sexta-feira, janeiro 01, 2010

Algo chocante se for verdade


Um cidadão inquirido pelo Jornal Notícias, confira aqui, sobre os aspectos positivos e negativos do ano transacto, nomeou os fundos para os distritos e o apuramento dos nossos "venenosos" Mambas ao CAN 2010 como positivos. Dos aspectos negativos o citadino de Maputo indicou o mais conhecido contencioso eleitoral e a recusa do edil de Maputo a uma oferta de cinco sanitários públicos que seriam construídos por um cidadão da oposição.
Que as nossas cidades procuraram gemelagem com outras cidades de países desenvolvimentos, é sabido. É sabido que tal gemelagem é mais uma estratégia para angariação de fundos para o desenvolvimentos das cidades moçambicanas - um aspecto positivo. É sabido também que em vésperas de campanhas eleitorais se organizam angariação onde há cidadãos que compram canetas, por exemplo.
Se bem que o fundo gerado por gemelagem, já que muitas vezes é em forma de material, por exemplo, camiões e tractores para recolha de lixo, beneficia o cidadão urbano, o fundo que se angaria internamente por venda de canetas beneficia ao vendedor dessas canetas e a um grupo restrito em volta do vendedor. Ainda, não é muito claro que o comprador das canetas mais caras do mundo, não esteja a benificiar-se ilicitamente de serviços gratuitos das nossas empresas públicas, como se pode conferir aqui, (publicado no ZAMBEZE  a 26.08.2004) de um acto ainda não esclarecido. Alias, do que se sabe, com base no artigo a conferir aqui, a Anti-Corrupção arquivou o processo contra partido Frelimo”, suspeitada de contrabandear electrodomésticos importados de Dubai.
Ora, a oferta de cinco sanitários públicos por um cidadão nacional independemente da sua filiação partidária seria ao benefício ao cidadão maputense e aos visitantes desta urbe; seria ainda para poupar as acácia de tanta urina. Se de facto o edil recusou esta oferta é chocante.

3 comentários:

Linette Olofsson disse...

Chocante mesmo, com tanta necessidade a volta.
é falta de prática no que concerne ao exercício e o respeito pelas diferenças.
Frelimo de ontem e hoje sempre foi quadrada.
Apenas vestem um novo fato!
O que tem de mal ser um da oposiçao?
Nao é Moçambicano?
estao no poder pelas fraudes!
Com eleiçoes livres e justas; ja nao estariam no Poder.
Por isso, devemos continuar a lutar por um Moçambique para Todos.

Reflectindo disse...

Linette

O nosso país é pedinte e com acima de 50% do OGE proveniente de doadores. Isto é porque todos nós não podemos contribuir suficientemente e nem há (muitos) moçambicanos a cobrirem o nosso defíce incondicionalmente. E se aparece um cidadão nacional a fazer uma OFERTA à sua cidade, à sua nação, é incrível que haja alguém como David Simango (falo do edil de Maputo e que não confusão) a negar essa oferta.
Ora, quando os doadores condicionam as suas doações a boas práticas tais como democracia, transparência, combate à corrupção há compatriotas prontos a escreverem contra eles como inimigos e segundo eles em defesa da soberania. Agora vêm eles para me explicar que a recusa da oferta de um cidadão nacional é em defesa da soberania?? não será em defesa de dependência?
Tenho lido alguns textos a exigirem que os da oposição deviam contribuir para o desenvolvimento do país, embora eu nunca tenha compreendido em que moldes. Mas acontecendo algo que nem um membro do partido no poder há quase 35 anos quer fazer sem benefício pessoal, porquê se recusar a oferta do tal concidadão?

Façamos de 2010 um ano de menos trafulhices em Moçambique! Sejamos todos vigilantes!

Linette Olofsson disse...

Coberto de razao Reflectindo!
Façamos de Moçambique um País menos vigarizado!