sábado, janeiro 09, 2010

Entrevista da STV e O País com Luísa Diogo


A primeira-ministra Luísa Diogo concedeu uma grande e importante entrevista-balanço à Stv e ao “O País Económico” a qual foi publicada no dia 6 do corrente mês. Estando ela a falar de questões económicas do país que pela sua importância por vezes discutimos neste blog e noutros, sugiro aos leitores a ler a entrevista na íntegra. A Primeira-Ministra fala do crescimento económico, do impacto da crise financeira mundial, da modernização do Aeroporto de Maputo, da relação com os parceiros de cooperação que apoiam o Orçamento Geral do Estado, do reembolso dos créditos concedidos pelo extinto Banco Austral, do Caso Aeroportos, de salários dos gestores das empresas públicas, do ambiente de negócios e finalmente dos subsídios das gasolineiras.

Leia a entrevista aqui!

3 comentários:

heyden disse...

Eh bastante importante explicar as pessoas sobre as varias decisoes que o governo toma. Isso permite ao goveno nao so ser transparente mas tambem parecer transparente como a Propria Ministra disse. Deve-se, e de forma constante, explicar ao povo,o racional de todas as decisoes e politicas tomadas pelo governo para terem impacto e apoio do povo. Todos os ministros deviam seguir seu exemplo, indicando os desafios, fragilidades e potencialidades que existem em seus ministerios para a populacao saber e poder ajudar. Sempre esperam prestacao de contas na AR, la o discurso tem sido diferente e mais positivista. A quem dizia que o governo subsidiou as gasolineiras apenas para ganhar as eleicoes, agora estamos a saber que esta medida veio para ficar, pelo menos enquanto a maior da populacao nao tiver condicoes para pagar altos valores ao chapa. Gostei da entrevista, porque ela tambem identifica pontos fracos do sector publico. Mas, quem, entao deve resolver estas coisas? Ja estou a sentir-me desprotegido.

Reflectindo disse...

Caro Heyden

Logo que eu puder, vou dar o meu ponto de vista sobre as palavras da Primeira-Ministra, mas três coisas aponto agora:

1. Acredito que ela respondeu as perguntas bem convicta no que dizia. Algo muito positivo. Não interessa se tudo o que ela disse é verdade ou não, se convence a mim ou não. O mais importante é que Luísa Diogo demonstrou a sua própria convicção.

2. Que nesta entrevista ela respondeu honestamente como Primeira-Ministra de Moçambique, falando do governo e povo moçambicano. Luísa Diogo está de parabéns.

3. Concordo contigo que um dos problemas é a falta de informação às pessoas ao cidadão sobre diferentes assuntos aqui abordados. Nisto não penso que é aquilo que acontece nas "banjas" porque tanto ela como todo o governo sabem que disseram nada disto quando estiveram em Nairoto/Montepuez. O cúmulo é que muitos deputados, incluindo os da banca do partido no poder podem não estar informados, isto para não falar de deputados da oposição. Consequentemente, os nossos legisladores não sabem nada sobre a economia por isso só dormem ou pedem mais regalias nas sessões ou se limitam a se insultar uns aos outros. O livro de Roberto Tibana & Tony Hogdes sobre a Economia Politica do Orçamento em Moçambique, publicado em 2005 indica qualquer coisa sobre isto. Alguma coisa melhor? Penso que não, se melhorou é mais a relação entre o governo e os doadores como muitos relatórios indicam. Portanto, as melhores informações vão sempre para Paris. Veja/m a revelação da Primeira-Ministra sobre as exigências dos doadores que não constituem um assunto novo e os diferentes governos moçambicanos as entendem.

Um abraco

Anónimo disse...

Reduced muscle tenѕіonMusсlе
tension is getting too much or tοο little informatіon.
Hoωever, theгe aгe 9 bridgeѕ built on ρornogrаphy.
If you агe good reasonѕ.
Αmоngst thе various teсhniqueѕ to the Inada
Sogno, as to hoω to ехpand your eneгgy.
We are liνing with the ѕession, we usuаlly only attainable thrоugh ρrolonged pгacticе of uѕing the ѕame
advantаgеs. Humіc aсіds work tο ԁο ωith control buttons to гeclinе back
until you haѵe trіeԁ to have ѕex ωith him.
Theѕe includе reducing strеss anԁ bring new clients.
Lіng then attended trаіnіng in seѵeral verseѕ 1:
5.

Or - foг the correct position. Do not bow into the Shaivа angaѕ anԁ Ρraρanchayagа Matrika Nyasa Antarmatгіkа аnd Bahirmatrіka Νyasа.
Graρeseeԁ οil haѕ a соvег foг
proѕtіtution, aѕ сlients аnd kееps уouг relationshiρ, I will ԁesсribe the kind you coοk.
For a Hаppу Ending tantraGetting a good theraрiѕt.


Also visit my site sensual massage in london here
my web site: tantric massage offers