terça-feira, janeiro 19, 2010

Mais deputados da Renamo foram ontem empossados


QUATRO deputados da Renamo que no dia 12 de Janeiro estiveram ausentes na cerimónia de investidura da VII Legislatura da Assembleia da República tomaram posse ontem, na sede do Parlamento, em Maputo, perante a Presidente do órgão, Verónica Macamo.
Trata-se de Mário Cinquenta Naula, Maria Ivone Soares, Carlos Manuel e Mussitagibo Bachir que, na ocasião, juraram servir fielmente o Estado e a pátria, dedicando todas as suas energias à causa do povo moçambicano, respeitar a Constituição e a Lei, no exercício dos seus mandatos de deputado. No total são agora 20 os parlamentares da Renamo empossados, contrariando ordens do seu líder, Afonso Dhlakama, segundo as quais os deputados do seu partido não deveriam ser investidos nas suas funções.

Fonte: Jornal Notícias (20.01.2010)

11 comentários:

Jorge Saiete disse...

Meu irmão, como vai? Olha, eu espero que Dhlaka veja isto como uma oportunidade de ele repensar os seus metodos de gestão dos membros. Sou tentado a dizer que ele está a aprender com isto e um homem como ele não se deixará despir. vamos esperar mais um pouquito, pois o homem deve estar mesmo a aprender com os erros e as proximas decisões serão bem pensadas

Anónimo disse...

Não se esperava outra coisa destes deputados...
O salário e regalias são apelativos.
Em política, a grande maioria está lá, para defender o seu 'tacho'.

Anónimo disse...

Por acaso não esperava que I. Soares tomasse posse.
Durante muitos anos tem defendido com unhas e dentes a posição do seu Tio - mesmo que esteja certa ou errada - acho que agora todos mereciam um esclarecimento por esta súbita mudança de atitude.
Há quem diga que não o fez por dinheiro, talvez até possa acreditar, mas que foi por status ou prestígio - inclino-me mais para esta última, mas só ela nos poderá, melhor do que ninguém, clarificar.
Maria Helena

Anónimo disse...

Por acaso não esperava que I. Soares tomasse posse.
Durante muitos anos tem defendido com unhas e dentes a posição do seu Tio - mesmo que esteja certa ou errada - acho que agora todos mereciam um esclarecimento por esta súbita mudança de atitude.
Há quem diga que não o fez por dinheiro, talvez até possa acreditar, mas que foi por status ou prestígio - inclino-me mais para esta última, mas só ela nos poderá, melhor do que ninguém, clarificar.
Maria Helena

Anónimo disse...

Acabo de saber que os restantes deputados da RENAMO, principalmente de Nampula e Zambezia viajam esta noite para Maputo para tomarem posse logo pela manha. Entretanto, constou-me ainda que ja deram entrada duas cartas distintas visando constituir bancadas parlamentares pela RENAMO, sendo uma liderada pelo grupo do Deputado Viana e outra do deputado Machambisse. Julgo que o fenomeno UNITA-RENOVADA esta a espreita. Para o bem da democracia espero que ambas as alas se reconciliem e formem uma unica bancada.

Reflectindo disse...

Meu irmão Jorge Saiete, estou bem e contigo?

Eu também penso que Dhlakama tem agora a oportunidade reflectir sobre a sua lideranca. É ela que está em causa. Se ele nunca concordava com os avisos, agora é altura.

Abraco

Reflectindo disse...

Caro anónimo

Concordo consigo que os salários e regalias de deputados são apelativos, mas pode não ser só isso que faz a todos os deputados da Renamo a tomarem posse. Para mim, parece-me que eles tenham chegado à conclusão que qualquer boicote nesse termo não levará a lado nenhum.

Abraco

Reflectindo disse...

Cara Maria Helena

Contrariamente, eu nunca tive certeza se mais cedo ou mais tarde, a Ivone Soares não tomaria uma posição contrária a do tio.

Abraco

Reflectindo disse...

Caro último anónimo

Vamos a ver o que vai acontecer nos próximos dias.

Agora, em relacão a formacão de duas bancadas do mesmo partido, será possível?

Sei que uma das formas de os deputados manterem os seus lugares/assentos é clamarem pela Renamo e não alinharem a qualquer partido até no fim do mandado. Mas já me parece que as coisas estarão mais complicadas para Afonso Dhlakama nos próximos momentos.

Uma questão complicada.

Unknown disse...

A luz do regimento da Assembleia da Republica a RENAMO so podera formar uma unica bancada. Portanto, a Assembleia da Republica ira autorizar a formacao de bancada ao grupo cuja carta de solicitacao de constituicao de bancada tiver sido assinada por um titular de um orgao do partido.

Reflectindo disse...

Cara Zaida,

Muito obrigado pelo esclarecimento. Queira sempre nos socorrer nessas questões de leis.

Abraco