SG não nos divida. Igualmente espero que não adiemos o congresso eternamente.
Ainda espero que o futura SG não morda os calcanhares do Presidente

Anónimo disse...

Acho que temos que dar mão a palmatória. O Nuno Amorim tinha dito em Setembro que precisavamos dum Secretário Geral para ajudar o Presidente na organização do processo eleitoral.

"Nunoamorim disse...
Antes de criticar a Frelimo era importante saber porque o MDM foi chumbado.

AO QUE SE SABE, O MDM AINDA NÃO TEM UM SECRETÁRIO GERAL, QUE SERIA A PESSOAL RESPONSAVEL POR ESSE PROCESSO.

Setembro 08, 2009
Reflectindo disse...
Caro Nuno Amorim

Porquê é doce criticar o MDM e amargo criticar a Frelimo que está envolvida em todo o processo de admissão, isto a partir dos secretários do bairro? O que sustenta o teu argumento? SÃO OS SECRETÁRIOS-GERAIS QUE ORGANIZAM O PROCESSO? FOI O SECRETÁRIO-GERAL QUE ORGANIZOU AS LISTAS DOS QUATRO CÍRCULOS ELEITORAIS? O TEU ARGUMENTO É ARMADA PREPARADA PELA FRELIMO?"


Setembro 08, 2009

Manuel Fogão

Nkutumula disse...

Caros todos,

Tenho enorme simpatia, tanto por Venâncio Mondlane (por ser uma das faces da liberdade de expressão no seio do partido a que ele está filiado, que é FRELIMO), e pela sua irreverência, como pelo Manuel de Araújo, por ser a face visível da liberdade de filiação partidária em Moçambique.

Ambos são filhos da FRELIMO e ninguém tenha dúvidas disso. A FRELIMO pode emprestar, tanto um como outro, para ajudar ao MDM a caminhar firme para a derrota em 2014.

Companheiros, até eu que sou da FRELIMO consigo ver a imaturidade do MDM ao escolher membros (de coração) da FRELIMO para os seus destinos.

Essa é uma deficiência genética do MDM. Formou-se de uma amálgama de gente frustrada da FRELIMO e da RENAMO, com alguns apartidários à mistura e agora não consegue encontrar um secretário geral.

Quiseram Carlos Jeque – um pró FRELIMO. Agora queres um de dois pró FRELIMO! Quo vadis MDM? Quo vadis!

Nkutumula disse...

Caro Anónimo,

Deixe o meu amigo Mussá de for a desse barulho. Ele é do centro do país. O MDM, por questões tribais, está à procura de alguém do sul ou do norte do país. É que toda a cúpula do partido é constituída por malta do centro do país, com familiarismos à mistura. É preciso deitar um pouco de areia nos olhos das maltas do sul e do norte.

Conde da Arabias disse...

Nero!
o seu raciocínio é conturbado! Carlos Jeque ambicionou o cargo do SG no MDM.
Todos sabem sem dúvida alguma que foi é e será sempre um pró Frelimo.
Tanto mais, nao conseguindo os seus intentos...a mascara caiu!
O MDM teve uma grande vitória, foi o vencedor nestas eleiçoes, utrapassando partidos criados após o AGP, que, infelizmente hoje nao passam de moleques da frelimo.
Ja pensou se qualseria resultado se o MDM concorresse em todos cículos eleitorais?
Moçambique teria uma outra AR.
Voce, deve estar a morrer de ciúmes desta força política e de quem o comanda.
No seu partido! so os condutores do LADA é que comandam, nao há renovaçao alguma.
Conde

Viriato Dias disse...

Primeiro gostaria de congratular-me com o "Ali" por ser um leitor das minhas reflexões. Li a sua dissertação que, não sendo eu um alquimista, mais me pareceu um comentário pessoal do que aquilo que pretendi quando escrevi a reflexão: diálogo desapaixonado. Faz ataques pessoais as figuras do Engº Venâncio e a do Dr. Mondlane, o que lamento, pois nada conhece sobres estas duas figuras, exceptuando aquilo que diz ouvir por populares da Maganja da Costa, isto por parte do Dr. Araújo, e de não reconhecer merito ao Engº Venâncio na área agronoma, se calhar, digo eu, pelo facto do amigo "Ali" não estar atento à nevegação (entenda-se a área bancária). "Quem só conhece a medicina, não será certamente um bom médico). Meia palavra, para um bom entendedor basta!

Quanto ao Nero (não conheço mas ouvi falar muito bem de si por uma amiga minha licenciada em relações internacionais) lamento que veja a todos como filhos da Frelimo. É uma patologia que os mais velhos tem pensar que quem nasce depois da independência nacional é filho da Frelimo. Pois duvido que o Dr. Manuel de Araújo o seja. Eu não. Se quer mesmo saber, tenho dó a Ffrelimo, mas reconheço alguns feitos deste partido. Espero-lhe aqui para mais diálogo, sem máculas.

Quanto aos restantes, a minha escolha recai para a figura do Dr. Manuel de Araújo, como disse, nem sequer o conheço pessoalmente, mas pelas obras. Se alguém têm uma opinião contrária eu respeito. O MDM não é propriedade de ninguém, como a Frelimo, cabe ao MDM, os seus simpatizantes e membros decidirem.

Um abraço a todos e ao Ali.

Reflectindo disse...

Amigo Viriato

Uma vez realizadas as eleições presidenciais, gerais e provinciais, o que cada partido deve fazer agora é organizar e no mais cedo possível para os desafios já calendarizados de 2013 e 2014.
Veja mano, pode acontecer que antes haja casos eventuais. Recordemos que no intervalo entre às eleições autárquicas de 2003 e 2008 houve eleições intercalares em Mocimboa da Praia e ia acontecendo na Matola. No caso de Mocimboa da Praia, os únicos concorrentes foram a Frelimo e a Renamo porque os outros partidos estavam de férias a espera das de 2008. Um partido como o MDM não pode entrar de férias.

Quanto ao ir às eleicões sem SG pode ser um erro, mas ainda não há certeza disso. Talvez a não indicação de um SG tenha evitado problemas graves e um colapso total do MDM. Mas também pode ser que poderia ter produzido mais deputados, dependendo das circunstâncias da escolha e o carácter desse SG.
Eu defendia que o CN realizado em Nampula devia escolher o SG, mas quando não aconteceu com uma justificação que ficaria para o congresso, rendí-me à maioria e não menos aos membros do Conselho Nacional.
Há uma coisa, Viriato, tal igual escreveste, nos partidos moçambicanos é difícil falar-se do efeito dum SG e isso incluindo na Frelimo. Não é por acaso que muitos, não se lembram de quem já foi SG da Frelimo e nem sabem de quem são os SG dos mais de 30 partidos. Muitos moçambicanos estavam esperançados que a Renamo revolucionasse o cargo de SG pelo que viam Joaquim Vaz (este queria mesmo trabalhar) e depois Viana Magalhães como algo moderno na política moçambicana. Mas tudo falhou.

Não estou a falar dos problemas de outros partidos como um escudo, mas estou a lembrar a quem quer que seja, que para termos um SG de facto, precisamos de romper com certas tradições como a de indicar-se para o cargo a um "yes man". Aqui a razão de eu achar que ele tem que ser eleito entre vários candidatos. Em princípio, a minha sugestão é para todos os partidos moçambicanos.

P.S: existe uma outra razão que faz com que o congresso e a estruturação do MDM sejam urgente e ela é porque o presidente do partido é também presidente do Município da Beira e vive na Beira e não em Maputo. Alguém deve estar em Maputo a coordenar o trabalho do dia-a-dia do secretariado-geral. Até ao congresso, a Comissão Política do MDM podia indicar um coordenador nacional a viver em Maputo.

Um abraco

Reflectindo disse...

Caro Ali

Talvez a única falha em discussões destas é de falar-se de engenheiro fulano e doutor betrano ainda que estejamos a falar de política e políticos. Digo falar-se porque isso não é do meu hábito. Não estou a dizer que os engenheiros e outros académicos não são úteis, antes pelo contrário, eles são muitíssimo e são os que desenham as políticas de um partido. Só que quando eles esboçam tudo para um partido, não são visíveis sob cobertura da liderança desse partido. Por razões de ética, eles não podem vir à rua para dizerem que foram quem elaboraram os estatutos e programa, o manifesto, as directivas, etc. etc. Por mesma razão, é difícil medir as suas capacidades como líderes.
Neste caso, concordo contigo que seja difícil saber se Venâncio Mondlane ou Manuel de Araujo pode ser bom como SG do MDM. Eu próprio adiantei isso no meu primeiro comentário ao tema. Porém, acho que farias muito bem se descrevesses o que esperas dum secretário-geral. Isto é, que qualidades deve ter um secretário-geral?

Espero que Manuel de Araújo não ficará zangado em saber que em Maganja da Costa há um descontentamento gritante sobre ele. Ele será grato e se zangar, pedir-lhe-ei para ter calma. A minha preocupação é se alguma vez a população de Maganja da Costa manifestou isso directamente ao Araújo. Se ela o fizesse, tenho certeza que o Araújo teria se explicado e quiça ela se orgulharia por ele.
Não estou em defesa do Araújo, mas muitos devem saber que ele é membro de algumas organizações internacionais, tarefas que o fazem deslocar para diferentes países do mundo. E na Europa, claro não tem ele estado a fazer turismo. Pode ser a minha aparecência, mas o Araújo estando em Moçambique não se esquece de ir para Zambézia. O meu amigo Ali, se quiser ser um bom observador é capaz de notar alguns zambezianos que estão em Maputo em dois, três ou mais anos sem terem posto os pés deles na Zambézia.

Aquele abraço

Reflectindo disse...

Caro MC

O MDM está preparado para aceitar a todas personalidades e se forem de qualidade como a do Manuel de Araújo melhor ainda. Acho que temos que separar o que prevemos de postura de certos indivíduos ao MDM (partido).

Um abraco

Reflectindo disse...

Nelson

Esperar sim, mas também se espera por teu ponto de vista.

Reflectindo disse...

Caro anónimo/a

1. O Mussá é SG? Pelo que me lembro o SG seria eleito no congresso;

2. Espera que a questão do SG não nos divida. Eu também digo isso. Entretanto me pergunto do porquê ela nos dividiria? Porquê muitos o querem ser? Talvez e eu não condeno os concorrem ao posto. O que condenarei ou condeno é alguém achar que se não for do consenso abandonará o partido. O melhor para essa pessoa é abandonar o MDM agora, como aquele senhor já identificado, pois que há um único posto com milhares de membros qualificados.

3. Espera que o futuro SG não morda os calcanhares do Presidente. Eu também espero isso, mas ele/a (SG) a fazer isso significa falta de amor ao partido. Uma das tarefas do/a SG é promover o partido e o seu Candidato Presidencial.

Nota: sou da opinião que cada candidato ao posto tem que auto-avaliar-se quanto ao seu capital no MDM. Um partido sem membros nem simpatizantes, por mais organizado que for nunca ganha eleições. Um dos grandes problemas que alguns têm é que sem alguma vez terem medido a sua popularidade se entregam a projectos complicados.

Reflectindo disse...

Mano Manuel Fogão

Eu ainda estou firme no meu pensamento. Leia todos os meus comentários aqui.

Mano Fogão, precisava-se de SG mas não se podia escolher um a todo custo. E para Nuno Amorim a quem não murmuro, pois vai ler isto que escrevo, era que se indicasse alguém para ele continuar chamar o MDM de um partido de Búzi, como sempre tem dito.

Sabes o que ele havia sugerido na altura que se preparava para a criacão do MDM? Ele escreveu lá no Diário de um Sociólogo que não se precisava disso porque Daviz tinha o partido do irmão, referindo o PCN. Só que a mim ele não me enganou...

Mano Fogão, estas coisas de política têm muitas ratoeiras e os não atentos caem facilmente.

Reflectindo disse...

Mano Nero

Deves estar a brincar.
Não estou a provar que Venâncio é membro ou simpatizante do MDM. Também não quero fazer isso porque se ele for, cabe a ele mesmo declarar-se. Mas da mesma forma não iria eu negar-lhe a ser membro do MDM como fazes, mano. Mas como muitas vezes misturas brincadeiras com seriedade, prontos.
Mas digo que Venâncio tem a sorte de puder viver entre essas atribuições: da Frelimo ou do MDM. Assim ele não sofre de exclusão, pelo menos, não por parte dos seniores da Frelimo e do MDM. Dos jovens da Frelimo sei que Venâncio já lhe insultaram que basta. Algo que me mete NOJO.

Agora isso de ele, Manuel de Araújo serem filhos da Frelimo, não entendo. A Frelimo é pai ou é mãe? O que pode fazer deles filhos da Frelimo? E porquê não seria Daviz Simango, por exemplo, filho do Primeiro-Vice Presidente da Frelimo?

Espero mesmo que estejas a brincar, porque não acredito que digas por convicção que as estradas são da Frelimo, os hospitais são da Frelimo, as crianças são da Frelimo, e por aí. Afinal não apenas filhos da pátria moçambicana e aos partidos só podemos ser membros ou simpatizantes?

Diz-me lá Nero, a formação de um partido por pessoas dissidentes dum partido é coisa inédita em Moçambique e com MDM?

Tens certeza que é secretário-geral que não se consegue? Ou o debate em outros moldes?

Há isso de Carlos Jeque... uma outra piada, não será? Quem o quis?

Eu sei que estás a brincar, só que há quem pensa que isso é a sério.

Um abraço

Reflectindo disse...

Caro Conde

O Nero sabe muito bem disso de Carlos Jeque...

Também sabe da vitória do MDM, não só em termos de deputados, mas mesmo em toda política nacional.

Para qualquer analista político, sabe que o MDM e Daviz influenciarão mudanças dentro da Frelimo. Isso começou mesmo durante a campanha... Aliás, vamos assistir ao que aconteceu na Frelimo com avanços da Renamo.

Abraco

batwoman disse...

Bem, olá, Frelimo gnahou. Isso é ponto assente.
Tal como aqui digo aos meus parceiros de luta pelos direitos de um povo, a luta continua, ser solidário e tolerante é essencial para podermos ver o coração dos outros. Aceitar os resultados é respeitar a decisão de um povo, é ser democrata e são lições que se tiram para nós corrigirmos e para voltarmos à carga. É hora de reflectir, de melhorar e trabalhar.
Meus amigos força e estarei atenta ao meu país natal.
Quero regressar e quero dar a conhecer a minha Beira às minhas filhas e marido.
Saudades de certos cheiros que recordo quando saí daí com 10 anos.
Abrçs

Ana Paula Palma

Nkutumula disse...

Caro Conde,

Obrigado pelo adjectivo que atribuis ao meu raciocínio. Vou pensar seriamente no assunto. Preocupa-me o facto de alguém achar o meu raciocínio conturbado! O conturbado não sou eu, é o meu raciocínio!? Meu caro, repense no que disse e no que quis dizer.

O Conde Contar (lembra-me a Rua Sésamo: “um coelhinho voando no ar... dois coelhinhos voado no ar...”) acha que, mesmo tendo perdido de forma humlhante, o MDM ganhou! Ganhou uma derrota, isso sim, e digo eu.
Eu com ciúmes do MDM!? Eu com ciúmes do Deviz!? Ó Conde, vá contar coelhinhos, que eu tenho mais que fazer. Cresça e apareça.

Nenhum condutor de LADA comandou, comanda ou comandará o meu partido. Por acaso sabes qual é a diferença entre os condutores de LADA e os chefes que os condutores de LADA trasportavam?

Meu irmão mais novo, esta já não é a época do tio Turutão, vá fumar lenha.

E viva a liberdade de expressão... sem os mal educados... Claro

Nkutumula disse...

Caro Viriato,
Por acaso sou seu fã. É só por causa da simpatia que nutro por si que não lhe vou responder, aqui e agora. Tenho uma síndrome de paixonite pelas ideias contrárias às minhas. Adoro quando alguém me contraria, com o respeito devido, claro.
Eu escolho o Dr. Agostinho Ussore ou o Dr. Colaço para Secretário Geral do MDM. Seja feita a minha vontade.

Um abraço

Nkutumula disse...

Mano Reflectindo,

Em política as pessoas têm que se definir. Ou o Venâncio é da FRELIMO, ou é do MDM. Não pode ser da FRELIMO e, ao mesmo tempo, ser Secretário Geral do MDM. Companheiro! Brincadeira tem hora.

Daviz é filho da FRELIMO. Ele que venha em público negar isso que eu vou lhe provar por A + B, com fotos e tudo mais>

Daviz é filho da FRELIMO. FRELIMO é muito mais do que as pessoas que a representam. Atenção.

As estradas e os hospitais são nossos, dos moçambicanos. As crianças podem ser da FRELIMO, da RENAMO ou do MDM, pouco importa. O que importa é a negação da origem.

Brada Reflectindo, quanto ao Carlos Jeque, estava a brincar. E, brincadeiras à parte, MDM tem um pecado original. Nasceu num parto prematura de úteros de mães diferentes! O que será deste bebé? A quem vai chamar de mamã? Quantos infiltrados da FRELIMO e da RENAMO o MDM tem no seu núcleo duro? Diz-me meu caro irmão.

Nkutumula disse...

Cara Ana Paula,
Quando falas de cheiros da Beira fazes-me lembrar do corta-mato da Escola Secundária Samora Machel. Aquilo lá eram minas “anti-narinais”...

Anónimo disse...

Há um artigo do Bernabé Nkomo, publicado no jornal Zambeze, onde ele diz que chegou a convidar o Carlos Jeque para assumir o cargo de Secretário Geral do MDM.
Ele disse que a sua pretensão não foi adiante porque muitos membros alertaram-lhe que o Jeque era da Frelimo e depois das análises do Jeque em torno da exclusão do MDM, ele chegou a conclusão que seria um erro fatal se o Jeque fosse SG.

Quanto ao Venâncio, recordo-me de ter-lhe visto no programa pontos de vista da STV a dizer que era da Frelimo, so que discordava da forma que o partido estava sendo conduzido.

Anónimo disse...

Ana Paula,
tu serias uma mais valia para a política moçambicana.
O reconhecimento dos resultados, por mais que nos sejam desfavoráveis, significa maturidade e civismo (coisas que não abundam nos nossos políticos).
Recordo-me de ter visto o Lourenço Bulha, candidato derrota as eleições autárquicas na Beira, a reconhecer os resultados e felicitar o candidato vencedor.

Anónimo disse...

Se é legitimo propor, eu sugiro o nome do Professor Doutor Carlos Serra.
Alguém com curriculo e que se tem debatido pela mudança do rumo do país.
Na qualidade de Sociólogo-Mor, acredito que desenharia estratégias que catapultariam o MDM.

É uma proposta!!!!

Reflectindo disse...

Caros amigos

Para este artigo não sou moderador. O moderador é o autor já que ele o acompanha.

O que faço é apenas emitir a minha opinião.

Um abraco

Anónimo disse...

Viriato

Sou leitor assiduo dos teus textos num jornal electronico da praça e admiro a tua capacidada de escrita e o conteudo dos teus textos.
O meu comentário não foi pessoal, nada contra o Viriato, apenas considerei aquele texto como o poir texto que o senhor já escreveu desde que começou a escrever e que eu já tenha lido, tipico de um lambebotas e engraxador barato. Sou seu admirador, mas não me condene por dizer o que acho errado. Apenas escrevi que Eng. Venancio Mondlane não reúne as qualidades que o viriato apresenta, nem na banca, muito menos na política. Conheço sobre estas duas figuras muito mais do que o Viriato possa imaginar. O facto de ser provinciano e viver num meio semi-rural não implica que não seja informado ou não conheça o meu país e o mundo e as pessoas que me rodeiam.
Na Maganja da costa eu converso com amigos de infancia, com familiares, com pessoas pouco e muito influentes, e com populares em geral. Conheço Maganja da Costa e sei que o Araújo no âmbito do seu trabalho parlamentar devia estar lá, aquele era o círculo eleitoral dele, o circulo eleitoral dele não é a europa nem o resto do mundo. Respeitamos o seu trabalho fora do país, mas ele tinha uma missão de 5 anos com o povo da zambézia que o elegeu. Para questões da Europa ha deputados para o efeito.
Araújo pretendia recandidatar-se ao Parlamento, mas FOI RETIRADO DA LISTA porque Dhlakama disse que não queria continuar a trabalhar com PREGUISOSOS que passam a vida na Europa. Aqui perto, na Maganja todos sabem disso.
Ainda sobre o Venancio, conheço bem a área bancária, já trabalhei em 3 províncias em Bancos comerciais, já estive no Banco Central e continuo extremamente ligado aos bancos, por isso sei muito bem o que digo em relação ao merito de alguns na Banca.

Reflectindo

Eu não tenho hábito de falar das pessoas, mas o título do texto é o nome de uma pessoa e não temos como não falar de pessoas quando se trata de figuras públicas. O MDM precisa de um SG MADURO E ADULTO e COMPETENTE para equilibrar a os outros opostos que por ali andam. O problema tribal/regional continua a ser um calcanhar de aquiles para o MDM. Estas eleições provaram que muitas pessoas viram o MDM, um partido que eu admiro bastante, apartir da BEira, não conseguiram libertar-se da "beirização" do MDM. Ai será preciso um jogo de forças muito grande para encontrar um SG e conciliar interesses tribais.

Manuel de Araújo não se zangará com o descontentamento sobre ele, mas deverá ao menos voltar lá e agradecer a confiança depositada nele em 2004, e desculpar-se por não ter dado a devida importancia à confiança do povo Zambeziano nele.
A grande preocupação é que a população não teve oportunidade de Manifestar isso directamente ao Araújo porque ele não esteve lá para que a população o fizesse. Esteve nas Europas e na Europa não há população de Maganja da Costa.

Aquele abraço
Ali

Reflectindo disse...

Caro anónimo (conhecido, eu sei quem escreveu isto)

Este assunto não tem nada com resultados eleitorais. Ainda que exijas o reconhecimento mas nunca condenas as falcatruas. Aquelas falcatruas a partir da accão da CNE até enchimento de votos nas urnas é que falta de CIVISMO.

Repito falta de civismo. Gente civilizada não faz aquilo. Veja em que indíces no IDH das Nacões Unidas paramos.

LOURENCO BULHA foi derrotado sem recurso a fraudes. Antes era essa ala a tentar fazer fraudes e a usar meios do Estado. Cuidado com comparacões falsas!

Viriato Dias disse...

Caro Reflectindo,

A intenção minha ao escrever esta reflexão era de deixar as pessoas debitar aquilo que pensam, sempre com vicismo que apela o Nero e depois, ao MDM cabe tirar ilações. É aqui, no seu blogue, onde a ciência é exaltada, por isso apelo ao MDM para quando não tiver muito que fazer veja o seu blogue que é tão rico em análise.

Quanto ao Nero, mão à palmatória dou.

Quanto aos restantes comentários, talvez escreva proximamente uma reflexão com as vossas ideias.

Um abraço a todos e até sempre.

batwoman disse...

Olá malta.
Peço desculpa da minha ingenuidade.
Eu estou a falar de boca cheia , eu sei.
Sei e reconheço a vossa força e reconheço a vossa mais valia.
Reconheço que não sou nada mediante as vossas experiências de vida, de luta e de guerra, e de tudo isso.
Reconheço.
Transmito essa verdade com orgulho em vocês, às minhas filhas.
E agora com 43 anos de idade, com duas filhas uma de 14 e outra de 10, ambas excelentes estudantes, espero poder fazer algo de útil nesse País, quando elas já estiverem encaminhadas e não precisem de mim. E estar encaminhadas, significa com um curso na mão e a saberem viver sem mim, porque eu não facilito e não dou tudo para que saibam o que custa a vida.
O resto da minha vida será aí. Está escrito.
E disso não abro mão.
Portanto amigo, quando falas em cheiro das minas, isso não cheirei, verdade que não, e ainda bem que não.
Mas não repudei a minha terra natal, nem sou racista, e quero voltar.
Tenho de voltar.
Mas olhem perdoem-me se estou a ser ingénua e a fazer demagogia, mas sou mesmo assim.
Um abraço forte e sincero e obrigada por deixarem que eu participe nestas conversas com vocês.
Bem hajam

Viriato Dias disse...

Ali,

Obrigado mais uma vez por ler os meus artigos de reflexão. Ninguém aqui lhe quis reduzir a nada. As pessoas valem o que valem não por estarem na Europa, Ásia, etc, mas por aquilo que são. A ignorância nem a inteligência não tem etnia. Não se sinta mal por estar a viver numa das províncias do país, onde aliás gostaria de estar eu agora, ou no Zimbabwe...Quanto ao resto, fico a informação. Mas, por favor, eu não preciso de lamber a ninguém, não pago impostos ao Estado para ser lambebota de ninguém. Longe de mim esta intenção. Continue a ler os meus artigos, é no mínimo o que lhe peço. Paz entre os homens.

Um abraço

Reflectindo disse...

Cara Ana Paula

Não te preocupes, pois eu entendi mas há quem pensou em te aproveitar. É a essa pessoa a quem me dirigi pensou que para ti enchimento das urnas e as falcatruas da CNE são casos normais. Para mim, o que aconteceu em Mocambique já teria posto a Procuradoria Geral da República a agir, se estivessemos num Estado de Direito. Não vai me surpreender se souber que este anónimo foi um dos ajudou no enchimento das urnas na Ilha de Mocambique.
A coisa é diferente em Portugal como mesmo em muitas mesas de voto em Mocambique. Por exemplo, em Maputo nada se diz quanto ao escândalo no dia de votacão. Eu acredito que em geral as coisas aqui correram bem na Cidade de Maputo. É isso que queremos.

Quanto às minas do Nero e já que ele fala de corta-mato, imagino o que ele está a referir. É algo que Daviz Simango tentou resolver e lhe deu muita popularidade na Beira.

Mais uma vez, não te preocupes, pois para mim, o problema é de valores morais de certas pessoas.

Abracos

Reflectindo disse...

Caro Ali

1. Eu não disse que não se devia falar de pessoas num tema com nome das pessoas.

2. Quanto ao Manuel de Araújo ainda tenho dúvidas sobre se de facto ele não visita Zambézia. Eu sei que ele visita e nos meiados de Outubro Araújo estava na Zambézia.

3. Manuel de Araújo assumiu as tarefas internacionais como parlamentar mocambicano.

4. Mais do que dizer que Dhlakama não aceitou a recandidatura de Manuel de Araújo, há razões a mais e bem conhecidas por todos nós. Araújo criticou Afonso Dhlakama e o chefe não gostou. Com qual moral seria válida a crítica de Afonso Dhlakama ao Araújo?

5. Posso concordar que haja descontentamento em Maganja da Costa sobre Manuel Araújo, mas eu continuo a lamentar que as pessoas não o tenham dito directamente. Há muitos meios para tal e um deles é fazer uma carta aberta. O Araújo a aceitaria, pois que ele mesmo escreve para outros.

Aquele abraco

batwoman disse...

eheeh ok, agora que estive a ler um pouquito mais concentrada sobre os comentários, já estou a entrar melhor no esquema.
eu sou do tipo de olhos nos olhos, franqueza e honestidade e orgulho e honra na verdade.
Mas ... (há sempre um mas)...também sei ser cínica, cruel e venenosa!!!hahahahah e divirto-me à brava quando começo a deitar o meu veneno para fora e para todo o lado. Sou signo sagitário no horóscopo chinês sou...serpente ehehehe
Aqui os amigos, família e colegas é isso mesmo que me chamam "venenosa".
mas ...e cá vem o mas, neste momento estou numa de peace and love e estou a guardar o veneno para alturas próprias
"me aguardem " ehehehehehe
Abraços
Viva Moçambique.
Viva Beira.

batwoman disse...

Aqui em Vila do Bispo, aconteceram uma jogatinas fantásticas. O povo escolheu Partido Socialista para governar o concelho, mas com maioria relativa. No entanto, um elemento da oposição passou-se para o lado ganhador. Zás cortou a decisão do povo.
Para a junta de freguesia de Vila do Bispo(este concelho é constituído por 5 freguesias) o povo votou MDI como ganhador com maioria relativa, no entanto Partido Socialista e Partido Social Democrática juntaram-se e deixaram o desgraçado do elemento do MDI sozinho sem poder escolher a sua equipa de trabalho.Este elemento era valioso para a freguesia, mas era um alvo a abater pelos outros concorrentes.
Ou seja o povo decidiu uma coisa e depois fizeram-se uns trocadilhos para que a vontade dos políticos é que fosse uma realidade.
O povo escolheu que os políticos dialogassem e fizessem acordos e concessões para juntos levar o concelho a bom porto.
Por isso, não vale a pena a malta andar à bulha uns com os outros, pois por vezes somos atraiçoados e as nossas ideologias e sonhos puf ...

Reflectindo disse...

Cara Ana Paula

Queres fazer o teu último comentário um curto artigo para eu postar neste blog?

Se achares conveniente um contacto comigo, tens: askwaria@gmail.com

Abraco

Anónimo disse...

Então a situação do Araujo é bem pior do que eu pensava. É um daqueles deputados turbos, que encara a defesa dos interesses da população como parti-time.

Se ele tem compromissos internacionais, porque não pediu a cessação de mandato como deputado da AR? Provavelmente o seu suplente teria sabido responder melhor aos ancejos da população.
Por essas e por outras que o número de assentos da Renamo baixou consideravelmente.

Ali

Anónimo disse...

Então a situação do Araujo é bem pior do que eu pensava. É um daqueles deputados turbos, que encara a defesa dos interesses da população como parti-time.

Se ele tem compromissos internacionais, porque não pediu a cessação de mandato como deputado da AR? Provavelmente o seu suplente teria sabido responder melhor aos ancejos da população.
Por essas e por outras que o número de assentos da Renamo baixou consideravelmente.

Ali

Reflectindo disse...

Caro Ali

Por acaso o amigo Ali é membro da Renamo ou MDM?

Estou a perguntar-te isso por as avaliações que fazes ao Manuel de Araújo não correspondem com a visão de alguns membros da Renamo. A atribuição que fizeste a Afonso Dhlakama em relação Araújo como antes eu disse não corresponde à verdade. A Renamo em Maganja da Costa não tem a mesma imagem que sua em relação Manuel de Araújo.

Na Assembleia da República há também provas das suas intervenções e interpelação.

Caro amigo Ali, não estou a defender Manuel de Araújo para qualquer cargo, mas eu acho que temos que evitar procurar falar mal da pessoa apenas por isso. Manuel de Araújo contribui muito para o nosso Moçambique. Ele trabalha muito para o nosso Moçambique e há muitos sinais nisso, o CEMO é um deles.

Manuel de Araújo não tem nenhuma culpa pela reducão de número de deputados da Renamo.

Abraco

Anónimo disse...

Reflectindo

Por acaso sou simpatizante da democracia, já simpatizei com a Renamo mas agora tenho outras tendências democraticas.
As avaliações que faço não representamvisões de nenhuns membros, estou a falar de percepções de pessoas, cidadãos comuns com quem converso na Maganja da Costa. Neste preciso momento em que escrevo estas linhas estou na Maganja da Costa. Eu falo com pessoas nas ruas de terra batida aqui na Maganja, no mercado e estou aqui por uma semana em visita familiar.
Que Renamo em Maganja da Costa é essa que não tem a mesma visão que a minha ? o Delegado Distrital ? Se o reflectindo o conhece bem e ntão pergunte-lhe telefone-o se puder.
Eu não estou contra o Manuel de Araújo, conheço-o muito bem é boa pessoa. Não estou a falar mal da pessoa dele, mas estou a criticar o representante do Povo na AR, um indivíduo eleito e que não está a tomar conta do recado. Ele dá outro tipo de contribuições para o País e não questiono aqui a sua contribuição no CEMO, mas entanto que representante do meu círculo eleitoral, foi preguicoso.
O seu desempenho.
Parecendo que não, e pelas suas qualidades, o deputado Manuel de Araújo tem responsabilidades acrescidas na derrota da Renamo na Zambézia.

Ali