sexta-feira, dezembro 18, 2009

Chilundo e a Frelimo não sabem que não devem abusar os bens do Estados

A estória contada pelo director da escola central do partido Frelimo, Arlindo Chilundo, leva-me a concluir que mais do que alta organização da Frelimo que se anda a propalar por aí, o que faz sobreviver este partido que parece coeso é a desorganização propositada do Estado o voto inocente dos analfabetos ou gente mal formada e dos ignorantes como o Crítica e Reflexões escreve. A propósito o aproveitamento do analfabetismo e ignorância devia ser um crime e não menos quando é feito por quem devia providenciar conhecimento.
Segundo o Jornal Notícias online, o Savana, o CanalMoz, o O País online, por mim consultados e conferíveis na net, o Prof. Doutor Arlindo Chilundo diz desconhecer as circunstâncias em que foi efectuado o pagamento dos 5,5 milhões de meticais ou sete milhões de meticais (Jornal Notícias)das obras de reabilitação da instituição de ensino que dirige. Ainda diz ele não saber ser ílicito receber dinheiro de empresas públicas para fins partidários.
É possível que uma pessoa do calibre de Chilundo desconheça tudo isto? O que fez dele director da Escola Central da Frelimo não serão as suas qualidades de administrar uma instituição?

Já que o Dr. Arlindo AChilundo não sabia, será que agora já suspeita de outras ofertas à Frelimo naquele almoço de angariação de fundos? Alguém se lembrou em fazer esta pergunta embora incómoda?
A partir das declarações no caso de Aeroportos de Moçambique (ADM) não há suspeitas que a Frelimo esteja a usar ilicitamente o erário público para fins partidários e isto para além do provado durante a campanha eleitoral?
Será que na Escola Central da Frelimo não há controle de tudo que lá há incluindo as receitas e despesas? A que nível da estrutura partidária subordena a Escola Central? E se os funcionários da mesma escola desviarem os fundos angariados como se pode detectar?

Reflectindo mais: 1) a partir deste caso, terá o Estado Mocambicano, sob comando de Armando Emílio Guebuza, se alertado que o Partido Frelimo está a delapidando? Que medidas já tomou?
2) As qualidades, isto é, ser doutorado e muito mais de Arlindo Chilundo não tiveram a maior influência para ser indicado ao cargo de director da Escola da Frelimo? Ora, para mim, Chilundo tem que ser o mesmo tanto como acádemico como director duma escola do partido no poder. E quadros da Frelimo que dilapidam o Estado Moçambicano passam por Matola, é não é?
3) com estas declarações de quem tenho consultado suas obras e mo orgulhava como moçambicano, lembrei-me de tantos outros que dizem sem vergonha que podem moral e eticamente ser diferentes pessoas, por exemplo políticos e académicos e assim gostariam de fossem respeitados. Chamo-os atenção que nunca alinharei nisso. Uma outra atenção é sobre pseudonome e o nome próprio que para não mudam o comportamento dum indivíduo. Aliás, qualquer mudança é violação de princípios, e os do MDM devem estar a reconhecer-me.
4) Li algures, não quero indicar, que o autor se reconheça a si mesmo e deixe de fazer tais afirmações repugnantes e sem lógica, pois que o degradam a si mesmo. A verdade sobre o desvio nos ADM virá com a sentença?? Qual sentença e que tribunal? O mal dum sistema é não o uso da lógica. Sem complexo, não será que nos espantamos quando um engenheiro faz textos sociológicos ou um sociológico faz textos biológicos? Olha, desviei-me bastante para dizer que deixemos de nos associar aos julgamentos políticos. Duro que seja para os JURISTAS da Frelimo, para mim e outros quem sonham por um Moçambique JUSTO, quem está em julgamento é o sistema todo e em particular o sistema jurídico moçambicano. Sabemos que mais de cinco milhões de meticais do ADM foram da participação da Frelimo no roubo. Sabemos que a Frelimo rouba ao Estado e o caso ADM é apenas uma milésima de todo o roubo que a Frelimo faz ao Estado. E quando nos vem dizer que o dinheiro roubado ao Estado pela Frelimo não é controlado pela liderança, ficamos ainda assustados. A Frelimo é assim desorganizada ou está fazendo um teatro? Será que é possível punir quem rouba para a Frelimo?

1 comentário:

JOSÉ disse...

Perguntas e mais perguntas! Quem nos pode elucidar? Estamos esperando pelas respostas!